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Para suspensão modificada

COMO EVITAR E CORRIGIR O FINAL DE CURSO DA SUSPENSÃO

Levantar a altura do seu carro não é apenas uma questão de colocar calços na suspensão. Uma modificação executada sem a devida atenção pode gerar perda da estabilidade e do conforto do veículo, e comprometer outros componentes e peças, causando problemas como desgastes e as batidas de final de curso da suspensão.

O especialista mecânico e consultor técnico da OffShox, Demetrius, dá dicas de como resolver o problema e evitar o final de curso na suspensão após modificar a altura do veículo:

O que é o final de curso da suspensão

Os sistemas de amortecimento e suspensão são feitos com tubos onde é feito o controle e compressão de impactos e movimentos. Esses tubos possuem um “curso” onde as peças se movimentam e garantem o controle e estabilidade. Quando é feita alguma modificação no veículo, como o levantamento da suspensão e aumento na altura do veículo, é comum modificar alguns componentes e esse “curso” do amortecimento pode ficar desregulado:

Acontece porque o curso da suspensão ou extensão do amortecedor ficaram comprometidos. Ou seja, a mesma [suspensão] foi modificada sem o correto dimensionamento dos componentes”, alerta Demetrius em seu áudio.

Esses itens estando desregulados podem causar o problema de final de curso da suspensão, quando as peças não seguem o “curso” correto e passam do limite, gerando batidas e solavancos no veículo. Ou seja,o componente não está fazendo a absorção correta do impacto e parte da força de atrito escapa, dando aquele impacto na direção, agredindo a peça e causando desgastes e necessidades de manutenção.

Como identificar o final de curso da suspensão

“Geralmente você identifica o final de curso com um barulho de batida seca na suspensão.”. Sabe aquela batida que pode acontecer após passar em uma lombada, ou em um desnível simples, ou até após uma curva mais sinuosa? Esse barulho pode ser um problema de final de curso da suspensão.

Esse tipo de situação pode acontecer após uma modificação na altura da suspensão do veículo, mas também pode ocorrer por desgastes naturais da peça ou falta de manutenções. Mesmo com peças originais de fábrica em veículos novos é possível ter esse problema.

Como resolver e evitar o final de curso da suspensão

Para solucionar o problema de final de curso da suspensão você precisará de um auxílio mecânico e provavelmente fazer a regulagem ou troca das peças de amortecimento e suspensão. O uso de kits de elevação de qualidade e feitos sob medida pode te ajudar.

Investir em uma tecnologia avançada é o mais recomendado, evitando “gambiarras” e improvisos que podem até solucionar temporariamente o problema, reduzir o barulho gerado, ou até corrigir o final de curso, mas que podem gerar outros desgastes e maiores manutenções a curto e médio prazo.

“O Amortecedor OffShox resolve esse problema [de final de curso da suspensão]. Porque são fabricados sob medida, respeitando o curso máximo dos componentes da suspensão e na calibragem exata para evitar o problema de final de curso.”, é a dica de Demétrius, especialista em mecânica de veículos off-road e de altura elevada.

Para garantir maior conforto, resistência e durabilidade do automóvel em diferentes terrenos, é importante estar atento às peças que você instala. Até mesmo peças originais de fábrica podem não ser ideiais para o uso que você faz do veículo. E muitos motoristas prejudicam a performance e vida útil do carro ao apostar na economia e solução “rápida” dada por alguns mecânicos. Nessa hora você precisa ter cuidado e prezar pelo longo prazo, pois melhor do que não ter mais um barulho acontecendo no carro, é ter a garantia que nenhum outro barulho vai acontecer tão cedo.

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário.

12 respostas

    1. Olá obrigado pelo seu contato. Para o Troller temos 3 opções:
      OffShox FX5: para uso urbano e trilhas;
      OffShox FX6: para uso urbano e trilhas, mas com acabamento premium;
      OffShox FX7: para uso em condições off-road mais severas.
      Todas promovem um ganho considerável de performançe na suspensão do Troller.
      Você consegue visualizar e orçar todas as opções neste link: https://offlimits.com.br/busca/filtro=marca:238

  1. Boa noite, o meu carro que é novo está com este defeito pancada seca na suspensão faz desse jeito mesmo, é um Corolla Cross reclamei a montadora e a justificativa foi defeito característico a concessionária toyolex orientada pelo engenheiro trocou o calço do motor mas não resolveu.

  2. Bom dia,

    Gostaria de saber se existe uma forma de aumentar o curso da suspenção da minha tucson 2012, coloquei amortecedores novos, ela ficou bem confortavel mas, somente em desníveis baixos, buracos mais altos é como se ocorresse final de curso(mas nao ha batidas secas), imagino ser por conta dela contar com barra estabilizador tanto na dianteira quanto na traseira, bieletas e etc(o que limita o curso).

    1. Olá, obrigado pelo teu contato. A OffShox tem os amortecedores tamanho original e sob medida para o Tucson, porém não tem um kit de elevação pronto para instalar. Provavelmente seja possível levantar a suspensão do Tucson, é um projeto interessante, pois é um carro excelente, mas certamente vai requerer alguma adaptação. Para isto recomendamos que consulte um preparador especialista em suspensão e então podemos e fornecer os amortecedores de acordo com a dimensão especificada.

  3. Olá estou com problema no meu sentra 2019 com fim de curso, troquei amortecedor original na autorizada e o barulho permanece.
    Um tuc tuc qd passo em irregularidades e uma pancada seca, barulho forte.

    Qual seria amortecedor correto?

    1. Olá, obrigado pelo seu contato. Infelizmente não temos amortecedores para o Sentra, mas se você trocou os originais por amortecedores com o mesmo curso, mesmo que de uma marca paralela, pode ser que o problema não seja deste componente, mas de alguma folga em buchas. Pode ser bom verificar o aperto no coxim, que por vezes após a troca pode folgar.

  4. olá claudio !! gostaria de saber se tem alguma solução para a suspensão da frontier 2018 , tem um final de curso terrivel na suspensão dianteira , uma batida seca que irrita mesmo em desniveis pequenos …. tem alguma solução amigo ??

    1. Olá, Vanderlei! Obrigado pelo teu contato.
      Se a tua Frontier está com a suspensão de fábrica, sem alteração de altura, e com os amortecedores do tamanho original, recomendamos uma revisão do estado dos mesmos.
      No entanto, se ela já foi modificada na altura, e não foi feito o redimensionamento dos amortecedores, pode estar aí a causa do final de curso.
      Caso a suspensão esteja original, a OffShox tem amortecedores monotubo no tamanho original, que trarão um ganho de performance, estabilidade, conforto e segurança para sua Frontier.
      E caso a suspensão esteja erguida, a OffShox pode fornecer amortecedores na medida correta, que além de agregar performance, dispensam o uso de calço na dianteira e certamente evitarão o final de curso.
      Entre em contato com nossos consultores pelo whatsapp aqui do site e veja a melhor opção para o seu caso.

  5. Ola, estou com problema nos amortecedores traseiros da Santa fé , depois que troquei os originais , só dor de cabeça com o fim de curso dos mesmos , coloco e estouram e acabo acionando a garantia , sera que nao deve ser molas cansadas? Vcs tem os amortecedores pra ela?

    1. Olá, Ronnie. Obrigado pelo seu contato. Infelizmente não temos amortecedores para Santa Fé. Esperamos te atender em outra oportunidade.

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