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5 EQUIPAMENTOS OFF ROAD QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU 4X4

Todo off roader passou pela fase do do primeiro 4×4, e com ele possivelmente tiveram as maiores e mais marcante aventuras de suas vidas. Isso porque o primeiro veículo off road vem com muitos aprendizados e desafios: entender como funciona, como dirigir em diferentes terrenos, como equipar o 4×4 para diferentes aventuras. Nesse post vamos ajudar novos motoristas e proprietários de 4×4 iniciantes e experientes, apresentando alguns equipamentos off road essenciais para você ter o melhor proveito do seu veículo.

Afinal, qual acessório é realmente importante? Quais eu preciso investir e tomar cuidado na hora de equipar meu carro? Vamos descobrir juntos:

imagem comparando 2 veículos 4x4 suzuki Jimny: um equipado com atributos de fábrica e outro equipado customizado para trilhas e competições off road
A diferença entre um Jimny original de fábrica e uma totalmente equipado para trlhas

COMO ESCOLHER UM CARRO OFF ROAD

O melhor 4×4 é aquele que o seu dinheiro pode comprar! Não deixe de entrar neste maravilhoso universo por conta de algum “trocado”, obviamente é necessário guardar as devidas proporções nesta frase, pois um 4×4 caindo aos pedaços de nada adiantará e, certamente, será um dificultador quando você ainda não tem muita experiência na manutenção e cuidados, e corre o risco de ter problemas ao longo da primeira trilha.

Mas que fique claro: o melhor veículo nem sempre é o que está mais equipado. O melhor é o mais confiável, e isso quer dizer que ele deve ter o essencial para te ajudar quando você precisar. Seja na segurança ou nos acessórios que vão te salvar de um atolamento, por exemplo.

O tipo de terreno também é importante na escolha do seu primeiro 4×4, se a escolha for para andar em solos mais desagregados (areia, lodo, pântano) o peso do veículo deve ser baixo e a potência (relativa ao peso) alta. Já os veículos mais robustos e normalmente mais pesados pesados atolam mais facilmente e são difíceis de resgatar. Mas se a ideia é partir para longas expedições em asfalto ou pedriscos, um 4×4 movido a diesel pode ser o ideal, pois o consumo é menor, oferecendo uma autonomia maior.

MANUTENÇÃO: FIQUE DE OLHO NA SUSPENSÃO

Por incrível que pareça, um dos pontos mais negligenciados pelos proprietários dos carros no Brasil é a manutenção.

No caso da aquisição de um veículo semi novo, de nada adianta pagar um alto preço em seu primeiro 4×4, instalar vários equipamentos off-rad e depois descobrir que o dono anterior nunca havia trocado os lubrificantes da transmissão, por exemplo.

Tome cuidado na hora da compra e consulte um mecânico especializado, pois as diferenças entre os veículos normais e os 4×4 são muito grandes em diversos aspectos. Principalmente quando se olha apenas rodagem de motor e aspectos visuais, mas não se considera customizações e desgastes diversos que o veículo pode ter sofrido em suas aventuras.

Se tratando de off road, o sistema de suspensão merece atenção especial, pois tem importância vital na transposição de obstáculos e enfrentamento de diferentes tipos de terrenos numa trilha. Verifique você ou peça para um mecânicos especializado observar o estado dos jumelos, buchas, amortecedores, batentes e se no trajeto da suspensão ao pneu há algum sinal de contato – que percebe-se quando a tinta foi removida – pois isto pode ser indício que existem componentes com folga.

Lembre-se, componentes como amortecedores tem uma vida útil encurtada em caso de uso extremo.

EQUIPAMENTOS OFF ROAD: 5 ITENS QUE NÃO PODEM FALTAR

Equipar um 4×4 hoje em dia é muito fácil, mas com a mega quantidade de informações disponíveis por aí, entre blogs, canais de YouTube e sites especializados, as opções de equipamentos off road são tantas que até os mais experientes podem ficar em dúvida.

Então, vamos te ajudar a entender o que você precisa para começar sua vida no off road e quais equipamentos off road são essenciais para seu novo 4×4.

pneu de um jipe sujo de lama observado de perto no ângulo traseiro do carro

PNEUS ADEQUADOS PARA OFF ROAD

O que se deve buscar com relação a pneus? Os mais largos e maiores são mais adequados para terrenos com solo desagregado, já os mais estreitos a solos mais agregados.

Quanto ao traçado, um pneu do tipo “MUD” irá se “dissolver” no asfalto em altas velocidades, também não sendo adequado para pedriscos – as pedras aderem aos espaços vazios dos pneus, sendo arremessadas longe, gerando perigo para o seu e para os outros veículos da rodovia.

Talvez o traçado ideal seja, em um primeiro momento, o famoso pneu AT (do inglês All Terrain) ou todo terreno, que é um pneu que não tem um desempenho excelente em nenhum terreno, é o famoso “genérico” que funciona razoavelmente bem em todos os terrenos.

Muito cuidado ao trocar as medidas dos pneus que originalmente equipam o seu 4×4. Pneus maiores nem sempre garantem “direito de passagem” em qualquer obstáculo, eles podem forçar a suspensão, o conjunto da direção e a transmissão, deixando o carro mais lento.

Cuidado também com a troca das medidas dos pneus em carros com tração integral, medidas diferentes na frente e atrás certamente causarão prejuízos ao sistema de tração, às vezes com consequências sérias e caras!

E tenha sempre atenção com a calibragem usada no seu pneu off road. Cada tipo de pneu e de terrenos exigem um cuidado diferente e uma pressão adaptada dentro do pneu.

PONTO DE ANCORAGEM

Antes de ir para a primeira trilha é muito importante se certificar que seu 4×4 possua um ponto de ancoragem.

Esse é um equipamento off road essencial, pois nenhum veículo poderá ser resgatado com segurança se um bom ponto de ancoragem não estiver presente. Aliás, é importante ter dois pontos, um na frente e outro atrás, aumentando assim as possibilidades de resgate.

jipes 4x4 na cor vemerlha transitando um atrás do outro em uma trilha de terra com terreno acidentado no meio da mata

CINTA DE REBOQUE E ANILHAS PARA RESGATE

A cinta de reboque e as anilhas são um suporte complementar e essencial para os pontos de ancoragem. Procure cintas e anilha de boa procedência, pergunte a colegas do off road ou pesquise por relatos online, elas precisam te dar suporte para sair com garantia de diferentes dificuldades, seja um atoleiro ou até para superar um desnível mais complicado com a ajuda dos colegas e seus guinchos.

Se puder, invista nas que resistem a 10 toneladas de tração, e que durarão muito mais tempo, desde que bem conservadas. Vale a pena investir em um equipamento off road melhor, pois este equipamento pode ser seu companheiro em muitas trilhas e te garantir em situações de maior risco.

Parte frontal de um jipe 4x4 mostrando os equipamentos off road de reboque

PROTETORES EVITAM DANOS MECÂNICOS NO SEU 4X4

Uma “armadura” na parte inferior certamente irá ter um custo para o novo off roader, mas o prejuízo de se encontrar uma pedra escondida no meio da lama ou da água que possa danificar a carcaça do diferencial, por exemplo, pode ser muito mais caro do que o protetor que evitaria este acidente.

Investir em segurança é essencial para os desafios off road que você irá enfrentar. Tanto segurança para você como para o veículo como um todo. Se você já está investindo em um 4×4 potente, é bom garantir que ele tenha durabilidade.

Os protetores de carroceria também são importantes, mas esses você pode deixar para investir com mais tempo e não logo nos primeiros equipamentos off road que for inicluir. Pois normalmente eles costumam ter valores mais elevados e os acidentes que eles protegem não têm um valor tão alto de correção, como batidas e riscos causados por árvores, galhos ou até mesmo barrancos.

GUINCHO: GARANTIA DE NÃO FICAR PELO CAMINHO

Normalmente os iniciantes não equipam seus 4×4 com guinchos, mesmo sabendo que é um item com múltiplas utilidades.

O universo off road é guiado pelo companheirismo e parceria dos pilotos. Então além de ter equipamentos que vão te ajudar a sair de problemas, é importante ter um equipamento que, além de te ajuda, pode ser usado para ajudar os outros pilotos da trilha.

Um carro equipado com um guincho é muito mais preparado para as trilhas do que um sem, acontece que, nas primeiras trilhas, o iniciante sempre estará (ou deveria estar) acompanhado de pelo menos outro carro e assim, se os companheiros forem de confiança, certamente estarão disponíveis para executar o resgate.

Detalhe de equipamentos off road de um carro 4x4 destacando o aparelho de guincho instalado na frente do veículo

Vale lembrar que o guincho não é só para tirar um colega do atoleiro, ele pode ajudar você e seu veículo a ter um apoio para sair sozinho de um lamaçal, para superar desníveis mais complicados que tenham base de apoio no topo, e também para te ajudar a abrir caminho caso algum tronco ou pedras estejam caídos no caminho.

Apenas a experência vai te mostrar o como um guincho, e estes outros equipamentos essenciais, podem te ajudar em situações que você nem imagina.

INFORMAÇÃO É O SEGREDO NA ESCOLHA DE EQUIPAMENTOS OFF ROAD

Se por um lado é necessário ter cuidado com as informações que você encontra, por outro lado é ótimo você ter tantas opções de conteúdos e influenciadores falando sobre o universo off road. Assim você tem uma base enorme para comparar o que é dito e experimentar.

Os off roaders principiantes podem até baixar manuais de utilização originais (ou copiados dos originais) obtendo assim todas as informações necessárias para a correta condução de seu 4×4. Mas podem também acessar fóruns e páginas online para ver como outros proprietários equipam e cuidam dos seus carros.

Se esta pesquisa for feita anteriormente à aquisição de equipamentos off road, melhor ainda! Assim o principiante poderá optar pelo melhor equipamento que o seu dinheiro poderá comprar, fazendo um investimento consciente e evitando o ‘barato que sai caro”. Faça a lição de casa, pesquise, estude, avalie e depois, com a cabeça fria, distante de emoções, faça o negócio.

Uma coisa é certa, quem adquire um 4×4 irá, um dia ou outro, ter a necessidade de fazer uma trilha, pegar um “barro” ou mesmo viajar por muitos quilômetros. Foi para isso que estes carros foram projetados.

Se depois, com o 4×4 preparado, com os equipamentos off road a bordo e o destino definido, você superar um ou dois obstáculos mais difíceis (sorte de principiante), e, de repente ficar “preso” em um lugar que ninguém ficou, não desanime, não existe off roader que nunca atolou e, lembre-se: atolar faz parte da brincadeira.

2 respostas

  1. Boa noite!!
    Gostaria de uma orientação, estou me organizando para iniciar no Overland, contudo minha dúvida está se o mais indicado é um veículo 4×4 a diesel ou não há problema em ser um 4×4 a gasolina?
    Digo isto por conta dos custos mais alto com manutenção, seguro e outros que o veículo a diesel necessita!

    1. Olá, obrigado pelo seu contato. Cada tipo de veículo terá suas vantagens e desvantagens. A manutenção, com certeza, é um fator a ser levado em conta. Mas é importante considerar também todo o tipo de utilização você fará do veículo e com que frequência, já que o consumo e o desgaste do veículo em uso urbano pode muitas vezes ser maior que na estrada. Além disto, ultimamente o diesel já não tem uma diferença de preço da gasolina como até bom tempo atrás.

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