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Para suspensão modificada

COMO PREPARAR O CARRO PARA RALLY

Independentemente da modalidade de competição off road que você vai se aventurar, é de extrema importância você saber como preparar o carro para rally para garantir a melhor performance e segurança. Ter o cuidado em revisar e preparar o veículo com os equipamentos corretos pode minimizar riscos de pane ou acidentes no percurso.

Como dizia o clássico slogan da Pirelli: Potência não é nada sem controle. Por isso separamos algumas dicas de pilotos e mecânicos profissionais especialiados em competições de rally, para que você entenda as adaptações básicas necessárias para preparar seu carro para aventuras e vitórias.

Celta da equipe Chevrolet pulando obstáculo em estrada de terra no Rally Brasileiro de Velocidade
Celta da equipe Chevrolet com amortecedores OffShox na suspensão – Rally Brasileiro de Velocidade

DIFERENTES MODALIDADES DE RALLY

Apesar de existirem várias modalidades diferentes, os principais requisitos para preparar o carro para rally são os mesmos, variando o nível das adaptações conforme as regras e exigência de desempenho da máquina e do piloto.

Em um rally de velocidade, a rapidez do carro e a retomada de potência são fundamentais. Já na modalidade de rally cross country, o torque e tração fazem a uma grande diferença.

Estas duas modalidades requerem ajustes diferentes no veículo, mas além da performance e potência, o foco deve sempre ser a segurança. Inclusive por exigências da FIA – Federation Internationale de l’Automobile, que regulamenta e fiscaliza competições oficiais de corrida automobilística.

PROFISSIONAIS ORIENTAM COMO PREPARAR O CARRO PARA RALLY

A melhor maneira de entender como uma competição funciona e os cuidados que você deve ter é conversando com quem vive isso. Todo piloto possui um mecânico ou um time de mecânicos que é especializado e tem experiência para preparar o veículo e garantir que ele tenha o melhor desempenho.

Conversamos com Demetrius, grande parceiro técnico da OffShox e experiente mecânico em competições off road na equipe GM, e pedimos para ele algumas dicas essenciais para garantir segurança quando preparando o carro para rally.

Confira a seguir algumas caractrísticas dos carros de rally e como você precisa adaptar o seu veículo para competir.

CARROCERIA DOS CARROS DE RALLY

Como em qualquer carro de corrida, preparar o carro para rally também visa a redução de peso. Logo, são removidos todos os itens de conforto não essenciais normalmente encontrados num veículo convencional.

Isto é feito porque o veículo recebe o peso adicional da célula de segurança, uma verdadeira gaiola obrigatória para proteção do piloto e do navegador. Além de reforços na estrutura do chassi para aguentar impactos dos obstáculos do trajeto.

O carro de rally costuma ser muito mais leve do que os carros de estrada, o que permite que ele atinja velocidades maiores e em menos tempo. Os bancos do carro de rally são equipados com assentos do tipo concha aprovados pela FIA, com as laterais abraçando o piloto para ele não escorregar.

E os cintos de segurança possuem fixação de cinco pontos usados para manter o corpo do piloto e do navegador perfeitamente parados, balançando o mínimo possível em curvas e quando o carro salta.

SUSPENSÃO PREPARADA PARA RALLY

Ao contrário dos carros convencionais, em que a suspensão também tem objetivo de trazer conforto aos passageiros, no carro de rally ela está integralmente voltada para a performance. A suspensão em um carro de rally deve auxiliar o piloto a fazer curvas, transpor lombadas e buracos em altas velocidades.

Por isso, além de robusta, ela deve ser ajustada para a condição do terreno de cada trecho da competição, permitindo o modificar a altura do vão livre e rigidez.

Amortecedores especiais com calibragens específicas de compressão e retorno, equipam a suspensão para rally e devem funcionar em sintonia perfeita com a carga das molas, garantindo assim, o máximo de estabilidade.

Normalmente são amortecedores específicos para o off road, desenvolvidos para resistirem às altas temperaturas e manterem a performance do conjunto de suspensão durante toda a prova.

PNEUS ESPECIAIS PARA RALLY

Boa parte dos carros preparados para rally de alta performance usam pneus próprios para a competição, cujo uso não se adapta a estradas normais.

A parede lateral destes pneus é extremamente forte e absorve mais o impacto em condições off road com altas velocidades. Esses pneus podem ser duros, médios ou macios, e as equipes escolhem o tipo conforme o terreno das etapas ou estratégia na competição.

Nesse caso, o ideal é avaliar onde você vai competir antes de colocar os pneus, e estar pronto para trocar para a próxima parada da competição.

MOTOR E UNIDADE DE CONTROLE

A alteração de potência do motor está condicionada ao regulamento da competição. Mesmo que permita algumas adaptações, em geral as regras do rally limitam ou unificam o ganho de potência dos carros competidores.

A transformação de motores aspirados para turbo, por exemplo, pode não ser permitida, estimulando uma disputa mais igualitária.

O “remap”, que seria o ajuste na unidade de controle do motor que gerencia a alimentação de combustível e a pressão de ar do motor, pode aumentar muito o desempenho do carro de rally.

PLACA DE PROTEÇÃO DO ASSOALHO

Preparar o carro para rally é transformar ele em uma máquina pronta para receber pancadas e solavancos. As placas de proteção são fundamentais.

Instaladas embaixo do carro de rally, na parte dianteira, a placa de proteção evita impactos diretos de pedras e outros obstáculos contra o motor e caixa de velocidades. A placa geralmente é de metal reforçado com 5 mm ou mais.

Carros de rally em competições internacionais de alta performance usam placas de proteção de fibra de carbono para reduzir o peso, ganhando ainda mais velocidade em alguns casos.

ENTRADAS DE AR NO CARRO DE RALLY

Evitar o superaquecimento é fundamental para o bom desempenho em uma prova de rally, por isso concavidades são adaptadas no capô do carro para o ar quente escapar do motor. O ar frio entra pela grade do frontal, empurrando o ar quente para fora pela concha do capô, mantendo o frio circulando ao redor do motor.

Como os carros preparados para rally não tem ar condicionado, pois o ideal é que carreguem o menor peso possível, são instalados coletores de ar com filtros que impedem a entrada de poeira pelo teto, para garantir que o ar fresco entre e circule pela cabine.

GRAMPOS DO CAPÔ E PÁRA-CHOQUES

No carro preparado para rally, clipes de travamento são instalados externamente no capô, substituindo as travas convencionais que podem se soltar com impactos. Com isso, os pilotos e mecânicos de apoio têm acesso rápido e fácil ao compartimento do motor em caso de emergência.

Os clipes externos prendem o capô nas laterais do carro e não soltam mesmo em acidentes. Já nos pára-choques são parafusadas placas de aço e defensas de metal, também evitando que caiam facilmente em um acidente.

EXTINTORES DE INCÊNDIO E REDE DE CAPACETE

Carros preparados para rally, obrigatoriamente, carregam mais de um extintor de incêndio. Eles devem estar estrategicamente posicionados em locais de fácil acesso, podendo ser atrás do assento do piloto e sob as pernas do navegador.

Como os carros de rally não possuem bancos traseiros para passageiros, o espaço é aproveitado para instalação de uma rede onde os corredores podem colocar seus capacetes.

O SUCESSO EM UM RALLY PODE ESTAR NOS DETALHES

Como é possível perceber, preparar o carro para rally deve ter o foco no ganho exponencial de desempenho do veículo e também na segurança do piloto para completar a prova.

Homem e máquina devem estar em sincronia absoluta, funcionando em conjunto para obter o máximo de precisão e performance, garantir o menor tempo no caso do rally de velocidade, ou a menor perda de pontos em cada trecho em um rally de regularidade.

Para cada modalidade existe uma exigência no preparo, mas para qualquer competição off road o conjunto de suspensão tem grande importância, começando pelos pneus até o ajuste fino do setup dos amortecedores. Ganho de potência em retomadas, precisão na passagem de marchas, entrar e sair firme de uma curva, com o carro na mão e sem a perda de segundos preciosos, enfim, tudo faz a diferença.

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