Encontre o OffShox para seu veículo

Para suspensão modificada

CARROS PARA VIAJAR: CONFIRA BOAS OPÇÕES PARA LONGAS DISTÂNCIAS

Mais do que questão de gosto, a escolha de um carro para viajar, deveria sempre considerar um critério básico: adequação ao tipo de viagem que se deseja fazer.

Neste artigo, vamos abordar os aspectos que definem um bom veículo para o overland, que para quem não está familiarizado com o termo em inglês, significa viagens de longas distâncias ou expedições com trajetos que, na maioria das vezes, cruzam paisagens com diferentes condições climáticas e de terreno.

Se ganhar o mundo viajando de carro é seu sonho, aproveite, este texto é para você.

CARROS PARA VIAJAR: 6 OPÇÕES DE DIFERENTES ESTILOS E CUSTOS

Apesar do Brasil ainda não despontar como um dos principais mercados foco das grandes marcas, por isso, muitos modelos lançados no exterior acabam nem chegando ao país, a variedade de bons carros para viajar é considerável.

Portanto, não é tarefa fácil listar os principais, razão pela qual limitamos a uma relação com 10 modelos tops, um de cada marca, e ainda, pensando em overland, viagens de grandes distâncias.

carros para viajar
Toyota Land Cruiser Prado da Expedições Guará preparada overland e equipada com OffShox na suspensão. Foto:@expedicoesguara

TOYOTA LAND CRUISER PRADO 4X4 3.0 TURBO

Motorização – 3.0
Combustível – Diesel
Potência – 131 cv
Torque – 34,98 kgf.m
Velocidade Máxima – 170 km/h
Consumo estrada – 9,9 km/l
Câmbio automático de – 4 marchas
Tração – 4×4
Peso – 2.027 kg
Tanque – 87 litros
Porta-Malas – 620 litros
Ocupantes – 8
Suspensão dianteira – tipo braços triangulares e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidais.
Suspensão traseira – tipo trailing arm e traseira com barra estabilizadora, roda tipo rígida e molas helicoidais.

MITSUBISHI OUTLANDER 2.0 16V

Motorização – 2.0
Combustível – Gasolina
Potência – 160 cv
Torque – 20,1 kgf.m
Velocidade Máxima – 193 km/h
Consumo estrada – 10,1 km/l
Câmbio automático CVT com modo manual
Tração – 4×4
Peso – 1.425 kg
Tanque – 63 litros
Porta-Malas – 829 litros
Ocupantes – 5
Suspensão dianteira – tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidais.
Suspensão traseira – tipo multibraço e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidais.

LAND ROVER DEFENDER 110 4X4 2.5 SW

Motorização – 2.0
Combustível – Gasolina
Potência – 300 cv
Torque – 40,8 kgf.m
Velocidade Máxima – 145 km/h
Consumo estrada – 16 km/l
Câmbio Mecânico de 5 marchas
Tração – 4×4 integral
Peso – 1980 kg
Tanque – 80 litros
Porta-Malas – 1.030 litros
Ocupantes – 5
Suspensão dianteira – Eixo rígido com molas helicoidais.
Suspensão traseira – Eixo rígido com molas helicoidais.

MITSUBISHI PAJERO DAKAR 3.2 HPE 4WD

Motorização – 3.5
Combustível – Álcool/Gasolina
Potência – 200 cv
Torque – 31,5 kgf.m
Velocidade Máxima – 185 km/h
Consumo estrada – 11 km/l
Câmbio automático de 5 marchas
Tração – 4×4
Peso – 2.005 kg
Tanque – 90 litros
Porta-Malas – 205 litros
Ocupantes – 7
Suspensão dianteira – tipo braços triangulares e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidais.
Suspensão traseira – tipo multibraço e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidais.

CHEVROLET TRACKER 1.2 TURBO PREMIER

Motorização – 1.2
Combustível – Álcool/Gasolina
Potência 132 cv
Torque – 19,4 kgf.m
Velocidade Máxima – 198 km/h
Consumo estrada – 13,5 km/l
Câmbio automático de 6 marchas
Tração – 4×2
Peso – 1.271 kg
Tanque – 44 litros
Porta-Malas – 393 litros
Ocupantes – 5
Suspensão dianteira – tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidais.
Suspensão traseira – tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidais.

RENAULT DUSTER 1.6

Motorização – 1.6
Combustível Álcool/Gasolina
Potência – 120 cv
Torque – 16 kgf.m
Velocidade Máxima – 173 km/h
Consumo estrada – 11,2 km/h
Câmbio manual de 5 marchas
Tração – 4×2
Peso – 1.255 kg
Tanque – 50 litros
Porta-Malas 475 litros
Ocupantes – 5
Suspensão dianteira – tipo McPherson, roda tipo independente e molas helicoidais.
Suspensão traseira – tipo eixo de torção e traseira com barra estabilizadora, roda tipo semi-independente e molas helicoidais.

 

carros para viajar
L200 Triton do Rogério Braga equipada com Kit Lift da OffShox 2″, durante expedição ao Jalapão. Foto: @triton4x4club

AS PICK UPS SÃO BONS CARROS PARA VIAJAR?

A ideia que pick ups são feitas só para o trabalho vem mudando radicalmente nos últimos anos: elas estão mais sofisticadas, incorporando tecnologias voltadas para o conforto e segurança e se aproximando cada vez mais do conceito de um carro de passeio.

Isso fica evidente quando observamos a quantidade de SUVs derivados de plataformas originalmente desenvolvidas para as pick ups, resultando em carros que aliam robustez e conforto.

As pick ups têm características para serem ótimos carros para viagem como: posição de dirigir alta, capacidade de carga, vão livre do solo alto, rodas grandes e motorização potente, mas como são desenvolvidas para carregar peso, de maneira geral, falta um ajuste melhor da suspensão para entregar mais estabilidade e conforto.

As suspensões de pick ups quando preparadas com amortecedores monotubo, ganham outro desempenho no quesito dirigibilidade, reduzindo o desconforto provocado pelo desequilíbrio da carroceria, aquela deficiência de jogar os passageiros de um lado para outro do carro durante as curvas e desvios, ou excessivamente para a frente a cada freada.

Essas sensações incômodas, típicas de veículos utilitários grandes, em viagens de longa distância, podem tornar o caminho cansativo e prejudicar a satisfação de uma boa viagem.

Mas, melhorando a estabilidade e o conforto através de um ajuste da suspensão, poderíamos com certeza incluir algumas delas na lista acima, de bons carros para viajar.

O QUE AVALIAR NO MOMENTO DE ESCOLHER UM CARRO PARA VIAJAR?

São muitos os detalhes a considerar na escolha de um carro para viagem, mas quatro são essenciais, pois podem influenciar diretamente no sucesso de uma viagem de longa distância para destinos mais remotos que apresentem grandes desafios no caminho.

  • Espaço
  • Mecânica
  • Consumo
  • Conforto

ESPAÇO – CARRO PARA VIAJAR QUE CARREGA TUDO O QUE VOCÊ PRECISA

Antes de comprar um carro para viajar, certifique-se do limite de peso que ele pode carregar, pois, mesmo que se trate de um veículo potente com tração 4×4, se rodar sobrecarregado vai afetar a eficiência e o desempenho da tração nas 4 rodas.

Além disso, tenha certeza de que a suspensão do carro esteja equipada com molas e amortecedores capazes de sustentar com eficiência todo o peso extra e ainda garantir a estabilidade e o conforto necessários para um carro de viagens de longas distâncias.

Por fim, pense se tem lugar para uma boa acomodação de tudo o que você vai transportar, para ter uma distribuição de peso equilibrada e sem roubar espaço dos passageiros.

MECÂNICA – MODELO CONFIÁVEL E FÁCIL DE CONSERTAR

Os carros estão cada vez mais eletrônicos e aqueles conhecimentos básicos de mecânica podem ser insuficientes até para resolver pequenas panes no motor.

Mas, mesmo que você seja bem iniciado em mecânica, vale considerar na hora de escolher um carro para viajar, se é um modelo confiável, bem conhecido pelas oficinas em geral, com facilidade de se encontrar peças no mercado de reposição e se a marca possui revendas e assistências autorizadas nas regiões ou países que você irá percorrer.

CONSUMO – BOA AUTONOMIA E CONSUMO NA MÉDIA DA CATEGORIA

Carros para viajar, grandes e com motores potentes, não estão entre os veículos mais econômicos, e este fator, quando somado a um tanque com pouca autonomia pode se tornar algo indesejado em viagens de longas, exigindo muitas paradas e uma boa logística para não ser pego de surpresa em algum trecho sem ponto de abastecimento próximo.

CONFORTO – CARRO PARA VIAJAR E VOCÊ CHEGAR COM DISPOSIÇÃO E ENERGIA

O conforto está relacionado com todos os fatores de interação do carro com o condutor e passageiros, como: qualidade dos bancos, regulagem da posição de dirigir, facilidade de acesso e automação dos instrumentos, climatização e ao próprio espaço interno destinado aos viajantes do banco traseiro, citando apenas algumas características básicas.

No entanto, outros fatores relacionados com o desempenho de um carro para viajar, como dirigibilidade, equilíbrio do carro e até mesmo ruído do motor, podem determinar o quanto de energia o condutor vai despender durante a viagem e quão cansado chegará no seu destino.

AFINAL, OS MELHORES CARROS PARA VIAJAR SÃO 4X4 OU 4X2?

É inquestionável a sensação de segurança que um veículo 4×4 proporciona no overland, graças aos recursos da tração nas 4 rodas e torque para enfrentamento das dificuldades dos diversos tipos de terreno, como pistas escorregadias, aclives acentuados, estradas de pedra, areia, alagados, etc.

Agora, é sempre bom considerar, que apesar de oferecer muitas vantagens, um 4×4 representa um custo maior desde a aquisição até a sua manutenção: consomem mais combustível, são caros para consertar, necessitam trocas de óleo frequentes e ainda tem um seguro mais caro.

Então, faça a pergunta: você realmente precisa ou quer um carro 4×4? Se a resposta for sim, embarque nesta viagem.

COMO PREPARAR OS CARROS PARA VIAJAR?

Para responder esta questão, passamos a palavra para nosso usuário dos amortecedores OffShox, especialista em overland, Ricardo Pocholo, do canal Serial Trippers do Youtube.

A especialidade da OffShox é desenvolver amortecedores para oferecer a melhor experiência de dirigir nos mais diversos tipos de terreno, mas apesar de a suspensão ter papel fundamental no sucesso do overland, existem vários outros fatores que a prática mostra, precisam de atenção no preparo de um carro para viajar.

Portanto, nada mais válido do que as dicas de quem é especialista em viagens de longa distância e com uma boa dose de aventura – confira no vídeo!

Leia também: conheça os benefícios da Tecnologia Monotubo dos amortecedores OffShox na suspensão dos diversos modelos de carro.

CONCLUSÃO: ESCOLHA DO CARRO PARA VIAJAR FEITA! AGORA, FOQUE NO PRAZER DA AVENTURA

A escolha e a preparação do carro para viajar, toma boa parte do tempo de planejamento de viagens de longa distância e duração, além é claro, de recursos também.

Por isso, é bom colocar limites nestas tarefas, sabendo que sempre poderá faltar algum detalhe que você gostaria que ficasse de outra forma.

E, mesmo que você não tenha o melhor dos mundos, assegure-se que tenha o essencial para garantir um carro confiável e seguro, com a capacidade de carga que você precisa, motorização eficiente e uma suspensão ajustada para promover conforto e estabilidade.

Escolha e preparação feitas, é hora de realizar o sonho, curtir a grande experiência do caminho, as surpresas de cada destino e o prazer de viver a jornada.

Seja vivendo os dias a bordo de um motorhome ou dormindo numa barraca de teto, viajar será sempre uma das melhores coisas da vida.

Boa viagem!

Que tal nos ajudar a completar esta lista de opções de carro para viajar?
Deixe sua indicação nos comentários – bora lá!

Conheça as opções da OffShox para a suspensão do seu carro!

E aí, gostou deste artigo? Que tal conferir outros conteúdos sobre o assunto no blog da OffLimits?

5 respostas

  1. Olá,
    Ótimas opções como TOYOTA LAND CRUISER PRADO, MITSUBISHI PAJERO DAKAR E OUTLANDER, LAND ROVER DEFENDER, outras nem tanto.
    Mas faltou a 4×4 raiz rainha das estradas que é SUBARU FORESTER XT, 2.0, com 240 CV e 35,7kgfm de torque.
    Testem e me digam se estou exagerando.
    Abraços.

    1. Opaa, até que enfim alguém fala do SUBARU!
      Esse modelo XT turbo é um show, tenho amigo que ja rodou muito.
      Mas eu estou procurando algo menor.
      Vou fazer alguns caminhos pelo Brasil e para isso estou na duvida.
      Opções:
      1- SUBARU XV 2.0 2021 (gasolina) ou 2022 Hibrido ( acho meio fraco por ser hibrido), dizem que Subaru não quebra.
      2- Mitsubishi ASX 2020 AWD Flex (gostei por ser FLEX)
      3- Jeep Compass Trailhawk 2.0 2021 Diesel ( vejo nele o problema do Biodiesel e o alto valor de peças)
      4- Mitsubishi Eclipse Cross HPE AWD 2024 1.5
      O que me diz?
      Aceito sugestões!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe esta publicação

Você vai ler nesse post

Posts Relacionados

4 Dicas De Manutenção Para Preservar Seu 4×4 Após Cada Trilha O off-road é uma atividade emocionante que...
Você sabe o que é 4×4? Se você é fã de off-road, com certeza conhece o termo. Mas...
Você sabe qual a vida útil de um amortecedor?   A vida útil de um amortecedor pode variar...
Quem conhece um pouco das competições de off-road, com certeza já ouviu falar sobre o Rally dos Sertões....

VOCÊ ENCONTROU O AMORTECEDOR PARA SEU CARRO?