BUSCA RÁPIDA!
Modelo do seu veículo
Modelo

Trilhas de carro: Guia com as mais famosas do Off-Road

Pegue seu 4×4 e venha descobrir as melhores trilhas desse Brasilzão, que oferece caminhos com uma natureza exuberante! Seja litoral, montanhas ou mata, neste artigo vamos listar algumas opções para o seu próximo off-road.

 

As 7 melhores trilhas do Brasil

São inúmeras as trilhas legais que existem no Brasil. Mas nem todas são agradáveis para quem não prepara seus carros para trilha da maneira adequada. A Offshox tem sido parceira de milhares de aventureiros que desbravam as trilhas com a suspensão correta para seus 4×4, deixando suas aventuras independentemente do terreno, mais seguras e prazerosas. Então vamos às nossas escolhas. Para abrir a lista, uma trilha em Minas Gerais, estado natal da Offshox!

 

  • Serra da Canastra, Minas Gerais: O Parque Nacional da Serra da Canastra, região produtora dos premiados queijos, reúne uma série de trilhas e cachoeiras exuberantes e também protege uma das principais nascentes, a do Rio São Francisco. É recomendável para os visitantes com um veículo normal, que venham pela estrada de Canteiros. Já para os carros de trilha 4×4, que querem uma certa dificuldade (principalmente nos períodos de chuva), podem optar pela travessia da Serra da Babilônia. 

 

  • Serra da Mantiqueira, São Paulo/Minas Gerais: A partir da cidade de São Paulo no sentido de São José dos Campos, há um trajeto que pode ser percorrido pelo asfalto e por diversas estradinhas de terra, que leva até a cidade de São Francisco Xavier. Além da trilha Off-road, chegando à cidade de Monte Verde, já em Minas Gerais, você contempla uma região repleta de montanhas e cachoeiras que formam uma paisagem única.

 

  • Serra da Bocaina, São Paulo: A Serra da Bocaina está localizada no meio do caminho entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Para os aventureiros, há diversas atrações além de uma história e natureza. O Parque Nacional da Serra da Bocaina é reconhecido pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera, e conta com mais de 100 mil hectares. É mais fácil explorá-la por partes, dividindo em dois cenários: 
  • a parte alta ou a parte norte: com as principais trilhas, vales, cachoeiras, mirantes, fazendas.
  • a parte baixa ou a parte sul: o litoral, onde encontram-se as piscinas naturais e praias rodeadas de Mata Atlântica.

 

  • Trilha Castelhanos, São Paulo: Um percurso para quem realmente ama colocar seu 4×4 para “trabalhar”. Essa é uma trilha que recomendamos fazer, apenas quem tem muita experiência. Ela é repleta de buracos e obstáculos que exigem habilidades mais avançadas. Quase ao final da trilha, há um pequeno riacho. Verifique um ponto que a água esteja mais baixa e que não haja buracos. Ao fim da primeira fase da trilha, você chegará à Praia de Castelhanos, com 1.500 metros com águas cristalinas e riquíssimo em vida marinha, um verdadeiro prato cheio para os mergulhadores de plantão.

 

  • Serra do Rio do Rastro, Santa Catarina: A Serra do Rio do Rastro começa na cidade de Lauro Müller, com um trecho de 12 km de curvas sinuosas e 1470 metros de altitude que termina em Bom Jardim da Serra. De lá, você é agraciado com vista deslumbrantes com 3 grandes cânions, cachoeiras e campos de araucárias. Aconselhamos também, seguir até Urubici que conta com mais de 80 cachoeiras catalogadas. 

 

  • Cânions de Aparados da Serra, Rio Grande do Sul: A região do Parque Nacional de Aparados da Serra fica a 180 km de Porto Alegre. Sem dúvidas, está entre as mais belas do país e proporciona diferentes desafios para os praticantes do Off-road, nas várias trilhas que existem em meio à exuberância dos cânions. As travessias dos rios Passo da Ilha e Passo do S são bastante desafiadoras e devem ser feitas com a ajuda de um guia local. As vistas da Cachoeira dos Rodrigues e da Cachoeira dos Venâncios são paradas obrigatórias.

 

  • Pegadas no Cerrado, Goiás: Na fronteira sudoeste do estado de Goiás, está localizada a cidade de Caiapônia, com mais de 100 cachoeiras catalogadas, entre Jataí e Aragarças. Entre as cachoeiras, destaca-se a Salto do Paraguassú, com uma queda de 96 metros e praia particular, onde só é possível chegar com um carro 4×4.

Melhores trilhas com as melhores escolhas 

A listagem acima são boas sugestões de trilhas off-road para você realizar com seu carro 4×4. Agora, aqui vão alguns apps que podem auxiliar as suas aventuras:

Wikiloc 

O Wikiloc é um dos aplicativos mais populares entre os praticantes de trilhas, com mais de 29 milhões de viagens registradas na plataforma. Pode ser utilizado para consultar rotas populares e caminhos já conhecidos por outras pessoas, monitorar o seu trajeto em tempo real e disponibilizar informações sobre tempo, distância percorrida, elevação e a rota realizada. Assim, é possível compartilhar o resultado com a comunidade e descrever sua experiência Off-road.

Bússola 

O aplicativo informa sua localização atual, elevação e a direção para a qual seu celular está apontando. Na versão IOS, existem funcionalidades para manter a direção bloqueada ou acessar a sua localização pelo Mapas, mas conforme a própria Apple ressalta, o app pode sofrer interferências de dispositivos externos e recomenda que seu uso seja feito apenas para funções básicas.

MAPS.ME

No trajeto de uma trilha de carro, a conexão com a internet do seu celular pode ser nula ou passar por instabilidades. Para evitar se perder, ou sair da sua rota, vale a pena utilizá-lo, pois ele disponibiliza um modo Offline e pode armazenar as suas rotas mesmo sem nenhum sinal de dados móveis. A configuração inicial deve ser feita com a internet conectada, assim é possível fazer o download dos mapas da sua região antecipadamente. 

O MAPS.ME também pode ser usado para substituir um app tradicional de navegação. A plataforma disponibiliza informações sobre pontos turísticos e estabelecimentos comerciais, além de disponibilizar modos de rotas para carros.

Check List 

Além da ajuda digital, também listamos algumas coisas para você colocar com segurança, o seu carro na trilha:

 

  • Amortecedor off-road
  • Condições do motor
  • Funcionamento do câmbio
  • Estado dos freios
  • Funcionamento dos faróis
  • Estado dos pneus
  • Níveis de água e fluído

 

Pronto para colocar seu carro 4×4 na trilha?

Além dos cuidados com o seu veículo, pesquise sobre a região que será explorada e conte com um GPS, que será muito útil, inclusive em casos de emergência. Outros itens como uma boa lanterna, um kit básico de ferramentas e um galão de combustível extra, serão bem-vindos no seu bagageiro. A dica de ouro aqui é, prepare a suspensão para a trilha. Um amortecedor off-road pode mudar a sua experiência. Conte sempre com a Offshox e seus especialistas para te auxiliar e deixar sua aventura off-road mais segura e preparada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe esta publicação

Você vai ler nesse post

Posts Relacionados

Nosso cliente Henri Makabe, 35, empresário de São Paulo, nunca foi um trilheiro praticante, diz que fez poucas...
Quando se trata de carros para o overland, dois nomes se destacam: Land Rover Discovery 1 e Toyota...
O que é tração e como funciona a tração?  Tração é a quantidade de força que o motor...
Quem conhece um pouco das competições de off-road, com certeza já ouviu falar sobre o Rally dos Sertões....

VOCÊ ENCONTROU O AMORTECEDOR PARA SEU CARRO?