BUSCA RÁPIDA!
Apoie a indústria nacional. Prestigie a qualidade do produto brasileiro.

Prestigie a qualidade do produto brasileiro.

DIRIGIBILIDADE: COMO INFLUENCIA NO DESEMPENHO?

Nas modalidades off road, a experiência com o veículo é extremamente importante para o motorista. Dentre diversas necessidades, a dirigibilidade dos carros off road é fundamental no desempenho nas trilhas.

Essa característica, na verdade, influencia a direção do veículo de diversas maneiras, e também depende de diversos fatores. Mas, afinal, como a dirigibilidade pode melhorar a experiência com o veículo?

A Offshox trouxe algumas informações para você, que ama trilhas e quer entender melhor a diferença que uma boa dirigibilidade faz. Acompanhe!

O que influencia na dirigibilidade
Equipe técnica da OffShox testando ajustes de calibragem dos amortecedores da Ranger em terrenos acidentados

O QUE É DIRIGIBILIDADE?

Conforme o significado da palavra, dirigibilidade é a característica ou propriedade do que é dirigível. Na prática, resume-se à relação entre o motorista e o carro que está sendo conduzido, conforme sua facilidade em responder aos comandos. 

Um carro com boa dirigibilidade é muito importante, em especial quando falamos dos automóveis off road. A boa condução garante que o veículo poderá realizar trajetos irregulares com muito mais segurança e qualidade para o condutor. 

Os fatores externos, como neblina, chuva e qualidade dos terrenos também podem influenciar nessa propriedade. 

Quanto mais condições naturais prejudicarem a condução do veículo, mais prejudicada a dirigibilidade será. A lista abaixo envolve algumas características relacionadas ao veículo e ao motorista na dirigibilidade:

  • Direção;
  • Visualização;
  • Tempo de resposta do veículo;
  • Agilidade o acelerador;
  • Nível de conforto do motorista nos trajetos. 

Cada modelo de carro possui diferentes características na condução. Entre os modelos off road, a tração 4×4 costuma oferecer uma experiência muito diferenciada aos motoristas.

O QUE INFLUENCIA NA DIRIGIBILIDADE?

Considerando que está relacionada à experiência completa do motorista com o veículo, a dirigibilidade é influenciada em diversas funções. 

O resultado de equipamentos funcionando adequadamente é o que garante essa propriedade ao automóvel. 

Quando essa característica está em um alto nível de qualidade, o motorista também nota algumas vantagens na condução do veículo. Além de um percurso mais confortável, a dirigibilidade influencia e é influenciada por:

1. DIREÇÃO PRECISA

Como vimos, a direção do veículo está altamente relacionada com seu nível de dirigibilidade. Quanto mais simples é identificar a mudança de eixo ao conduzir o carro, melhor é a experiência com a movimentação do carro. 

Um veículo com boa dirigibilidade rapidamente toma a direção oferecida pelo motorista. Nesses casos, também é perceptível a mudança de posicionamento das rodas e a mudança de eixo, mesmo que com mudanças de condução mais leves. 

Isso facilita os percursos com o veículo, especialmente em curvas fechadas e quando há a necessidade de desviar de irregularidades nos solos. 

2. RESPOSTAS INSTANTÂNEAS

Veículos off road que respondem rapidamente à operação do acelerador oferecem uma experiência muito melhor ao motorista.

Isso também é influenciado pela qualidade do motor e dos sistemas elétricos do carro, pois o desgaste pode atrasar a resposta. 

O controle de velocidade também se relaciona com as respostas do veículo aos comandos. 

Isso não significa somente uma aceleração ágil, mas também uma redução de velocidade mais inteligente e desaceleração conforme a operação do condutor. 

amortecedores influenciam a dirigibilidade
Os amortecedores OffShox são testados na prática para garantirem a melhor dirigibilidade

3. SISTEMAS DE SUSPENSÃO

Os tipos de suspensão e a qualidade desse sistema nos veículos apresentam total impacto na dirigibilidade do veículo. Com esse sistema funcionando adequadamente, o carro funciona de forma muito mais estável e segura ao motorista.

O amortecedor, que diminui os impactos causados pelo atrito com o solo, é de extrema influência quando falamos de carros off road. 

Se esse sistema não está devidamente alinhado e com a manutenção em dia, o motorista perde controle sobre o veículo. Além disso, também é comum que o carro balance mais, diminuindo o conforto na sua condução. 

4. CONDIÇÕES ADVERSAS

Quando o assunto é dirigibilidade off road, as condições externas ao veículo são extremamente relevantes para o carro. A neblina, por exemplo, prejudica a visão dos trajetos e diminui a sensação de controle do motorista na condução.

Também vale ressaltar que os terrenos inundados ou esburacados são aspectos extremamente comuns e que prejudicam a dirigibilidade. 

Na prática, a qualidade da experiência do motorista na condução nem sempre se relaciona com características mecânicas do veículo. 

Por isso, é sempre muito importante considerar condições naturais que prejudiquem essa dirigibilidade antes de avaliar a qualidade do carro. 

Confira também: Off-road na prática e na teoria

5. FREIOS

 

Os equipamentos de freios são muito influenciados pelas condições naturais, e podem ter sua capacidade reduzida em alguns percursos. Com a eficiência do veículo prejudicada, também é possível notar redução em sua dirigibilidade.

A própria resposta do veículo ao comando do motorista é prejudicada quando os freios não estão funcionando adequadamente. Tudo isso, sem considerar ainda os riscos à segurança do condutor e de terceiros. 

Portanto, manter a manutenção dos freios em dia, bem como checar sua funcionalidade quando é preciso melhorar a dirigibilidade do carro é praticamente obrigatório. 

6. POTÊNCIA

Comumente, quanto maior a potência do veículo em suas características técnicas, melhor sua dirigibilidade. Uma alta potência significa a capacidade mais elevada de resposta e de aceleração do veículo. 

Ainda assim, motores com maiores potências podem representar um maior gasto de combustível. Nos modelos off road, a resistência também é extremamente importante na escolha do veículo.

Se você deseja um carro com potência maior para explorar sua dirigibilidade, esteja atento à diferença nas potências entre os veículos. Quando o aumento é menor que 10% entre um motor e outro, no dia a dia você praticamente não irá notar diferença. 

A manutenção é essencial para expandir a qualidade de direção do veículo, trazendo uma melhor experiência ao condutor. Por isso, busque sempre pelos melhores equipamentos para os veículos off road!

Acesse o site da Off Limits e conheça os nossos principais produtos.

CONCLUSÃO

Dirigibilidade é o nível de controle do motorista sobre o veículo e a qualidade de sua experiência off road. Para melhorar esse aspecto, é fundamental estar atento a diversos equipamentos e até condições externas ao carro.

Com uma boa experiência, o motorista não só usufrui do melhor do veículo, como também de muito mais segurança e conforto nos trajetos. Melhore sua dirigibilidade acompanhando os demais conteúdos da Offshox!

Você pode se interessar também por: O QUE É AMORTECEDOR REGENERATIVO E COMO FUNCIONA

Compartilhe esta publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VOCÊ ENCONTROU O AMORTECEDOR PARA SEU CARRO?