A maioria dos motoristas não sabe para que serve o amortecedor do carro, e muito menos que sua evolução ao longo dos anos foi impulsionado pela necessidade de ganhos de performance em competições. O próprio amortecedor especial monotubo da OffShox, normalmente usado em rally, é um bom exemplo disso.
Muitos pilotos dizem que os amortecedores são uma das partes mais misteriosas do automóvel, mas garantem que existe um enorme potencial para ganhos de performance acertando no tipo de amortecedor usado nos rallys.
Com isso em mente, é hora de você saber a verdadeira importância dos amortecedores no carro, o que eles fazem e o que eles não fazem. Boa leitura!
Qual é a importância do amortecedor correto para seu veículo?
Apesar de ser um “mistério” para motoristas e pilotos, os amortecedores do carro são responsáveis não apenas para dar conforto na direção e para os passageiros, evitando aquele tranco e solavancos.
Por exemplo, os amortecedores são essenciais para a segurança em situações inesperadas e potencializam muito a performance do veículo quando transitando em terrenos acidentados.
Por esse motivo, quando se trata de veículos offroad ou carros preparados para rally, o amortecedor correto pode ser um grande aliado para garantir mais potência, melhor dirigibilidade e ajudar a evitar acidentes.
Antes de se aventurar nas estradas de chão ou em competições, procure por um especialista e faça uma adaptação do seu veículo com amortecedores que possam te ajudar no uso que você vai fazer do carro.
Os amortecedores monotubo tendem a ser os mais confortáveis e que garantem melhores performances, sendo usados por diversos campeões de grandes rallys internacionais.
Além disso, você pode optar por amortecedores de tamanho original seguindo o indicado pelo fabricante do seu carro, ou investir em amortecedores sob medida customizados no seu veículo para suas próprias aventuras.
O importante é você fazer uma escolha que te garanta melhores resultados, mais performance, mais segurança, e mais conforto.
Quais são os componentes do amortecedor?
Os amortecedores de carro são compostos por várias partes essenciais. Entre elas, a haste, o tubo, o pistão, as válvulas e o fluido hidráulico são as principais. A haste se move dentro e fora do tubo, que contém o pistão e o fluido. O pistão, equipado com válvulas, controla a passagem do fluido, absorvendo a energia dos impactos das rodas.
Qual é a principal função do amortecedor?
Sua principal função é dissipar a energia cinética gerada pelos movimentos verticais da roda, causados por irregularidades do terreno. Ao converter essa energia em calor, o amortecedor controla o movimento das molas, evitando oscilações excessivas da carroceria.
Ou seja, o amortecedor garante que seus pneus sempre toquem o chão, oferecendo mais estabilidade e conforto durante a sua viagem.
Quando trocar o amortecedor?
A resistência de um amortecedor pode variar devido a diferentes aspectos, incluindo o tipo de carro, a qualidade das estradas e o modo de condução. Apesar de não haver uma norma rígida, sugere-se substituir os amortecedores entre 50.000 e 100.000 quilômetros.
Contudo, é essencial observar sinais de desgaste, já que a necessidade de troca de amortecedor pode ocorrer tanto antes quanto depois desse período.
Quais são os principais sinais do mau funcionamento do amortecedor no carro?
Para analisar a necessidade de troca dos amortecedores, observe os seguintes sinais:
- aumento das oscilações da carroceria ao passar por irregularidades no asfalto;
- desgaste irregular dos pneus;
- dificuldade em manter o controle do veículo em curvas;
- aumento da distância de frenagem e ruídos estranhos na suspensão.
Caso perceba algum desses sinais, procure um profissional especializado para avaliar o estado dos amortecedores e realizar a troca, quando necessário.
O que os amortecedores fazem no veículo?
Para entender para que serve o amortecedor, é importante entender o que ele realmente faz no veículo e como ele auxilia nos movimentos do carro durante a direção. Sendo assim, os amortecedores:
- Controlam e limitam a velocidade no movimento do chassis e da suspensão;
- Dependendo do perfil de resistência, os amortecedores permitem movimentos mais ou menos rápidos de um canto da suspensão em relação a outros pontos do veículo;
- Regulam o tempo que um canto do carro demora para assumir uma nova altura enquanto em transição de altura e terrenos;
- Amortecedores ajudam na distribuição do peso nos quatro pontos de contato do carro com o solo, tanto em uma solo reto e uniforme, mas principalmente em um momento de transição de terrenos, lombadas ou na entrada e na saída de curvas.
O que os amortecedores não fazem no veículo?
Entendido o que um amortecedor faz no carro, mas o que ele não faz? Afinal, para saber para que serve um amortecedor você também precisa entender para o que ele não serve. Diferente do que muita gente pode pensar:
- Amortecedores não sustentam o carro;
- Amortecedores não afetam o equilíbrio do chassis no meio da curva;
- Amortecedores não são a solução para todos os problemas básicos de dirigibilidade.
Como funciona um amortecedor?
Os amortecedores fazem resistência ao movimento do carro usando um pistão e válvulas que são montadas em uma extremidade de um eixo e que se movimentam através de um ambiente líquido de óleo fino.
Esse fluido precisa passar através de furos, válvulas e aberturas nesse pistão, ao mesmo tempo em que o eixo é movimentado para dentro e para fora. A resistência é criada quando o fluido é forçado através das aberturas em cada um dos ciclos (compressão e extensão) do movimento.
Todos os amortecedores são, em princípio, de dois tipos: o bitubo e o monotubo, e podem ser pressurizados a gás ou não (baixa pressão). No amortecedor de bitubo, o tubo interno é onde o trabalho é feito e o tubo externo é um reservatório que contém quantidade extra de fluido.
Como funciona um amortecedor monotubo?
Um amortecedor monotubo pressurizado a gás tem um pistão separador que fornece uma selagem entre o nitrogênio pressurizado e o fluido do amortecedor.
Quando o eixo do amortecedor é empurrado para dentro do tubo e através do fluido ele desloca parte do líquido para baixo do pistão separador. O gás então é comprimido ao mesmo tempo em que o pistão separador se move dando espaço para o deslocamento.
Qual é a relação do amortecedor e das molas da suspensão?
Os amortecedores são usados primeiramente para controlar as oscilações causadas pelo movimento das molas, especialmente as helicoidais.
Quando é colocado peso em uma mola – aquela que suporta o peso do carro – se não for amortecida vai se comprimir e descomprimir em uma série de oscilações cada vez menores, durante um período relativamente longo.
Não existe nenhuma vantagem conhecida para esse tipo de reação e sim muitas desvantagens. Os amortecedores são usados para controlar este comportamento das molas.
Em qualquer veículo os amortecedores e as molas resistem às compressões ou golpes nos 4 cantos do veículo. Quando o mesmo canto tenta voltar à sua altura normal, a mola proporciona esse movimento, enquanto o amortecedor resiste a ele.
O controle desses dois movimentos de compressão (bump) e extensão (rebound) é a função primária do amortecedor.
Compressão e extensão do amortecedor
O lado de controle da compressão em um amortecedor resiste a alguns movimentos:
- Movimento de um canto do veículo quando saliências ou depressões na pista são atingidos;
- Movimento devido à transferência de peso para a parte dianteira durante a desaceleração e frenagem;
- Movimento devido à transferência de peso para a parte traseira durante uma aceleração;
- À tendência do chassis de rolar quando forças laterais são aplicadas ao mudar de direção bruscamente, desviando de um trajeto reto e constante.
Já a função de controle da extensão em um amortecedor resiste a outros tipos de movimentos, como:
- Movimento de extensão vertical da parte traseira do chassis causado pelas desacelerações e freadas;
- Movimento de extensão vertical da parte dianteira do chassis causado pelas acelerações;
- Movimento de extensão vertical na parte lateral do carro (no caso de uma curva) causado pela transferência de peso durante manobras e curvas.
A quantidade de resistência gerada na compressão e extensão do amortecedor aumentam ou diminuem conforme a velocidade com a qual o amortecedor é forçado a se movimentar. Velocidade baixas geram resistências baixas e movimentos em alta velocidade forçam resistências mais altas.
Controle do amortecedor em baixa velocidade
O movimento do amortecedor em baixa velocidade é aquele em que o deslocamento do eixo está entre 1 e 10 polegadas (2,5 a 25 cm) por segundo.
Essas velocidades mais baixas são normalmente associadas com os movimentos de suspensão causados pela rolagem do chassis ou pelo “mergulho” na entrada de curvas quando a repentina perda de velocidade é moderada.
O controle de baixa velocidade influencia muito o projeto do amortecedor e os ganhos de desempenho relacionados com o equilíbrio do chassis e a redistribuição de peso.
Cada amortecedor tem um pistão montado na extremidade do eixo e um ou mais pequenos buracos no pistão que permite que o fluido no interior possa fluir de um lado para o outro. O tamanho desses buracos de “sangramento” regulam a velocidade que o fluido vai e volta.
É assim que os diferentes níveis de resistência são criados para o controle em baixa velocidade. Todos os ajustes de baixa velocidade nos amortecedores que têm essa possibilidade são obtidos com a mudança do tamanho da abertura de “sangramento” para controlar a quantidade do fluxo.
Controle do amortecedor em alta velocidade
No controle em alta velocidade, o movimento do eixo está entre de 10 a 25 polegadas (25 a 62,5 cm) por segundo. Os tipos de movimentos das suspensões que geram as maiores velocidades do eixo nos amortecedores são:
- Saliências e reentrâncias na superfície (criam altíssimas velocidades);
- O motorista freando forte na entrada das curvas e acelerando forte na saída;
- Uma mudança repentina no ângulo da superfície da pista de rolagem.
Qual o perigo de andar com o amortecedor estourado?
Andar com o amortecedor estourado compromete a estabilidade do veículo, o que pode causar mais chances de acidentes. Com o amortecedor danificado, o carro tende a balançar mais, reduzindo a aderência dos pneus à pista, especialmente em curvas e frenagens. Essa condição também dificulta paradas mais seguras.
Além disso, a condução se torna mais desconfortável, afetando a capacidade de resposta do motorista a emergências.
Outros perigos são o desgaste acelerado de outros componentes do veículo e que amortecedores estourados também podem causar danos aos pneus, molas e outras partes da suspensão, resultando em custos de reparo mais elevados.
A vibração excessiva transmitida ao veículo pode afetar componentes eletrônicos e mecânicos, reduzindo a vida útil do carro. Tudo isso, enfatiza a importância de manter os amortecedores em bom estado para a segurança e a durabilidade do veículo.
O que estraga o amortecedor do carro?
Há diversas ações que podem causar o desgaste do amortecedor do carro. Por exemplo, a condução frequente em estradas esburacadas ou mal conservadas sujeita os amortecedores a esforços excessivos, acelerando seu desgaste.
O excesso de carga no veículo também pode prejudicar o funcionamento dos amortecedores, pois eles precisam suportar mais peso do que o projetado. Além disso, a falta de manutenção regular, como a verificação e troca de componentes da suspensão, contribui para o deterioramento precoce dos amortecedores.
Amortecedor de direção OffShox: conforto e segurança
Em resumo, a utilização de amortecedores adequados não apenas prolonga a vida útil do seu veículo, mas também personaliza a sua experiência ao volante. Ou seja, ao compreender sua função e importância, você também pode tomar decisões mais conscientes sobre a manutenção e a escolha dos amortecedores compatíveis com o seu estilo de condução.
Lembre-se, investir em amortecedores de qualidade é investir em uma experiência de direção mais segura, confortável e prazerosa. Se você busca um amortecedor de alta qualidade e durabilidade, conheça o Amortecedor Direção OffShox e garanta uma direção mais segura e estável.