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Para suspensão modificada

VEJA COMO MELHORAR A PERFORMANCE EM DIFERENTES MODELOS OFF-ROAD E PORQUE USAR TECNOLOGIA MONOTUBO É A MELHOR OPÇÃO

A tecnologia de amortecedor e suspensão monotubo é uma revolução no universo automobilístico off-road, mas você sabe porque usar tecnologia monotubo na suspensão do seu carro é melhor?

Para entender as vantagens e reconhecer os benefícios, é preciso primeiro saber e entender como a tecnologia de amotecedor monotubo funciona e o que ela tem de diferente em relação aos sistemas dos amortecedores convencionais.

Detalhe de amortecedor de tecnologia monotubo OffShox

Principais características do Amortecedor Monotubo

É possível que você olhe para o amortecedor monotubo e compare ele com um  amortecedor bitubo convencional e não perceba diferenças visuais. Mas não se engane, por dentro dessa peça existem tecnologias que fazem bastante diferença no seu veículo e na forma como você sente ele ao dirigir.

Os amortecedores monotubo tem como características:

  • Atuar no movimento de compressão e extensão da suspensão;
  • Poussuem uma câmera de nitrogênio separada, que atua mantendo o óleo sob alta pressão. E com isso e evita a formação de bolhas de ar, chamada de cavitação, que reduz a eficiência do amortecimento em movimentos constantes e mudanças de temperatura;
  • Possui um sistema de válvulas auto ajustáveis que regulam a passagem do óleo de forma progressiva;
  • Tem um tubo com diâmetro maior, contendo mais óleo e evitando aquecimento.

Amortecedores Monotubo são ideais para uso no Brasil

Muitos modelos de veículos são desenvolvidos fora do Brasil, projetados e até testados em condições de uso bem diferentes das existentes no nosso país, nas nossas estradas e tipos de terrenos off-road que temos por aqui. Quando esses verículos são adaptados para o mercado nacional, o desempenho da suspensão pode deixar muito a desejar, exigindo manutenções constantes, trocas, e, principalmente, gerando fadiga e desonforto para os motoristas.
Basta comparar nosso clima, ou mesmo a condição das nossas ruas e estradas, com as da Europa, Estados Unidos ou Japão. É muito diferente! E é um erro acreditar que, por serem itens importados e projetados por grandes engenheiros, vão se adapatar a qualquer lugar. Para que seu carro tenha melhor performance e maior vida útil, é preciso considerar o uso que você faz dele incluindo a região.

Diferente do que alguns podem pensar, a OffShox não inventou a tecnologia monotubo. Mas no Brasil, a OffShox é pioneira na fabricação de amortecedores monotubo tendo um grande foco nos mercados e veículos 4×4 e OffRoad. Há mais de 10 anos somos defensores ávidos dessa tecnologia pois acreditamos que para os padrões de veículos e terrenos brasileiros, esse é o sistema de amortecimento que tem o a melhor performance e gera maior benefício na suspensão.

Diferença de funcionamento: Amortecedor Monotubo X Amortecedor Bitubo

Para sermos práticos, vamos amos resumir a diferença entre a tecnologia monotubo, usada nos amortecedores OffShox, e a tecnologia bitubo, utilizada no amortecedor convencional que vem de fábrica no veículo.

A ação do amortecedor convencional acontece apenas na absorção dos efeitos gerados pelas irregularidades do terreno. Já a ação do amortecedor monotubo acontece tanto na absorção (movimento de compressão) quanto na resposta aos impactos (movimento de extensão), estabilizando e dando menos trabalho para as molas e o conjunto da suspensão como um todo.

Ou seja, apesar de serem amortecedores e ambos terem a finalidade de reduzir impactos, a tecnologia monotubo é realmente mais avançada e oferece maior conforto tanto na hora que o impacto acontece como no retorno do veículo ao seu estado natural, dando ao motorista uma sensação maior de controle e estabilidade.

Exemplos práticos provando que o amortecedor monotubo é mais eficiente

Ao passar sobre uma lombada a roda do veículo é empurrada para cima, a mola comprime e joga a frente do carro para o alto. Esse movimento exige o trabalho de compressão do amortecedor, que atua para conter sua força e evitar pancadas secas. Logo após, o veículo volta para o nível do chão, a força da mola empurra a suspensão para baixo, junto como o peso do veículo como um todo, exigindo eficiência do monotubo no trabalho de extensão. Em um amortecedor convencional esse movimento também pode gerar uma pancada seca dependendo da velocidade do movimento. Com o amortecedor monotubo isso não deve acontecer pois ele estabiliza esse movimento e copia irregularidades, mantendo o pneu em contato com o solo, garantindo o controle do veículo.

Outra situação onde a atuação na compressão e na extensão do amortecedor faz a diferença é na sustentação do deslocamento do peso do veículo, que afeta tanto o controle quanto o conforto. Quando você está dirigindo e precisa fazer um desvio rápido, por exemplo, o peso do carro é jogado para um dos lados, mas ao voltar para a posição inicial após a manobra, esse peso promove uma força no sentido contrário. Essa velocidade do movimento de retorno precisa ser contida, para que tudo isso ocorra sem o desconforto do balaço lateral exagerado do veículo. Nesse momento um amortecedor Monotubo pode fazer diferença, auxiliando no retorno da carga ao seu estado natural sem solavancos ou batidas, e auxiliando o motorista a retomar o controle de forma mais tranquila.

Porque usar tecnologia monotubo em diferentes modelos de carro

Agora você já entendeu que é mantendo a eficiência na compressão e na extensão que o amortecedor monotubo promove uma melhor experiência de dirigir o veículo, agregando estabilidade e conforto.

Então, confira como o amortecedor monotubo pode melhorar a suspensão de diferentes modelos de picapes, SUVs e jipes:

TROLLER

Troller com amortecedor OffShox

Um orgulho nacional, o Troller é o 4X4 que sai de fábrica direto para a trilha sem medo. Mas, a configuração original, para quem também usa o carro em condições urbanas muitas vezes com a família a bordo, traz um certo desconforto e sua suspensão rígida incomoda muitos proprietários.

Enquanto a fábrica implementa os amortecedores iguais para dianteira e traseira, a OffShox configura os amortecedores para Troller separadamente para cada posição. O resultado disso é um conforto maior para rodar tanto no asfalto, sem saltos e balanço, quanto na terra.

Já para quem quer alta performance e preparar o Troller para um off-road radical, levantando a suspensão, instalando pneus maiores, guincho, e outros itens. O Kit Lift OffShox para Troller, também conhecido como Kit de Elevação, é uma solução completa que evita troca de molas e outras adaptações, possibilitando uma customização mais precisa e econômica.

MITSUBISHI PAJERO TR4

Mitsubishi Pajero TR4 com amortecedor OffShox dirigindo em estrada de terra

Os amortecedores OffShox participam de muitas competições equipando modelos Mitsubishi Pajero TR4. E cada dia mais esse veículo se torna um queridinho entre os off-roaders, mesmo já tendo saído de linha. No entanto, apesar dessa paixão, a maioria dos motoristas do TR4 reclama da suspensão traseira que causa problema de fim de curso mesmo sem carga.

A suspensão original do Mitsubishi Pajero TR4 também gera reclamações dos motoristas quanto à estabilidade e o conforto, devido aos pulos e o balanço lateral que ela causa.

O amortecedor para Pajero TR4 da OffShox é uma solução garantida para esses problemas, pois eles atua tanto na compressão, quanto na extensão, regularizando os movimentos e melhorando a performance como um todo.

MITSUBISHI PAJERO DAKAR

mitsubishi Pajero Dakar com Kit Lift OffShox estacionada na areia em frente ao mar com ilhas ao fundo

A satisfação dos proprietários de Mitsubishi Pajero Dakar com o seu carro é bem grande. Mas, tem um detalhe no comportamento da suspensão que a maioria aponta como negativo: o balanço longitudinal.

Isso ocorre devido à transferência de peso da massa suspensa do veículo da traseira para a dianteira, e vice-versa, que provoca um efeito tipo “gangorra”.

O amortecedor para Pajero Dakar da OffShox reduz esse desconforto por ter cargas de retorno superior ao amortecedor original do veículo. A atuação do amortecedor monotubo no movimento de extensão faz toda a diferença e deixa a suspensão mais firme sem endurecer, promovendo um ganho considerável de estabilidade e conforto.

FORD RANGER

Ford Ranger com kit lift OffShox estacionada em estrada de pedras

A suspensão original da Ford Ranger é bem rígida, mas firmeza não é sinônimo de estabilidade. Vários proprietários optam por um aprimoramento de performance na suspensão desse modelo, para obter uma estabilidade superior principalmente na dianteira do veículo.

No caso de amortecedor para Ford Ranger, os modelos monotubo da OffShox conseguem melhorar o desempenho e conforto já satisfatório da suspensão original. E quando o uso dessa picape é para transporte de cargas e trabalho pesado, rodando em estradas acidentadas, a tecnologia de amortecedor monotubo é garanti de melhor desempenho, comprovado por proprietários que fizeram a mudança.

VOLKSWAGEN AMAROK

Volkswagen Amarok com kit lift OffShox estacionada no pôr do sol na praia

A Amarok 4 cilindros, principalmente na versão V6, têm boa estabilidade graças ao sistema de tração. Mas, de acordo com alguns proprietários que rodam em estrada de chão acidentada, elas apresentam um problema de final de curso na dianteira e um balanço lateral um pouco desconfortável.

O amortecedor para Amarok da OffShox corrige essas deficiências com a tecnologia monotubo, agregando desempenho à suspensão. Na Amarok V6, que tem potência para uma condução mais esportiva, o uso de amortecedores monotubo é uma combinação muito elogiada pelos motoristas, pois agrega ainda mais conforto ao dirigir, gerando mais confiabilidade em aproveitar toda a robustez do motor.

MITSUBISHI L200 TRITON

Mitsubishi L200 Triton com amortecedores OffShox andando em estrada de terra no interior

A Triton L200 tem a suspensão mais firme entre as picapes, segundo levantamento do nosso consultor técnico junto aos proprietários de picape que são cliente OffShos.

E isso torna ela o modelo com mais reclamações de proprietários, por dura e desconfortável. Os motoristas relatam que as pancadas e impactos de irregularidades do terreno são passados para a cabine tornando a direção muito ruim dependendo de onde se trafega. Eles apontam também uma falta de eficiência da suspensão dianteira quando rodam fora do asfalto, provocando problemas de fuga no fim de curso.

Esses problemas são típicos na suspensão em diversos utilitátios, e os amortecedores para L200 Triton da OffShox são ideais para ajudar na solução, pois com a tecnologia monotubo eles atuam tanto na absorção quanto na reposta aos impactos, copiando as irregularidades do chão e não dando essa sensação de impacto na cabine.

NISSAN FRONTIER

Picape Nissan Frontier com kit lift OffShox suja de trilha estacionada em estrada de terra no interior

Entre as picapes consideradas médias, a Nissa Frontier talvez a que mais perde com a “tropicalização”. Tanto o modelo com feixe de mola na traseira, quanto modelos mais novos com helicoidais.

É um consenso entre os motoristas que chegam até a OffShox que a suspensão da Frontier é macia demais, comprometendo a estabilidade e apresentando problemas de final de curso, principalmente na dianteira. Nas palavras de um proprietário do veículo: “a suspensão fecha demais”, descrevendo o comportamento da frente do veículo que baixa muito durante uma frenada.

O amortecedor para Frontier da OffShox firma a suspensão sem endurecer. Pois a tecnologia monotubo auxilia a reduzir não só o impacto mas no retorno do veículo na posição. Certamente, dentre os clientes OffShox, o Nissan Frontier é um dos veículos que mais sentem a diferença após instalarem a tecnologia monotubo.

CHEVROLET S10

Chevrolet S10 com kit lift OffShox estacionada no asfalto

Essa picape da GM foi protagonista nas grandes conquistas da OffShox no Rally dos Sertões, local onde surgiu a nossa marca de amortecedores.

Apesar de satisfazer grande parte dos proprietários, existem aqueles que sentem que a suspensão da S10 deixa a desejar em estradas de chão, principalmente quando em alta velocidade em competições. O amortecedor e suspensão original de fábrica da S10 tende a privilegiar o conforto, mas não a performance.

Com o amortecedor para S10 da OffShox é possível equilibrar esses dois aspectos, deixando a suspensão mais firme, mas sem perder o conforto, e agregando ainda mais performance ao veículo, principalmente para quem gosta de alta velocidade e precisa de um amortecedor especial para competições de off-road.

TOYOTA HILUX

Toyota Hilux com amortecedor off-road OffShox sob medida estacionada em terra de chão no interior

Sempre presente entre as líderes de venda, a Hilux ainda amarga o estigma de capotar com facilidade. Esse fato foi comprovado em testes do alce, já bastante divulgado na imprensa especializada.

No entanto, verdade seja dita, que nos últimos modelos a Toyota melhorou bastante a estabilidade da picape. E com o amortecedor para Hilux da OffShox a melhora é ainda maior. A tecnologia monotubo ajuda a redizor o “rebote” das molas, agregando firmeza sem endurecer a suspensão. E com isso também reduz expressivamente o desconforto do balanço lateral, reclamação constante de quem roda em estradas irregulares.

TOYOTA HILUX SW4

Hilux SW4 com amortecedores OffShox para em estacionamento coberto

A Hilux SW4 é uma nave, sem sombra de dúvidas. Mesmo assim, muitos proprietários chegam à OffShox reclamando que a suspensão é macia demais, passando certa falta de estabilidade.

A SW4 tem um rolamento lateral excessivo, provocando desconforto em baixas velocidades e insegurança nas altas. Essa é a clássica situação que a eficiência da tecnologia monotubo do amortecedor para SW4 da OffShox resolve. Eles deixam o carro mais firme, proporcionando uma nova experiência de dirigir com mais segurança e o controle realmente fica na mão do condutor.

LAND ROVER DEFENDER

Defender com amortecedores OffShox atravessando um rio em rally

Um clássico que admiramos demais. A Land Roaver Defender é um jipe na essência, e como tal, o conforto não é sua maior qualidade.

A suspensão sofre dos principais males da categoria: é dura e instável. Muitas vezes as deficiências se agravam quando o veículo é modificado, agregando equipamentos para a prática de rally e competições off-road, como guinchos, pneus mud de tamanho maior, e barracas de teto.

O amortecedor para Defender da OffShox é ideal para compensar o sobrepeso (desde que respeitado o limite de carga especificado pelo fabricante), garantindo estabilidade e conforto. Aplicado no veículo original, os amortecedores monotubo reduzem muito o balanço lateral e longitudinal, típico de um 4X4 desse porte.

SUZUKI JIMNY

Jimny com amortecedor offroad OffShox FX5 sob medida estacionado em oficina para revisão

Desde os anos 70, a Suzuki vem renovando o Jimny, mas sempre mantendo um autêntico DNA off-road. Compacto e com estilo aventureiro, o Jimny atrai consumidores jovens, por vezes desavisados, de como se comporta a suspensão do modelo. A altura elevada e a pouca largura entre eixos, tem efeito direto no desempenho da suspensão, que não consegue proporcionar conforto e boa estabilidade, tanto para quem roda na cidade quanto na trilha.

O controle do veículo melhora muito com o amortecedor para Jimny da OffShox, que é capaz de copiar as irregularidades do terreno e transferir o mínimo para o sistema de direção. Já para quem roda off-road, a melhor opção são amortecedores monotubo de alta performance, para sustentar o sobrepeso de equipamentos.


Você possui alguma desses modelos que citamos? Ficou interessado e quer saber mais como a tecnologia monotubo pode melhorar aquele ponto fraco da suspensão do seu veículo? Entre em contato com o suporte técnico da OffShox.

Garantimos um atendimento personalizado e oferecemos amortecedores de tamanho original ou sob medida para seu veículo e o uso que você quer fazer dele.

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