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PARA QUE SERVE O AMORTECEDOR DO SEU CARRO E COMO ELE FUNCIONA?

Frente de um carro Jeep trafegando em uma estrada de terra no campo

A maioria dos motoristas não sabe para que serve o amortecedor do carro, e muito menos que sua evolução ao longo dos anos foi impulsionado pela necessidade de ganhos de performance em competições. O próprio amortecedor especial monotubo da OffShox, normalmente usado em rally, é um bom exemplo disso.

Muitos pilotos dizem que os amortecedores são uma das partes mais misteriosas do automóvel, mas garantem que existe um enorme potencial para ganhos de performance acertando no tipo de amortecedor usado nos rallys. Com isso em mente, é hora de você saber a verdadeira importânciia dos amortecedores no carro, o que eles fazem e o que eles não fazem:

O que os amortecedores fazem no veículo

Para entender para que serve o amortecedor, é importante entender o que ele realmente faz no veículo e como ele auxilia nos movimentos do carro durante a direção. Sendo assim, os amortecedores:

  1. Controlam e limitam a velocidade no movimento do chassis e da suspensão;
  2. Despendendo do perfil de resistência, os amortecedores permitem movimentos mais ou menos rápidos de um canto da suspensão em relação a outros pontos do veículo;
  3. Regulam o tempo que um canto do carro demora para assumir uma nova altura enquanto em transição de altura e terrenos;
  4. Amortecedores ajudam na distribuição do peso nos quatro pontos de contato do carro com o solo, tanto em uma solo reto e uniforme, mas principalmente em um momento de transição de terrenos, lombadas ou na entrada e na saída de curvas.

O que um amortecedores não fazem no veículo

Entendido o que um amortecedor faz no carro, mas o que ele não faz? Afinao, para saber para que serve um amortecedor você também precisa entender para o que ele não serve. Diferente do que muita gente pode pensar:

  1. Amortecedores não sustentam o carro;
  2. Amortecedores não afetam o equilíbrio do chassis no meio da curva;
  3. Amortecedores não são a solução para todos os problemas básicos de dirigibilidade.

Como funciona e para que serve o amortecedor

Os Amortecedores fazem resistência ao movimento do carro usando um pistão e válvulas que são montadas em uma extremidade de um eixo e que se movimentam através de um ambiente líquido de óleo fino. Esse fluido precisa passar através de furos, válvulas e aberturas nesse pistão, ao mesmo tempo em que o eixo é movimentado para dentro e para fora. A resistência é criada quando o fluido é forçado através das aberturas em cada um dos ciclos (compressão e extensão) do movimento.

Todos os amortecedores são, em princípio, de dois tipos: Bitubo e Monotubo, e podem ser pressurizados a gás ou não (baixa pressão). No amortecedor de Bitubo, o tubo interno é onde o trabalho é feito e o tubo externo é um reservatório que contém quantidade extra de fluido.

ilustração técnica amortecedo monotubo

Como funciona um amortecedor monotubo

Um amortecedor monotubo pressurizado a gás tem um pistão separador que fornece uma selagem entre o nitrogênio pressurizado e o fluido do amortecedor. Quando o eixo do amortecedor é empurrado para dentro do tubo e através do fluido ele desloca parte do líquido para baixo do pistão separador. O gás então é comprimido ao mesmo tempo em que o pistão separador se move dando espaço para o deslocamento.

Relação do amortecedor e das molas da suspensão

Os amortecedores são usados primeiramente para controlar as oscilações causadas pelo movimento das molas, especialmente as helicoidais. Quando é colocado peso em uma mola – aquela que suporta o peso do carro – se não for amortecida vai se comprimir e descomprimir em uma série de oscilações cada vez menores, durante um período relativamente longo. Não existe nenhuma vantagem conhecida para esse tipo de reação e sim muitas desvantagens. Os amortecedores são usados para controlar este comportamento das molas.

Em qualquer veículo os amortecedores e as molas resistem às compressões ou golpes nos 4 cantos do veículo. Quando o mesmo canto tenta voltar à sua altura normal, a mola proporciona esse movimento, enquanto o amortecedor resiste a ele. O controle desses dois movimentos de compressão (bump) e extensão (rebound) é a função primária do amortecedor.

Compressão e Extensão do Amortecedor

O lado de controle da Compressão em um amortecedor resiste a alguns movimentos:

  1. Movimento de um canto do veículo quando saliências ou depressões na pista são atingidos;
  2. Movimento devido à transferência de peso para a parte dianteira durante a desaceleração e frenagem;
  3. Movimento devido à transferência de peso para a parte traseira durante uma aceleração;
  4. À tendência do chassis de rolar quando forças laterais são aplicadas ao mudar de direção bruscamente, desviando de um trajeto reto e constante.

Já a função de controle da Extensão em um amortecedor resiste a outros tipos de movimentos, como:

  1. Movimento de extensão vertical da parte traseira do chassis causado pelas desacelerações e freadas;
  2. Movimento de extensão vertical da parte dianteira do chassis causado pelas acelerações;
  3. Movimento de extensão vertical na parte lateral do carro (no caso de uma curva) causado pela transferência de peso durante manobras e curvas;

A quantidade de resistência gerada na Compressão e Extensão do amortcedor aumentam ou diminuem conforme a velocidade com a qual o amortecedor é forçado a se movimentar. Velocidade baixas geram resistências baixas e movimentos em alta velocidade forçam resistências mais altas.

Controle do amortecedor em baixa velocidade

O movimento do amortecedor em baixa velocidade é aquele em que deslocamento do eixo está entre 1 e 10 polegadas (2,5 a 25 cm) por segundo.

ilustração técnica amortecedor bitubo

Essas velocidades mais baixas são normalmente associadas com os movimentos de suspensão causados pela rolagem do chassis ou pelo “mergulho” na entrada de curvas quando a repentina perda de velocidade é moderada. O controle de baixa velocidade influencia muito o projeto do amortecedor e os ganhos de desempenho relacionados com o equilíbrio do chassis e a re-distribuição de peso.

Cada amortecedor tem um pistão montado na extremidade do eixo e um ou mais pequenos buracos no pistão que permite que o fluido no interior possa fluir de um lado para o outro. O tamanho desses buracos de “sangramento” regulam a velocidade que o fluido vai e volta. É assim que os diferentes níveis de resistência são criados para o controle em baixa velocidade. Todos os ajustes de baixa velocidade, nos amortecedores que têm essa possibilidade são obtidos com a mudança do tamanho da abertura de “sangramento” para controlar a quantidade do fluxo.

Controle do amortecedor em alta velocidade

No controle em alta velocidade, o movimento do eixo está entre de 10 a 25 polegadas (25 a 62,5 cm) por segundo. Os tipos de movimentos das suspensões que geram as maiores velocidades do eixo nos amortecedores são:

  1. Saliências e reentrâncias na superfície (criam altíssimas velocidades);
  2. O motorista freando forte na entrada das curvas e acelerando forte na saída;
  3. Uma mudança repentina no ângulo da superfície da pista de rolagem.

Qual a importância do amortecedor correto para seu veículo

Agora que você sabe para que serve o amortecedor! E apesar de ser um “mistério” para motoristas e pilotos, os amortecedores do carro são responsáveis não apenas para dar conforto na direção e para os passageiros, evitando aquele tranco e solavacos, mas são itens essenciais para a segurança em situações inesperadas e potencializam muito a performance do veículo quando transitando em terrenos acidentados.

Por esse motivo, quando se trata de veículos offroad ou carros preparados para rally, o amortecedor correto pode ser um grande aliados para garantir mais potência, melhor dirigibilidade e ajudar a evitar acidentes.

Antes de se aventurar nas estradas de chão ou em competições, procure por um especialista e faça uma adaptação do seu veículo com amortecedores que possam te ajudar no uso que você vai fazer do carro. Os amortecedores monotubo tendem a ser os mais confortáveis e que garantem melhores performances, sendo usados por diversos campeões de grandes rallys internacionais. E você pode optar por amortecedores de tamanho original seguindo o indicado pelo fabricante do seu carro, ou investir em amortecedores sob medida customizandos no seu veículo para suas próprias aventuras.

O importante é você fazer uma escolha que te garanta melhores resultados, mais performance, mais segurança, e mais conforto.

 

Conteúdo colaborativo: Carlos Cintra Mauro (Lua)

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