BUSCA RÁPIDA!
Apoie a indústria nacional. Prestigie a qualidade do produto brasileiro.

Prestigie a qualidade do produto brasileiro.

RALLY DOS SERTÕES: SAIBA TUDO SOBRE A COMPETIÇÃO

Quem conhece as competições de carros off-road sem dúvidas se impressiona e deve ter ouvido falar do Rally dos Sertões. 

A competição é extremamente tradicional, e acontece no Brasil desde 1991, quando era Rally do São Francisco.

Independentemente do modelo de funcionamento da competição, vale a pena entender a fundo se você também é apaixonado por esportes off road. Pensando nisso, trouxemos tudo sobre essa competição neste artigo, vamos conhecê-la?

O QUE É O RALLY DOS SERTÕES?

O Rally dos Sertões é uma competição off road que ocorre no nordeste brasileiro, sendo a maior competição das Américas. Trata-se daquela imagem que nos vem à mente, de veículos com trajetos e que passam por pistas irregulares. 

Essa competição percorre trajetos extremamente extensos, passando por diversos estados e cidades do Brasil. Tudo isso, com veículos 4×4, motos e outras modalidades como caminhões, quadriciclos, etc.

Rally dos Sertões de 2022
Vídeo mostrando uma das 3 conquistas do Rally dos Sertões pela OffLimits, com o lendário Chevrolet Rally Team

COMO SURGIU O RALLY DOS SERTÕES?

A competição originalmente envolvia um percurso que ligava Campos do Jordão a Natal, e somente era percorrida por motos. 

O início do evento anual ocorreu em 1991, mas o Rally dos Sertões só passou a ser conhecido dessa maneira em 1993.

No ano seguinte, em 1994 o percurso já contava com uma extensão de 4.500 km e passou a ser conhecida internacionalmente. 

Foi em 1995, após a popularidade do rally que os carros passaram também a competir, nas versões off road. Nesta edição, os modelos 4×4 participaram e percorreram o trajeto de Minas Gerais até o Rio Grande do Norte. 

No ano seguinte já haviam cerca de 73 participantes na competição, sendo que o trajeto de mais de 4.000 km foi percorrido em torno de 10 dias. É neste momento que o rally dos sertões passou a ser reconhecido entre os 10 maiores do mundo.

A partir de 2001, o rally passou a contar com a estreia dos “Canastras”, uma equipe responsável pela coleta de lixo deixado pelos participantes. Assim, a competição passou a desenvolver um caráter mais ambiental sobre sua atuação.

Outro maior destaque do Rally dos Sertões, em 2020, foi a imensa competição do ano, já que a prova foi vista como a maior competição off-road do planeta. 

Com a pandemia e o trecho que passava entre Goiânia e Mato Grosso do Sul, o rally superou as expectativas e promoveu um evento marcante para os competidores.

Leia também: COMO DIRIGIR 4X4 NA AREIA: VOCÊ DOMINA AS TÉCNICAS?

ONDE OCORRE O RALLY?

Em 2021, o Rally dos Sertões ocorreu em um percurso de 3.600 km, passando por todos os estados do nordeste, com exceção do Maranhão. A competição se iniciou e terminou em praias, entre o Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Geralmente, o percurso definido é feito entre as regiões sudeste, centro-oeste e nordeste do país, em diferentes pontos de partida ou chegada. 

Além disso, a competição já passou por diversas cidades em todo o Brasil, pois o trecho muda anualmente. 

QUEM PODE PARTICIPAR?

Desde que preencha os requisitos, qualquer pessoa pode participar do Rally dos Sertões. Na modalidade de carros também é necessário ter carteira de habilitação e diversos outros detalhes que você pode conferir no site oficial.

Vale lembrar que, atualmente, a competição não engloba exclusivamente os profissionais na participação. 

A modalidade Self funciona para quem ainda não é expert nas trilhas e deseja viver essa experiência. Se você se interessa, não deixe de conferir!

VEÍCULOS QUE PODEM PARTICIPAR

O Rally dos Sertões disponibiliza diferentes categorias de competição, conforme o carro que você deseja utilizar na competição. São elas:

  • T1 FIA — carros com pelo menos 2 assentos, de peso entre 860 e 2050 kg;
  • Protótipos T1 — segue os mesmos regulamentos do anterior, no entanto é necessário que os veículos sejam preparados com tração 4×4;
  • Pró Brasil — extintores e tanques não precisam  ser homologados e podem ser fabricados em território nacional;
  • Super Production — precisam ser modelos 4×4 com, no mínimo, 100 unidades fabricadas no Brasil;
  • Production T2 — Não são permitidas as retiradas de acessórios originais para o ganho de desempenho deste veículo. 

SAIBA COMO SERÁ A EDIÇÃO DO RALLY DOS SERTÕES DE 2022

Quando o assunto são as trilhas o Rally dos Sertões ocorrerá entre 26 de agosto e 10 de setembro, com 14 etapas e mais de 7.000 km de extensão.

Também haverá um dia de descanso para os competidores, em meio a rota. No total, são 14 dias de competição, em todas as regiões do país.

Se você não tem disponibilidade para participar dos 14 dias de prova também não tem problema! O percurso pode ser feito pela metade sem que exista a necessidade de ficar de fora da aventura.

Atualmente, a visão da competição é muito mais voltada para causas sociais e humanitárias. A preocupação em reduzir a emissão de carbono, por exemplo, é uma das marcas da versão de 2022.

Com o intuito de promover amparo à saúde das pessoas por onde a competição passa, existem iniciativas como a SAS, que atende pessoas todos os dias.

Leia também: CARROS OFF ROAD: CONHEÇA OS MODELOS MAIS FAMOSOS

COMO SE PREPARAR PARA O RALLY DOS SERTÕES?

Mas, afinal, como se preparar para a participação no Rally dos Sertões de 2022? Isso é possível mesmo sem ser um profissional com os carros off-road? Na verdade, sim!

As modalidades para iniciantes permitem que você participe da jornada mesmo sem ser um piloto profissional. 

Por outro lado, é necessário cumprir uma série de requisitos listados no site oficial da competição, além de adquirir os equipamentos de proteção adequados. 

A OffLimits surgiu da equipe Chevrolet Rally Team, que já obteve 5 vitórias nesta competição. Com esse laboratório, desenvolvemos a tecnologia Monotubo, trazendo muitos benefícios aos competidores que usaram no Rally dos Sertões.

Com o uso dos amortecedores Offshox, a dirigibilidade é melhorada nos veículos, por isso não deixe de usar os melhores produtos para a competição com seu off road.

Rally dos Sertões de 2022
Troller do Alisson Baima, correndo com OffShox FX7 no Sertões de 2017.

Acesse o site da Off Limits e conheça os nossos principais produtos.

CONCLUSÃO

O Rally dos Sertões é uma competição que abrange todo o Brasil, considerado o maior rally de todo o mundo. Os percursos são os mais diversos, e muitas vezes as competições levam mais de uma semana em curso. 

Não existem restrições! Independentemente do gênero, a competição está aberta para participações. Você pode utilizar seu veículo off-road e aproveitar a maior competição de todo o mundo sem se preocupar!

Por fim, não se esqueça de garantir sua segurança no momento de se lançar nessa aventura que é o Rally dos Sertões! É fundamental contar com equipamentos de qualidade que permitam seu conforto e desempenho na competição.

Não deixe de conferir também: TROCA DE AMORTECEDOR: SAIBA QUANDO DEVE REALIZÁ-LA

Compartilhe esta publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VOCÊ ENCONTROU O AMORTECEDOR PARA SEU CARRO?