BUSCA RÁPIDA!
Apoie a indústria nacional. Prestigie a qualidade do produto brasileiro.

Prestigie a qualidade do produto brasileiro.

TROCA DE AMORTECEDOR: SAIBA QUANDO DEVE REALIZÁ-LA

Manter a manutenção do veículo off road em dia é fundamental para ele permanecer apresentando um bom desempenho. Nesse sentido, a troca de amortecedor deve ser considerada periodicamente para reduzir riscos.

Isso, no entanto, não significa que exista um intervalo de tempo específico para a troca. É necessário manter-se atento a alguns sinais, para evitar que o equipamento prejudique outras peças do carro. 

No mais, como seria possível prolongar a durabilidade da peça? Como identificar sinais de desgaste rapidamente? Acompanhe este artigo e entenda!

Troca de amortecedor

QUANDO DEVE SER FEITA A TROCA DE AMORTECEDOR?

Não existe momento perfeito para identificar o momento de substituir o amortecedor, pois tudo depende muito dos terrenos percorridos pelo veículo. 

Ainda assim, a necessidade de trocar o amortecedor pode começar a surgir após 10.000 km rodados. 

Como os carros off road percorrem trechos mais irregulares, é comum que precisem de trocas mais frequentes que os veículos tradicionais, portanto a checagem é sempre recomendada.

SINAIS DE QUE É PRECISO TROCAR OS AMORTECEDORES

Uma das principais funções do amortecedor é promover conforto e amenizar impactos aos condutores. 

Pensando nisso, a troca do amortecedor começa a ser necessária quando o veículo apresenta muita instabilidade. No mais, você irá notar:

TREPIDAÇÃO

Aquele carro que apresenta uma imensa fraqueza contra pedras, buracos e desníveis do solo. 

Quando o veículo não resiste e fica balançando após ultrapassar qualquer obstáculo, isso é um sinal de que há algo errado com o sistema de suspensão.

O problema pode estar relacionado a qualquer uma das peças, mas é fundamental checar se o amortecedor está funcionando corretamente para evitar problemas.

RUÍDOS

Pela dificuldade em absorver impactos, o carro também irá apresentar barulhos bem incomuns em sua condução. 

Isso não significa que o veículo necessariamente está com problemas na carroceria, mas pode ser resultado de irregularidades no amortecedor.

VAZAMENTO

O amortecedor não pode apresentar umidade ou óleo em sua estrutura, pois isso é um sinal de que suas peças estão com mau funcionamento. 

Caso note que o carro está deixando rastros de líquido, tenha certeza de que chegou o momento de trocar o amortecedor.

DESGASTE DOS PNEUS

Se há a necessidade de substituição constante das rodas, é um grande sinal de que os pneus estão absorvendo impactos indevidos. Consequentemente, nota-se maior deterioração das peças em pouco tempo. 

O QUE É TROCADO NESTA MANUTENÇÃO?

Tudo depende dos problemas que o veículo apresenta. A troca de amortecedor pode também envolver a substituição de outros componentes da suspensão, e alguns carros precisarão ter sua linha de freio retirada para a substituição.

Vale ressaltar também que, por vezes é necessário substituir também a mola do equipamento. Por fim, a manutenção requer o realinhamento dos pneus e um teste a baixa velocidade para checar o novo equipamento.

QUAIS OS CUIDADOS PARA QUE O AMORTECEDOR DURE MAIS?

O próprio condutor do veículo pode utilizá-lo adequadamente para amenizar os danos ao amortecedor. 

A exemplo, dirigir a velocidades menores quando os trechos forem mais irregulares e não acelerar muito em desníveis faz toda a diferença. 

Não se esqueça de fazer a calibragem dos pneus periodicamente! Com as rodas e níveis de combustível adequados, o veículo pode passar pelos impactos de maneira mais segura, sem a necessidade de sobrecarregar a suspensão.

AMORTECEDORES RECONDICIONADOS FUNCIONAM?

Esses equipamentos já foram utilizados, apresentaram falhas e passaram por um conserto. Por isso, os amortecedores recondicionados não são recomendados para uso, o ideal é optar por peças novas e de qualidade.

Devemos lembrar também que o amortecedor é uma das partes mais importantes do sistema de suspensão. 

Quando não é devidamente substituído pode prejudicar as demais peças do sistema e gerar gastos maiores com a manutenção.

SELO INMETRO

Antes de realizar a substituição do amortecedor, é fundamental observar o selo Inmetro do equipamento, para todas as peças no Brasil.

Esse detalhe garante que você está adquirindo um material de qualidade e que segue critérios técnicos estabelecidos pelo órgão. 

Vale ressaltar que mesmo os amortecedores recondicionados podem possuir o selo, então ele por si só não representa total confiabilidade na peça. É necessário buscar por uma peça nova que corresponda às necessidades da condução.

Se você optar por um amortecedor importado, também precisa conferir se ele apresenta o selo, pois ele é obrigatório a toda peça no país.

QUAIS OS PERIGOS DE NÃO REALIZAR A TROCA DE AMORTECEDOR?

A não substituição do amortecedor pode gerar problemas graves para a segurança do veículo, seu funcionamento e ainda prejudicar as demais peças. Além disso, existem diversos outros riscos:

  •  Freios: o carro terá mais dificuldade em responder aos comandos, ou seja, caso precise frear bruscamente, as chances de sofrer capotamentos ou outros acidentes pode aumentar.
  • Curvas: se forem muito fechadas podem ocasionar perda de controle do veículo e gerar acidentes. 
  • Instabilidade: em velocidades maiores, o risco de apresentar falhas na direção é muito maior. Assim, com a dirigibilidade prejudicada, o motorista pode perder o controle.

CARROS OFF ROAD PRECISAM DE MAIS TROCAS DE AMORTECEDOR? 

No cenário off road, os terrenos mais irregulares e desafiadores exigem que o amortecedor esteja funcionando bem. 

Como absorve mais impactos, é comum que esse sistema seja mais danificado que os demais, precisando de maior atenção.

Troca de amortecedores em carros off road

Não abra mão da qualidade dos equipamentos! Os carros precisam estar devidamente equipados para suportar os impactos e desenvolver melhor as trilhas exigidas. Trata-se da segurança do motorista e da qualidade da experiência.

Saiba como fazer a troca dos seus amortecedores OffShox!

CONCLUSÃO

A troca de amortecedor é necessária em todos os veículos, conforme os caminhos que percorrem. 

Nos carros off-road, esse aspecto é ainda mais importante, já que eles percorrem trajetos de maior impacto e instabilidade. Vale ainda tomar alguns cuidados para aumentar a durabilidade da peça:

  • Calibragem dos pneus;
  • Velocidades menores diante de irregularidades no terreno;
  • Checagem sempre que notar sinais como vazamentos, trepidações, etc.

Investir em um bom amortecedor permite que o percurso seja feito de maneira segura e muito mais proveitosa. Conte com o Off Limits para garantir que os veículos atendam às necessidades estabelecidas.  

Leia também: A SUSPENSÃO OFF-ROAD PODE MELHORAR O 4X4 QUE RODA NA CIDADE E NAS TRILHAS TAMBÉM.

Compartilhe esta publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VOCÊ ENCONTROU O AMORTECEDOR PARA SEU CARRO?