BUSCA RÁPIDA!
Apoie a indústria nacional. Prestigie a qualidade do produto brasileiro.

Prestigie a qualidade do produto brasileiro.

COMO DIRIGIR 4X4 NA AREIA: VOCÊ DOMINA AS TÉCNICAS?

O seu carro é um 4×4 poderoso pronto para desafios off road como rodar na areia?

Pois, saiba que o desempenho da máquina depende de quem está atrás do volante e das técnicas que o condutor domina.

Por isso, mesmo que você seja um iniciado no off road, vale a pena relembrar os principais cuidados para enfrentar uma trilha na areia e evitar atolamentos.

Neste artigo, vamos compartilhar com você, um vídeo com dicas do nosso parceiro Ricardo Pocholo, overlander experiente, e apresentador do canal Serial Trippers, no Youtube.

Acompanhe as 7 recomendações que ele faz no vídeo abaixo:

  1. Atenção à calibragem dos pneus;
  2. Conheça bem os recursos do seu 4×4;
  3. Se desloque com suavidade;
  4. Não pise no freio na areia fofa;
  5. Mantenha distância entre um carro e outro;
  6. Nunca manobre o carro em uma duna;
  7. Cheque a passagem antes de seguir.
Como dirigir 4x4 na areia
7 dicas para dirigir na areia do Ricardo Pocholo, do canal Serial Trippers, no vídeo produzido para a General Tire.

 

OS CUIDADOS PARA DIRIGIR 4X4 NA AREIA.

Vamos partir da premissa, que tudo começa com o conhecimento que você tem dos limites e dos recursos que o seu carro oferece.

Tanto a potência do motor, peso do veículo e tipo pneu, quanto manter os reflexos aguçados, vão fazer diferença.

A areia fofa pode parecer um caminho seguro, mas exige uma condução mais técnica do que muitos terrenos off road.

Então, para ser bem-sucedido, e chegar ao seu destino enfrentando a areia do caminho, considere as seguintes recomendações:

A calibragem dos seus pneus precisa ter um limite aproximado de 18 libras sem câmara e 10 libras com câmara;

Mantenha a tração 4×4 engatada e a reduzida acionada;

Segure o volante com firmeza e mantenha uma aceleração alta e constante.

O veículo certamente ficará instável, portanto, mantenha o volante firme!

Guarde distância de outros veículos quando for subir uma duna, mantendo uma distância considerável para acelerar e ganhar velocidade;

Durante a subida, troque de marcha rapidamente para não perder o impulso;

Nunca pare em um ponto com aclive;

Se parar antes de chegar ao topo, não force, engate a ré, desça e comece novamente;

Chegando ao topo, avalie a descida;

Desça em linha reta e engate a segunda marcha reduzida, acelerando para continuar no controle da direção;

Se o seu 4×4 tiver câmbio automático, você precisará trocar a marcha de posição D (drive) e passar para a posição 1 ou 2.

É muito importante seguir essa dica, pois evita o superaquecimento do câmbio e a troca automática da marcha;

Freie lentamente, freadas bruscas provocam o afundamento das rodas;

ATOLOU NA AREIA? VEJA O QUE FAZER.

Atolar faz parte do off road, e para alguns praticantes, é um desafio divertido de superação.

Na areia fofa, então, o atolamento é bem comum, por isso, aqui vão as dicas para você sair desse perrengue:

Mantenha a calma e relaxe, mesmo os motoristas mais experientes e até profissionais passam por isso;

Tente a segunda marcha, no caso de câmbio automático, mude de posição D para a primeira ou segunda;

Use uma pá para cavar ou, se não tiver uma pá, cave com as mãos na frente das rodas,

Tente dar ré, pode ser mais fácil sair no sentido contrário,

Use objetos como pedras e troncos para calçar os pneus;

Use os tapetes de borracha ou pranchas de desatolagem como guias para sair da areia;

Se você dispuser de uma boa quantidade de água por perto, molhe a areia para ela ficar mais firme.

CONCLUSÃO: O MELHOR 4X4 PARA AREIA É O PREPARADO.

Saber como dirigir 4X4 na areia é apenas uma das técnicas que um bom praticante de off road deve dominar.

E, como estamos vendo, na prática, a técnica precisa contar com os recursos do veículo.

Por isso, equipe seu 4×4, pois, necessariamente, ele não sai da revenda, capaz de transpor todo o tipo de desafio que o off road pode se apresentar.

Então, seguem sugestões de 4 “upgrades” básicos, que serão muito bem-vindos no seu veículo:

INSTALE PNEUS APROPRIADOS

O pneu é com certeza o equipamento mais importante no off road.

O melhor pneu para areia é o que tem perfil alto e sulcos mais profundos, adequado também para estradas de terra e trechos alagados.

Mas lembre, cada tipo de terreno exige uma calibragem adequada, como a baixa pressão para rodar na areia, que amplia a área de contato do pneu com o solo.

EQUIPE SEU O 4X4 COM UM BOM GUINCHO

Atolar faz parte da prática do off road, mas para você não acabar sua aventura nessa condição, o guincho é um excelente aliado.

Com ele, em muitas situações, você terá a segurança de um recurso extra para ajudar a tracionar o carro.

FAÇA UM LIFT DE SUSPENSÃO

Elevar a altura da suspensão contribui para o aumento do vão livre (distância do  veículo para o solo).

Por conseguinte, aumenta também, o ângulo de ataque e o de saída (altura da suspensão na dianteira e traseira), facilitando a transposição de ondulações em dunas, por exemplo.

Mas, não esqueça, alterações na suspensão devem ser compensadas com amortecedores devidamente dimensionados, tanto em tamanho quanto em carga.

INSTALE UM SNORKEL

O snorkel é a garantia de que você vai atravessar, tranquilamente, terrenos alagados com profundidade acima da altura da captação de ar do motor.

 

Veja aqui no blog, outras dicas off road, úteis para enfrentar vários tipos de terreno.

Leia também: Como levantar a suspensão? Porque o kit lift OffShox é diferente das outras soluções do mercado.

 

 

Compartilhe esta publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VOCÊ ENCONTROU O AMORTECEDOR PARA SEU CARRO?