Dirigir um veículo off-road em terreno acidentado é uma aventura, e todas as dicas off-road possíveis são bem vindas. Porque mais do que coragem, você também precisa ter experiência e habilidades específicas para não correr nenhum risco de segurança quando enfrentar um terreno difícil.
Para ajudar os motoristas a terem a habilidade e conhecimento necessário existem alguns cursos de capacitação em condução Off-road. Como é o caso do curso de Luiz Carlos de Sena, especialista em Off-road e parceiro da OffShox.
COMO DIRIGIR UM OFF-ROAD DA MANEIRA CORRETA
Off-road exige experiência prática, não resta dúvida. Ficar atento a alguns conhecimentos básicos sobre o seu carro é fundamental para curtir ao máximo as aventuras de uma boa trilha. Por isto, reunimos algumas informações e dicas para off-road úteis para quem sabe que um pouco de teoria aliada à prática pode transpor obstáculos com muito mais facilidade.
Comece sempre observando as especificações importantes que definem as capacidades e limites do seu veículo, normalmente disponíveis no manual do automóvel.
Mas se você deu um passo a mais e já preparou seu carro com uma suspensão para off-road sob medida, procure conhecer as novas especificações junto a um especialista técnico. Tendo essas informações em mente fica mais fácil pilotar o seu 4×4.
DICAS OFF-ROAD: GLOSSÁRIO TÉCNICO E ESPECIFICAÇÕES DO VEÍCULO OFF-ROAD
Ângulo de Entrada e Ângulo de Saída
Os “ângulo de entrada” e “ângulo de saída” determinam a capacidade de um veículo off-road subir e descer obstáculos. Especificada em graus, ela mostra o limite do veículo encarar de frente ou de ré um obstáculo tal como uma rampa íngreme, desníveis ou degraus.
O ângulo de entrada, também chamado de ângulo de ataque, é formado entre o solo e a reta que vai do ponto mais à frente do para-choques ao ponto onde o pneu encosta no obstáculo. O ângulo de saída é calculado da mesma forma mas na parte traseira do veículo.
A instalação de acessórios pode diminuir a capacidade de ataque e saída do veículo, e por isso devem ser instalados de forma a minimizar os efeitos negativos. Fique atento.
Inclinação Máxima do Veículo
A “inclinação máxima do veículo” é a capacidade do mesmo vencer obstáculos trafegando inclinado sem tombar. Informada em graus, essa medida especifica o ângulo formado pelo solo em relação à um plano inclinado. Este limite está intimamente ligado com a altura do veículo, centro de gravidade e a distância entre as rodas de um mesmo eixo.
Cargas no bagageiro superior reduzem a capacidade de inclinação do veículo, bem como o aumento da altura do veículo do solo. Tenha em mente esta medida do seu veículo e acostume-se a verificar visualmente a inclinação do terreno.
Rampa Máxima ou Ângulo Máximo de Subida
O “ângulo máximo de subida” é a capacidade que o veículo Off-Road 4×4 tem de subir rampas inclinadas.
O valor em graus indica a inclinação da rampa que o veículo é capaz de subir. Em percentual, corresponde ao cálculo de proporção entre deslocamento vertical e horizontal. Relaciona-se com a capacidade motriz (relação peso/potência), a transmissão e limitações mecânicas do automóvel, tais como sistemas de lubrificação e captação de combustível.
Uma limitação típica para veículos off-road movidos à gasolina e alimentados por carburador, é o limite de injeção e captação da cuba do sistema. Depois de uma certa inclinação o carburador começa a falhar por alimentação inadequada, tanto inclinação longitudinal como lateral, e impede que o veículo prossiga.
Vau Máximo e Distância Máxima do Solo
A menor distância dos componentes do veículo 4×4 do chão normalmente é a do diferencial, já que esse é o componente mais próximo do solo. Essa capacidade é importante pois determina, principalmente, o quão profundos podem ser os sulcos e valas que o veículo 4×4 poderá passar longitudinalmente.
Já o Vau Máximo é a capacidade de transposição em trechos alagados. Na maioria dos casos é a altura do solo ao ponto de captação de ar do motor ou a altura máxima que o fabricante garante que a água não vai interferir no bom funcionamento do veículo.
Ao ultrapassá-la, pode-se causar um calço hidráulico no motor (aspiração de água pelo duto de ar com sérias possibilidades de danos irremediáveis), a invasão da água em outros sistemas mecânicos (câmbio, diferencias, tanque de combustível, etc.) ou a avaria de algum sistema eletrônico (central de comando do motor ou outros).
DICAS OFF-ROAD: COMO TRANSITAR EM DIFERENTES TIPOS DE SOLO COM SEU OFF-ROAD
Agora vamos apresentar os diferentes tipos de terrenos mais comuns de se encontrar no Off-Road brasileiro, e dar algumas dicas rápidas de como enfrentar as adversidades que cada terreno pode proporcionar ao seu veículo:
Terra Batida
- Só acione a tração total quando o terreno estiver escorregadio. Acionar a tração total em terra seca poderá causar esforços desnecessários à transmissão, provocando um desgaste acentuado ou risco de quebra.
- Fique sempre atento a buracos e outros obstáculos;
- Mantenha uma velocidade segura, não exagere mesmo em uma reta que parece segura;
Lama
- Acione a tração total;
- Acione a reduzida, conforme a necessidade;
- Use a direção com movimentos leves, evite curvas rápidas ou mudanças bruscas de direção;
- Utilize o freio moderadamente, freadas bruscas desequilibram o veículo.
Areia
- Acione a reduzida;
- Acione a tração total apenas nos piores casos que o veículo esteja com dificuldade de tração;
- Não arranque bruscamente para não atolar;
- Use o motor em regime médio-alto de rotações;
- Evite a troca de marchas;
- Diminua a pressão dos pneus para aumentar a flutuação.
Cascalho
- Somente acione a tração total em piso muito escorregadio;
- Atenção ao trabalho da suspensão;
- Lembre-se que o freio perde a eficiência com a ondulação;
- Cuidado com a tendência de desgarrar em curvas.
Pedras
- Analise as saliências e cantos vivos das pedras (com musgo) antes de se aventurar;
- Cuidado com os pneus que podem cortar-se;
- Acione a reduzida e tração total conforme a necessidade;
- Mentalmente, simule os comandos e movimentos que devem ser feitos.
Costela de Vaca
- Atenção com o trabalho da suspensão – ressonância;
- Defina a melhor velocidade para a suspensão;
- Lembre-se que as curvas ficam comprometidas com as ondulações do terreno.
Descida Íngreme
- Acione a reduzida;
- Use a mesma marcha que seria usada para subir;
- Não freie bruscamente, só controle a velocidade;
- Nos pisos lisos controle o veículo com o acelerador;
- Acione a tração total, principalmente em pisos acidentados e lisos.
Valas e Valetas
- Cruze terrenos em ângulo, não de frente;
- Mantenha uma roda na valeta e as outras três fora;
- Mantenha um ritmo constante, evite parar dentro;
- Acione a reduzida e tração total conforme o caso.
Lamaçal e Atoleiro
- Analise a melhor forma de abordagem;
- Acione a reduzida e tração total;
- Acelere o suficiente para manter a velocidade do carro;
- Estude a opção de usar, ou não, os sulcos de outros carros.
Dunas
- Acione a reduzida e a tração total;
- Não arranque bruscamente;
- Ao subir ganhe embalo suficiente para chegar ao final;
- Não troque de marcha nem pare de acelerar;
- Ao descer faça-o verticalmente e desça acelerando.
Erosões
- Analise calmamente o terreno;
- Acione a reduzida e a tração total;
- Não posicione os pneus nos sulcos mais fundos;
- Apoie os pneus nas laterais;
- Não apoie um dos lados num ponto muito alto.
Água e Alagados
- Se não conhecer verifique a profundidade a pé;
- Acione reduzida e a tração total;
- Mantenha uma velocidade constante, formando uma pequena onda à frente do veículo 4×4.
DICAS OFF-ROAD: SUSPENSÃO E EQUIPAMENTOS
Conhecimento do veículo, capacidade de análise de situações, e habilidade para vencer os fatores surpresa, definem um verdadeiro off-roader. E contar com amortecedores desenvolvidos especificamente para off-road pode fazer a diferença.
A OffShox se especializou no desenvolvimento de amortecedores para diversos modelos off-road de diferentes fabricantes nacionais e internacionais. Os amortecedores são desenvolvidos com tecnologia monotubo, que trata de forma diferente o impacto e extensão da suspensão, dando mais controle e conforto para o motorista.
Customizar o 4×4 para enfrentar trilhas e ralys é comum, mas além dos itens básicos como pneus, guincho e snorkel para o motor, lembre-se de verificar outros itens como motor, rodas, e a suspensão. Vá até um consultor especializado em Off-Road, como os parceiros e revendedores da OffShox.