Encontre o OffShox para seu veículo

Para suspensão modificada

Trilhas de carro: Guia com as mais famosas do Off-Road

Pegue seu 4×4 e venha descobrir as melhores trilhas desse Brasilzão, que oferece caminhos com uma natureza exuberante! Seja litoral, montanhas ou mata, neste artigo vamos listar algumas opções para o seu próximo off-road.

 

As 7 melhores trilhas do Brasil

São inúmeras as trilhas legais que existem no Brasil. Mas nem todas são agradáveis para quem não prepara seus carros para trilha da maneira adequada. A Offshox tem sido parceira de milhares de aventureiros que desbravam as trilhas com a suspensão correta para seus 4×4, deixando suas aventuras independentemente do terreno, mais seguras e prazerosas. Então vamos às nossas escolhas. Para abrir a lista, uma trilha em Minas Gerais, estado natal da Offshox!

 

  • Serra da Canastra, Minas Gerais: O Parque Nacional da Serra da Canastra, região produtora dos premiados queijos, reúne uma série de trilhas e cachoeiras exuberantes e também protege uma das principais nascentes, a do Rio São Francisco. É recomendável para os visitantes com um veículo normal, que venham pela estrada de Canteiros. Já para os carros de trilha 4×4, que querem uma certa dificuldade (principalmente nos períodos de chuva), podem optar pela travessia da Serra da Babilônia. 

 

  • Serra da Mantiqueira, São Paulo/Minas Gerais: A partir da cidade de São Paulo no sentido de São José dos Campos, há um trajeto que pode ser percorrido pelo asfalto e por diversas estradinhas de terra, que leva até a cidade de São Francisco Xavier. Além da trilha Off-road, chegando à cidade de Monte Verde, já em Minas Gerais, você contempla uma região repleta de montanhas e cachoeiras que formam uma paisagem única.

 

  • Serra da Bocaina, São Paulo: A Serra da Bocaina está localizada no meio do caminho entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Para os aventureiros, há diversas atrações além de uma história e natureza. O Parque Nacional da Serra da Bocaina é reconhecido pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera, e conta com mais de 100 mil hectares. É mais fácil explorá-la por partes, dividindo em dois cenários: 
  • a parte alta ou a parte norte: com as principais trilhas, vales, cachoeiras, mirantes, fazendas.
  • a parte baixa ou a parte sul: o litoral, onde encontram-se as piscinas naturais e praias rodeadas de Mata Atlântica.

 

  • Trilha Castelhanos, São Paulo: Um percurso para quem realmente ama colocar seu 4×4 para “trabalhar”. Essa é uma trilha que recomendamos fazer, apenas quem tem muita experiência. Ela é repleta de buracos e obstáculos que exigem habilidades mais avançadas. Quase ao final da trilha, há um pequeno riacho. Verifique um ponto que a água esteja mais baixa e que não haja buracos. Ao fim da primeira fase da trilha, você chegará à Praia de Castelhanos, com 1.500 metros com águas cristalinas e riquíssimo em vida marinha, um verdadeiro prato cheio para os mergulhadores de plantão.

 

  • Serra do Rio do Rastro, Santa Catarina: A Serra do Rio do Rastro começa na cidade de Lauro Müller, com um trecho de 12 km de curvas sinuosas e 1470 metros de altitude que termina em Bom Jardim da Serra. De lá, você é agraciado com vista deslumbrantes com 3 grandes cânions, cachoeiras e campos de araucárias. Aconselhamos também, seguir até Urubici que conta com mais de 80 cachoeiras catalogadas. 

 

  • Cânions de Aparados da Serra, Rio Grande do Sul: A região do Parque Nacional de Aparados da Serra fica a 180 km de Porto Alegre. Sem dúvidas, está entre as mais belas do país e proporciona diferentes desafios para os praticantes do Off-road, nas várias trilhas que existem em meio à exuberância dos cânions. As travessias dos rios Passo da Ilha e Passo do S são bastante desafiadoras e devem ser feitas com a ajuda de um guia local. As vistas da Cachoeira dos Rodrigues e da Cachoeira dos Venâncios são paradas obrigatórias.

 

  • Pegadas no Cerrado, Goiás: Na fronteira sudoeste do estado de Goiás, está localizada a cidade de Caiapônia, com mais de 100 cachoeiras catalogadas, entre Jataí e Aragarças. Entre as cachoeiras, destaca-se a Salto do Paraguassú, com uma queda de 96 metros e praia particular, onde só é possível chegar com um carro 4×4.

Melhores trilhas com as melhores escolhas 

A listagem acima são boas sugestões de trilhas off-road para você realizar com seu carro 4×4. Agora, aqui vão alguns apps que podem auxiliar as suas aventuras:

Wikiloc 

O Wikiloc é um dos aplicativos mais populares entre os praticantes de trilhas, com mais de 29 milhões de viagens registradas na plataforma. Pode ser utilizado para consultar rotas populares e caminhos já conhecidos por outras pessoas, monitorar o seu trajeto em tempo real e disponibilizar informações sobre tempo, distância percorrida, elevação e a rota realizada. Assim, é possível compartilhar o resultado com a comunidade e descrever sua experiência Off-road.

Bússola 

O aplicativo informa sua localização atual, elevação e a direção para a qual seu celular está apontando. Na versão IOS, existem funcionalidades para manter a direção bloqueada ou acessar a sua localização pelo Mapas, mas conforme a própria Apple ressalta, o app pode sofrer interferências de dispositivos externos e recomenda que seu uso seja feito apenas para funções básicas.

MAPS.ME

No trajeto de uma trilha de carro, a conexão com a internet do seu celular pode ser nula ou passar por instabilidades. Para evitar se perder, ou sair da sua rota, vale a pena utilizá-lo, pois ele disponibiliza um modo Offline e pode armazenar as suas rotas mesmo sem nenhum sinal de dados móveis. A configuração inicial deve ser feita com a internet conectada, assim é possível fazer o download dos mapas da sua região antecipadamente. 

O MAPS.ME também pode ser usado para substituir um app tradicional de navegação. A plataforma disponibiliza informações sobre pontos turísticos e estabelecimentos comerciais, além de disponibilizar modos de rotas para carros.

Check List 

Além da ajuda digital, também listamos algumas coisas para você colocar com segurança, o seu carro na trilha:

 

  • Amortecedor off-road
  • Condições do motor
  • Funcionamento do câmbio
  • Estado dos freios
  • Funcionamento dos faróis
  • Estado dos pneus
  • Níveis de água e fluído

 

Pronto para colocar seu carro 4×4 na trilha?

Além dos cuidados com o seu veículo, pesquise sobre a região que será explorada e conte com um GPS, que será muito útil, inclusive em casos de emergência. Outros itens como uma boa lanterna, um kit básico de ferramentas e um galão de combustível extra, serão bem-vindos no seu bagageiro. A dica de ouro aqui é, prepare a suspensão para a trilha. Um amortecedor off-road pode mudar a sua experiência. Conte sempre com a Offshox e seus especialistas para te auxiliar e deixar sua aventura off-road mais segura e preparada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe esta publicação

Você vai ler nesse post

Posts Relacionados

O que é tração e como funciona a tração?  Tração é a quantidade de força que o motor...
Quem conhece um pouco das competições de off-road, com certeza já ouviu falar sobre o Rally dos Sertões....
Muita gente se apaixona pelo universo das trilhas e competições Off Road, mas fica meio perdido com alguns...

VOCÊ ENCONTROU O AMORTECEDOR PARA SEU CARRO?