BUSCA RÁPIDA!
Apoie a indústria nacional. Prestigie a qualidade do produto brasileiro.

Prestigie a qualidade do produto brasileiro.

O QUE É 4X4 E AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DESTE SISTEMA DE TRAÇÃO

4×4 ou 4×2? Se você está se perguntando isto, é porque ainda tem dúvidas se vale o investimento maior de adquirir um carro 4×4.

E, se você já tem um 4×4, mas ainda tem dúvidas se valeu a pena comprar um carro com tração nas quatro rodas, é porque pode desconhecer os recursos do veículo.

Ler este artigo será útil para conhecer como funciona e qual a diferença entre os sistemas de tração, tanto para fazer uma escolha segura por um 4×4, quanto para aproveitar melhor o desempenho do carro.

 

o que é 4x4

 

VOCÊ PRECISA DE UM CARRO 4X4?

Respondendo a poucas perguntas você pode identificar o quanto um 4×4 é a opção ideal para sua necessidade:

  • Você roda frequentemente em vias de difícil acesso com subidas e ladeiras íngremes, estrada de chão, areia solta ou zonas alagadas?
  • Utiliza o carro para trabalho carregando peso?
  • Você está interessado em fazer trilhas ou expedições off road?

Certamente, se você respondeu sim, para uma ou mais destas questões, um carro 4×4 será mais adequado, e até mesmo útil, do que um veículo com tração apenas em duas rodas.

Continue a leitura, para ter mais convicção na sua escolha.

DIFERENÇA ENTRE 4X4 E 4X2

Como você já deve saber, 4×4 significa que as quatro rodas do veículo estão conectadas à transmissão e podem receber a força do motor, enquanto no 4×2, a força é transferida apenas para duas delas.

Falando rapidamente da tração 4×2, ela pode ser dianteira ou traseira, dependendo do eixo em que opera.

Em geral, a tração dianteira pode ser mais segura, permitindo maior controle do carro pelo condutor em caso de derrapagens, por exemplo.

Já a tração traseira é mais eficiente em ladeiras e subidas íngremes, pois o veículo tende a segurar as rodas de trás, compensando o peso com a pressão no solo.

Voltando para a 4×4, a grande diferença a favor deste sistema de tração, é que em um ambiente urbano, ela proporciona o mesmo desempenho que a 4×2, e ainda dá mais segurança em pistas molhadas ou escorregadias, com todas as rodas tracionando juntas.

Além disso, nas demais condições adversas de terreno, como estrada de chão, trechos com lama, subidas e descidas íngremes, garante muito mais estabilidade, controle e segurança ao condutor.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM CARRO 4X4

Nos carros 4×4, em geral, o uso da tração nas quatro rodas está associado a outros diferenciais para garantir um melhor desempenho fora de estrada.

Resumindo as principais características de um 4×4:

  • Maior altura do solo
  • Robustez e resistência do conjunto de suspensão, direção e freios
  • Rodas e pneus maiores
  • Grande poder de tração
  • Mais controle e estabilidade

o que é 4X4

 

COMO FUNCIONA O 4X4?

Se você está certo que um carro 4×4 é ideal para sua necessidade, saiba ainda, que pode escolher entre dois tipos diferentes de sistemas: AWD e 4WD.

Em alguns veículos, a tração pode ser seletiva, permitindo o condutor escolher qual eixo receberá a força do motor, ou se os dois serão tracionados.

Já em outros modelos, o sistema é automático e identifica quais rodas necessitam de maior aderência, distribuindo a tração sem a interferência do motorista.

AWD

AWD é a sigla para All Wheel Drive, ou “Todas as Rodas Motrizes”. Este é o sistema em que a tração 4×4 está operante em tempo integral.

É o próprio sistema do veículo que calcula a necessidade de força em cada eixo e transfere automaticamente, sem a ativação do motorista.

Ou seja, o eixo tracionado será aquele com maior necessidade de torque, e provavelmente, não haverá uniformidade na potência utilizada nos dois eixos, em simultâneo.

4WD

No 4WD, Four Wheel Drive, ou quatro rodas motrizes, o motorista tem total controle.

É o condutor que calcula e distribui a tração para enfrentar os desafios na estrada.

A força do motor é repartida entre os eixos de forma igualitária, o que evita, por exemplo, que o carro fique preso em algum obstáculo transponível, desde que exista a aderência dos pneus.

Como o acionamento é manual, este sistema só funciona quando for requerido.

Portanto, modelos de carros 4×4, 4WD, levam uma vantagem em relação aos AWD, já que trafegar na cidade, com as quatro rodas conectadas ao motor, além de aumentar consideravelmente o consumo de combustível, pode desgastar os pneus rapidamente.

A MANUTENÇÃO DE UM CARRO 4X4

Até cuidados básicos, como verificação de água e nível de óleo, importantes em qualquer veículo, num carro 4×4 exigem muita atenção, pois são submetidos às condições adversas intensas, de terreno, clima e esforço do motor.

Um carro cheio de lama após uma trilha, é tudo que um off roader quer, mas significa que suspensão e mesmo partes do motor estão bastante sujas e podem ser prejudicadas no funcionamento.

Por isso, é recomendado uma lavagem técnica, e com o veículo limpo, proceder uma boa verificação para identificar se existe algum tipo de vazamento, por exemplo.

Você pode ver os principais itens a serem revisados neste outro artigo aqui no blog da OffShox.

Além disso, fique atento a barulhos estranhos. Após trilhas muito acidentadas, pode ser preciso um “reaperto geral” em parafusos e grampos, verificando se há folgas ou desgaste em buchas e alguma peça.

CONCLUSÃO

Não tenha dúvida, carros 4×4 são melhor preparados para o desafio off road, pois o sistema de tração garante maior força e segurança.

E esta vantagem é válida também, para veículos usados no trabalho com carga pesada.

Por isso, para usufruir de toda a força de tração que um 4×4 proporciona, é imprescindível que a suspensão também esteja preparada para os desafios.

A OffShox tem os amortecedores monotubo de alta performance para os veículos 4X4 atingirem o máximo de desempenho e você ter a melhor experiência de dirigir com controle e segurança.

Saiba porque usar a tecnologia monotubo na suspensão do seu carro.

Conheça a linha de amortecedores OffShox e encontre o modelo para o seu carro.

Compartilhe esta publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *