BUSCA RÁPIDA!
Modelo do seu veículo
Modelo

Tipos de Tração: Descubra quais são e quando usar

O que é tração e como funciona a tração? 

Tração é a quantidade de força que o motor empenha nas rodas para o seu deslocamento. Por isso, a depender dos tipos de tração, o motor distribuirá a própria força entre alguns ou todos os pneus do automóvel. Funciona como uma distribuição simples de energia, quanto mais ela for dividida, mais potente será a condução do carro. Mas, se o sistema de tração concentra-se em somente duas rodas, a força de cada pneu será diferente. 

 

Tipos de tração

A escolha do tipo de tração depende das necessidades do condutor, do tipo de terreno em que o veículo será utilizado e das preferências pessoais. Cada tipo de tração tem suas vantagens e desvantagens, e a seleção adequada pode afetar o desempenho, a economia de combustível e a dirigibilidade do veículo. Por isso é muito importante saber as características de cada tração.

 

Tração dianteira (4×2 – FF- Front Wheel Drive)

Nesse tipo de tração, a força é aplicada nas rodas dianteiras de um veículo. É comum em carros de passageiros e veículos compactos. Proporciona uma boa tração em condições de neve ou chuva, devido ao peso adicional na frente. Essa tração tende a proporcionar economia.

 

Tração traseira (4×2 – FR – Rear-Wheel Drive)

Nesse sistema, o motor distribui a potência para as rodas traseiras do veículo. A tração traseira oferece uma distribuição de peso mais equilibrada e pode ser preferida por entusiastas de automóveis por suas características de dirigibilidade. Esse tipo de tração é comum em carros esportivos e caminhões.

 

Tração nas quatro rodas (ou Tração 4WD ou 4×4 – Four-Wheel Drive)

Nesse sistema, o motor envia potência para todas as quatro rodas do veículo. É frequentemente usado em veículos off-road e utilitários esportivos (SUVs) para proporcionar tração adicional em terrenos difíceis e irregulares.

 

Tração integral (ou Tração AWD – All-Wheel Drive)

A tração integral é semelhante à tração nas quatro rodas, mas normalmente opera em tempo integral, distribuindo automaticamente a potência entre as rodas que têm a melhor tração. É comum em veículos de passageiros e oferece estabilidade adicional em condições variadas de estrada.

 

Tração integral sob demanda (Part-Time AWD)

Nesse sistema, o veículo normalmente é de tração traseira ou dianteira, mas pode ser configurado para enviar potência para todas as rodas quando necessário. Encontramos esse tipo de tração em veículos off-road e utilitários esportivos.

 

Tração nas rodas intermediárias (AWD – All-Wheel Drive)

Alguns veículos, como os modelos Tesla, possuem motores elétricos nas rodas dianteiras e traseiras, proporcionando tração nas quatros rodas.

 

Tração integral ativa

Alguns sistemas de tração integral ativa, podem variar a quantidade de potência enviada a cada roda individualmente, para otimizar o desempenho, a estabilidade em curvas e em diferentes condições de superfície.

 

Então, qual a melhor tração? 

Não tem como definir um tipo melhor ou pior de tração. É válido ressaltar que para veículos off-road, o ideal é a tração 4×4 ou AWD e que para carros de estradas tradicionais, a tração 4×2 já funcionará muito bem. Sendo assim, a escolha da tração está diretamente ligada ao propósito de uso do veículo. Caso precise passar por um solo menos seguro, o ideal é sempre contar com um carro 4×4. Agora, independentemente do tipo de tração, é fundamental estar com os equipamentos em dia no seu off-road. Só dessa maneira você garante que terá controle e um aproveitamento máximo do percurso. 

Agora que você já sabe sobre os tipos de tração, pode escolher adequadamente o melhor veículo com base em seus objetivos. Entretanto, como observamos, a tração não é a única encarregada de que um veículo obtenha um bom desempenho, embora influencie significativamente. Por parte do condutor, é obrigatório manter uma checagem e manutenção constantes. Especialmente nos trajetos fora das estradas, os impactos ocasionalmente comprometem as peças do veículo, então fique atento.

Uma dica para aproveitar ainda melhor o seu off-road é estudar mais sobre sua própria condução. As técnicas de pilotagem adequadas, por exemplo, permitem uma melhor performance do carro mesmo em obstáculos arriscados. Além disso, com uma boa condução você conserva o funcionamento do veículo por muito mais tempo. Melhore seu desempenho! Não deixe de acompanhar outras dicas para o mundo off-road aqui na OffShox.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe esta publicação

Você vai ler nesse post

Posts Relacionados

Nosso cliente Henri Makabe, 35, empresário de São Paulo, nunca foi um trilheiro praticante, diz que fez poucas...
Quando se trata de carros para o overland, dois nomes se destacam: Land Rover Discovery 1 e Toyota...
Pegue seu 4×4 e venha descobrir as melhores trilhas desse Brasilzão, que oferece caminhos com uma natureza exuberante!...
Quem conhece um pouco das competições de off-road, com certeza já ouviu falar sobre o Rally dos Sertões....

VOCÊ ENCONTROU O AMORTECEDOR PARA SEU CARRO?