BUSCA RÁPIDA!
Modelo do seu veículo
Modelo

FIM DO BALANÇO LATERAL DO JIMNY DESERT: AMORTECEDOR OFFSHOX RESOLVE O PROBLEMA E TEM EFICIÊNCIA COMPROVADA.

Suzukii Jimny do cliente Luciano, da OffShox, parado em asfalto após testes do problema de balanço lateral do Jimny Desert

Luciano Vieira Koenigkan, cliente OffShox de São Paulo, é proprietário de um Susuki Jimny, e reclamava bastante do desconforto no balanço lateral do Jimny que ele pilota, principalmente na carroceria do jipe quando trafegando em velocidades acima de 90km/h. Ele já estava pensando em trocar de carro, quando decidiu fazer uma última tentativa de solucionar o problema.

Ele trouxe seu problema para a OffShox, que desenvolvei um amortecedor especial para Suzuki Jimny. Luciano aceitou ser o piloto de teste para comprovar a melhoria, e enviou um áudio sobre sua experiência nesse processo de customização:

UM SUZUKI COM DNA OFF-ROAD

O Jimny já é um clássico. Sua primeira versão foi lançada em 1970 no Japão, e há 20 anos é comercializado no Brasil. Com certeza, é uma das opções mais atrativas para quem cultiva o estilo de vida off-road.

A configuração de fábrica do Jimny permite, com poucos opcionais específicos para rodar em trilhas, deixar o carro apto para a prática de off-road mais leve. Levantando um pouco mais a suspensão, instalando um snorkel, pneus mud e um guincho, o Jimny já pode proporcionar uma boa aventura fora de estrada.

SÉRIE SUZUKI DESERT REFORÇA O CONCEITO “FORA DE ESTRADA”

Sabendo desse potencial, a Suzuki vem ao longo dos tempos se esforçando para manter o Jimny atualizado com as tendências do segmento. Como é o caso da série Desert, uma versão especial com características marcantes de um 4X4 raíz.

Suzuki Jimny Desert de cor bege claro atravessando um rio em uma tilha

Começando pelos pneus, feitos para rodar 80% fora do asfalto. Passando pela elevação da altura da suspensão, que ganhou 6,8 cm a mais de distância livre do solo; E indo até a inclusão do snorkel e de um bagageiro na capota, que apesar de bem espaçoso, aumentou ainda mais a altura da viatura.

Por tudo isso, o Suzuki Jimny Desert é mesmo para quem curte um carro 4X4 à moda antiga e foge do asfalto.

PROBLEMA NA SUSPENSÃO GERA O BALANÇO LATERAL DO JIMMY DESERT

O Jimny sempre exigiu cautela ao rodar no asfalto, e com a versão Desert essa cautela precisa ser redobrada. A suspensão com eixo rígido resiste bem aos buracos, mas faz o carro “passarinhar” em vias urbanas e rodoviárias. A elevação da altura salientou a deficiência de equilíbrio do carro, prejudicando a dirigibilidade e criando um desconforto para o motorista e aos passageiros. E isso tem frustrado muito os adeptos do veículo, como o nosso cliente Luciano.

Explicando melhor: a Suzuki modificou o ponto de fixação das molas helicoidais da suspensão, tanto na dianteira, quanto na traseira. Também modificou o ponto de fixação dos amortecedores. Com isso, elevou o centro de gravidade do carro. Porém, manteve a mesma carga de mola e as configurações dos amortecedores de outras versões do modelo. Essa elevação do centro de gravidade, em um carro já com alguma deficiência de estabilidade, como o Jimny, agravou o problema no Desert, e a carroceria passou a rolar muito lateralmente.

Confira esse problema na vida real, em um teste realizado pela OffShox, rodando um Jiminy em alta velocidade em uma rodovia:

No vídeo é possível ver exatamente aquilo que os proprietários reclamam: a partir dos 90km/h o balanço da carroceria entra em ressonância, num movimento contínuo, de um lado para o outro.

A razão é o peso do carro estar muito elevado e a especificação da carga da mola não sustentar o vai e vem da massa suspensa do veículo. Nesse caso os amortecedores de fábrica são ineficientes, e acompanham esse movimento contínuo, comprimindo de um lado e estendendo do outro, sem a capacidade de desacelerar o balanço. Esse desequilíbrio vai se agravando, obrigando o motorista a reduzir a velocidade, pois corre o risco de capotar o carro.

Amortecedor OffShox resolve o problema de balanço lateral do Jimny Desert

O problema de desequilíbrio da suspensão já era conhecido da OffShox, que realizou a customização do amortecimento para diversos clientes. Ao longo do temp  o retorno positivo dos clientes, relatando melhoria com a instalação dos amortecedores, foi o que nos fez desenvolver a melhor tecnologia de amortecedor para Suziki Jimny.

Após analisar a questão no caso do Jimny Desert, em que a deficiência se tornou crítica e compromete a segurança do veículo e seus passageiros, a equipe OffShox concluiu que poderia solucionar o problema explorando os recursos de calibragem. Um diferencial que a tecnologia monotubo dos amortecedores OffShox oferece.

O consultor técnico da OffShox explana ainda mais os problemas da linha Desert, e conta como ele e seu time conseguiram resolver a questão:

Com o sistema de válvulas progressivas, foi possível configurar uma calibragem mais firme para o movimento de extensão do amortecedor. Assim, ele consegue segurar com eficiência a mola se estendendo com muita força, impulsionada pelo deslocamento do peso da carroceria no lado que está levantando. Enquanto isso, no lado oposto, o outro amortecedor sustenta, adequadamente, o esforço de compressão da mola, evitando a ressonância. Em outras palavras, a solução foi estabilizar a velocidade do retorno da mola à posição normal, depois de se estender.

 

A OffShox tem que agradecer ao Luciano Vieira, por acreditar no amortecedor OffShox e nossas tecnologias, e por apoiar e acreditar em uma fábrica nacional, com a missão de oferecer melhor experiência de dirigir em todos os terrenos com amortecedores de alta performance.

11 Responses

  1. Olá, estou interessado no sistema, gostaria de saber se há alguma oficina autorizada na cidade do Rio de Janeiro para instalar este produto ?

    1. Bom dia, Arthur, obrigado pelo seu contato. Aqui na página de revendas do site, https://offlimits.com.br/revenda-offshox/, você encontra o representante mais próximo no Rio de Janeiro.
      Mas, se preferir pode entrar em contato pelo WhatsApp, botão verde no canto esquerdo inferior, que um atendente vai lhe passar todas as informações.
      Grande abraço!

  2. boa tarde!
    tenho um Jimny Desert 4Sport e por um bom tempo sofri com o balanço lateral, até que conheci os amortecedores da offShox. Instalei-os e meus problemas de balanço acabaram e agora sou um proprietario do Jimny Desert feliz.

    1. Olá Gabriel!
      Ficamos motivados com o seu retorno. Admiramos muito o Jimny, um verdadeiro clássico do off-road, e é ótimo saber que conseguimos melhorá-lo com nossos amortecedores. Sucesso!

  3. Fiz a troca em mais de 2022 e, de fato, nunca mais tive o desconforto do balanço lateral do meu Jimny Desert. Aprovo cem por cento.

  4. Olá, boa noite, estou enfrentando problemas com um Jimny Desert 2020/21.
    Comprei zero Km, e desde a primeira revisão, já constatei problemas nos amortecedores, de imediato recorri a Revendedora Sagara Suzuki em Porto Alegre, e até agora depois de várias tentativas e diversas conversas com o Sac Suzuki, continuo com o problema nos amortecedores, sendo que o uso é exclusivo urbano, sem ter nunca andado, sequer no barro.
    Gostaria de uma sugestão de amortecedores, que fossem melhores que os originais, para resolver o problema em definitivo.
    O veículo após quase três anos, tem 14 mil km.

  5. Estou tendo o mesmo problema com meu Jimny Sierra 4You. Porém botei que foi após instalar um bagageiro de teto. Será que esse aumento de peso no alto do carro alterou tanto o ponto de gravidade para causar esse balanço? Lu os amortecedores, que são originais, com 60 mil km, necessitam de substituição?

    1. Olá, obrigado pelo seu contato. A suspensão do Sierra tem apresentado instabilidade, segundo o relato de vários proprietários. A instalação do bagageiro agrava o problema, pois aumenta a carga suspensa e por conseguinte afeta a estabilidade, ainda mais se tratando de um veículo com pouca distância entre eixos. Quanto ao estados dos amortecedores originais, certamente com 60 mil km, já está na hora de verificar os estado deles.
      A experiência que temos é que com OffShox nossos clientes conseguiram resolver o problema do balanço lateral e da trepidação da direção do Jimny, mesmo bem equipados para off-road, sendo um dos modelos de maior sucesso na instalação dos nossos amortecedores.

  6. Tenho um jimny forest 2020 e tenho o mesmo problema de balanço lateral, acabei de adquirir os amortecedores fx5 pra resolver , ainda não estou aguardando a entrega para a instalação, assim que instalar volto com a avaliação , tive ótimas recomendações do produto pra resolução deste problema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe esta publicação

Você vai ler nesse post

Posts Relacionados

Por que devemos baixar a pressão dos pneus? Reduzir a pressão dos pneus faz com que eles toquem...
A maioria dos motoristas não sabe para que serve o amortecedor do carro, e muito menos que sua...
4 Dicas De Manutenção Para Preservar Seu 4×4 Após Cada Trilha O off-road é uma atividade emocionante que...
Você sabe o que é 4×4? Se você é fã de off-road, com certeza conhece o termo. Mas...

VOCÊ ENCONTROU O AMORTECEDOR PARA SEU CARRO?