BUSCA RÁPIDA!
Apoie a indústria nacional. Prestigie a qualidade do produto brasileiro.

Prestigie a qualidade do produto brasileiro.

PORQUE USAR TECNOLOGIA MONOTUBO NA SUSPENSÃO DO SEU CARRO. VEJA O QUE ELA MELHORA EM CADA MODELO.

Entender porque usar tecnologia monotubo na suspensão do veículo, fica muito fácil depois de compreender como ela funciona, comparada com o sistema dos amortecedores convencionais.

 

Tecnologia monotubo OffShox. Sistema de anéis e vedação.

 

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO AMORTECEDOR COM TECNOLOGIA MONOTUBO:

• Atua no movimento de compressão e na extensão.
• Tem uma câmera de nitrogênio separada, que atua mantendo o óleo sob alta pressão. Evita a formação de bolhas de ar, a cavitação, que reduz a eficiência ao alterar o estado ideal do óleo.
• Possui um sistema de válvulas auto ajustáveis que regulam a passagem do óleo de forma progressiva.
• Tem um tubo com diâmetro maior, contendo mais óleo e evitando aquecimento.

TECNOLOGIA MONOTUBO É IDEAL PARA AS CONDIÇÕES DE USO NO BRASIL

A OffShox não inventou a tecnologia monotubo, mas no Brasil, a OffShox é pioneira na fabricação de amortecedores monotubo.  E há mais de 10 anos, vem defendendo a sua aplicação, por acreditar que para padrões  brasileiros, é sem dúvida o sistema que traz maior benefício na suspensão.

Como todo mundo sabe, muitos modelos de veículos são desenvolvidos fora, para condições diferentes de uso, e quando são adaptados para o mercado nacional, a desempenho da suspensão pode deixar a desejar. Compare nosso clima, ou mesmo a condição das nossas ruas e estradas com as da Europa, Estados Unidos ou Japão.

DIFERENÇA DE FUNCIONAMENTO: AMORTECEDOR MONOTUBO X BITUBO

Então, antes de falarmos como os amortecedores OffShox podem melhorar a suspensão de cada carro, vamos resumir a diferença entre a tecnologia monotubo e a bitubo, utilizada no amortecedor convencional que vem de fábrica no veículo.

Enquanto a ação do amortecedor convencional se dá apenas na absorção dos efeitos gerados pelas irregularidades do terreno, a ação do amortecedor monotubo se dá tanto na absorção (movimento de compressão) quanto na resposta aos impactos (movimento de extensão), estabilizando o trabalho das molas e do conjunto da suspensão.

VEJA DOIS EXEMPLOS EM QUE O AMORTECEDOR MONOTUBO É MAIS EFICIENTE

Sendo assim, imagine que ao cruzar uma lombada, a roda do veículo é empurrada para cima, a mola comprime e joga a frente do carro para o alto. Isso, exige o trabalho de compressão do amortecedor, para conter a força do movimento e evitar a pancadas secas. Logo após, o veículo volta para o nível do chão, a força da mola empurra para baixo, e o peso do conjunto roda, carroceria e motor, também faz força nesse sentido, exigindo eficiência do monotubo no trabalho de extensão. O amortecedor monotubo estabiliza esse movimento e copia irregularidades, mantendo o pneu em contato com o solo, garantindo o controle do veículo.

Outra situação onde a atuação na compressão e na extensão do amortecedor faz a diferença, é na sustentação do deslocamento do peso do veículo, que afeta tanto o controle quanto o conforto. Num desvio rápido, por exemplo, o peso do carro é jogado para um dos lados, mas ao voltar para a posição inicial, após a manobra, esse peso promove uma força no sentido contrário, cuja velocidade do movimento de retorno precisa ser contida, para que tudo isso ocorra sem o desconforto do balaço lateral exagerado do veículo.

TEM QUE DEIXAR FIRME, MAS SEM PERDER O CONFORTO

Agora, você já sabe, que é mantendo a eficiência na compressão e na extensão, que o amortecedor monotubo promove uma melhor experiência de dirigir o veículo, agregando estabilidade e conforto.

Então, confira as principais deficiências apontadas por proprietários de picapes, SUVs e jipes, e como OffShox melhora a suspensão deles:

Troller com amortecedor OffShox

TROLLER

Orgulho nacional! O Troller é o 4X4 que sai de fábrica direto para a trilha sem medo. Mas, a configuração original, para quem também usa o carro em condições urbanas, muitas vezes com a família a bordo, traz um certo desconforto. A suspensão rígida incomoda muitos proprietários. Enquanto a Troller usa amortecedores iguais para dianteira e traseira, a OffShox configura separadamente para cada posição. O resultado é maior conforto para rodar tanto no asfalto, sem saltos e balanço, quanto na terra, fincado no chão. Já para quem quer alta performance e preparar o Troller para um off-road radical, levantando a suspensão, instalando pneus maiores, guincho, etc, o Kit Lift OffShox é a solução completa, que evita troca de molas e outras adaptações.

 

Pajero TR4 com amortecedor OffShox

PAJERO TR4

A OffShox participa de muitas competições equipando esse modelo da Mitsubishi, que vem se tornando uma febre entre os off-roaders desde que saiu de linha. No entanto, a maioria reclama da suspensão traseira que causa fim de curso mesmo sem carga. A suspensão original, também gera reclamações quanto à estabilidade e o conforto, devido aos pulos e balanço lateral. O amortecedor OffShox é a solução garantida para esses problemas porque atua tanto na compressão, quanto na extensão e transforma a performance da suspensão da TR4 com os benefícios da tecnologia monotubo.

 

Pajero Dakar com Kit Lift OffShox

PAJERO DAKAR

A satisfação dos proprietários de Pajero Dakar com o carro é bem grande. Mas, tem um detalhe no comportamento da suspensão, que a maioria aponta como negativo: o balanço longitudinal. Isso ocorre devido à transferência de peso da massa suspensa do veículo da traseira para a dianteira e vice-versa. Provoca um efeito tipo “gangorra”. O amortecedor OffShox, por ter cargas de retorno superior ao original, reduz esse desconforto. Ou seja, é novamente a atuação do amortecedor monotubo no movimento de extensão que faz a diferença. Deixa a suspensão mais firme sem endurecer e promove um ganho de estabilidade e conforto.

 

Ranger com kit lift OffShox

RANGER

A suspensão da Ranger é bem rígida, porém firmeza não é sinônimo de estabilidade, vários proprietários optam por um upgrade de performance na suspensão desse modelo, para obter uma estabilidade superior principalmente na dianteira. No caso da Ranger, o amortecedor OffShox consegue melhorar o desempenho já satisfatório da suspensão original, também no quesito conforto. Já quando o uso dessa picape é no trabalho pesado, rodando em estradas acidentadas, só mesmo com a tecnologia monotubo para obter melhor desempenho. O nível de satisfação de usuários OffShox na Ranger é comprovado.

 

Amarok com kit lift OffShox

AMAROK

A Amarok 4 cilindros, e principalmente a V6, graças ao sistema de tração, têm boa estabilidade. Mas, é fato, que ambas apresentam um incômodo problema de final de curso na dianteira, razão de reclamação entre os usuários que rodam em estradas de chão acidentadas. Além, de um desconfortável balanço lateral. O amortecedor OffShox corrige essas deficiências, com a eficiência da tecnologia monotubo, agregando desempenho à suspensão. OffShox, principalmente na Amarok V6, que tem potência para uma condução mais esportiva, é uma combinação muito elogiada pelos usuários.

 

L200 Triton com amortecedores OffShox

TRITON

A suspensão mais firme entre as picapes, segundo levantamento do nosso consultor técnico, junto aos proprietários de picape. É o modelo com mais reclamações de ser dura e desconfortável, pois segundo os usuários, transfere as pancadas e impactos de irregularidades do terreno para a cabine. Apontam também, falta de eficiência da suspensão na dianteira quando roda fora de estrada, provocando fim de curso. Problemas típicos da suspensão de utilitários que o amortecedor OffShox reduz muito, atuando tanto na absorção, quanto na reposta aos impactos, copiando as irregularidades do chão.

 

Picape Nissan Frontier com kit lift OffShox

FRONTIER

Entre as médias, talvez a Frontier seja a picape que mais perde com a “tropicalização”. Tanto o modelo com feixe de mola na traseira, quanto o novo, com helicoidais. É consenso entre os usuários que chegam até a OffShox, que a suspensão dela é macia demais, comprometendo a estabilidade e apresentando problemas de final de curso, principalmente na dianteira. Nas palavras de um deles: a suspensão “fecha demais”, descrevendo o comportamento da frente do veículo que baixa muito numa freada. O amortecedor OffShox firma sem endurecer a suspensão da Frontier. Certamente, é um dos veículos que os usuários mais sentem e elogiam a diferença após instalarem a tecnologia monotubo.

 

S10 com kit lift OffShox

S10

Essa picape da GM foi protagonista nas grandes conquistas da OffShox no Rally dos Sertões onde surgiu a marca. Apesar de satisfazer grande parte dos proprietários, existem aqueles que sentem que a suspensão da S10 deixa a desejar em estradas de chão, e na condução em alta velocidade. É uma suspensão que privilegia o conforto em relação à performance. O amortecedor OffShox equilibra esses dois lados, deixa mais firme a suspensão da S10 e agrega conforto superior ao original.

 

Hilux com amortecedor offroad OffShox sob medida

HILUX

Sempre presente entre as líderes de venda, a Hilux amarga o estigma de capotar com facilidade. Esse fato foi comprovado em testes do alce, já bastante divulgado na imprensa especializada. No entanto, verdade seja dita, que nos últimos modelos a Toyota melhorou bastante a estabilidade da picape.  O amortecedor OffShox melhora a suspensão da Hilux, reduzindo muito o “rebote” das molas, agregando firmeza sem endurecer a suspensão. Reduz, expressivamente, o desconforto do balanço lateral, reclamação constante de quem roda em estradas irregulares.

 

Hilux SW4 com amortecedores OffShox

HILUX  SW4

O carro é uma nave, sem sombra de dúvidas. Mesmo assim, muitos proprietários chegam à OffShox reclamando que a suspensão é macia demais, passando certa falta de estabilidade. A SW4 tem um rolamento lateral excessivo, provocando desconforto em baixas velocidades e insegurança nas altas. Essa é a clássica situação, que a eficiência da tecnologia monotubo do amortecedor OffShox resolve. Deixa o carro mais firme, proporcionando uma nova experiência de dirigir com mais segurança. O controle fica na mão do condutor.

 

Defender com amortecedores OffShox

LAND ROVER DEFENDER

Um clássico que admiramos demais. É um jipe na essência, e como tal, o conforto não é sua maior qualidade. A suspensão sofre dos principais males da categoria, é dura e instável. Muitas vezes, as deficiências se agravam, quando o veículo é modificado, agregando equipamentos para a prática do off-road, como guinchos, pneus mud maiores e barracas de teto. O amortecedor monotubo OffShox é ideal para compensar sobre peso (desde que respeitado o limite de carga especificado pelo fabricante), garantindo estabilidade e conforto.  Aplicado no veículo original, OffShox reduz muito o balanço lateral e longitudinal, típico de um 4X4 desse porte.

 

Jimny com amortecedor offroad OffShox FX5 sob medida

SUZUKI JIMNY

Desde os anos 70, a Suzuki vem renovando o Jimny, mas sempre mantendo um autêntico dna off-road. Compacto e com estilo aventureiro, o Jimny atrai consumidores jovens, por vezes desavisados, de como se comporta a suspensão do modelo. A altura elevada e a pouca largura entre eixos, tem efeito direto no desempenho da suspensão, que não consegue proporcionar conforto e boa estabilidade, tanto para quem roda na cidade quanto na trilha. No asfalto, em alta velocidade, ele é bem instável. O controle melhora muito com o amortecedor OffShox capaz de copiar as irregularidades do terreno, e transferir o mínimo para o sistema de direção. Já para quem roda off-road, não tem saída, precisa de amortecedores monotubo de alta performance, para sustentar o sobre peso de equipamentos como guinchos e pneus mud.

 

Se você ficou interessado, e quer saber mais como a tecnologia monotubo pode melhorar aquele ponto fraco da suspensão do seu veículo, entre em contato com o suporte técnico da OffShox. Você vai ter um atendimento personalizado.

 

 

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *