BUSCA RÁPIDA!
Apoie a indústria nacional. Prestigie a qualidade do produto brasileiro.

Prestigie a qualidade do produto brasileiro.

TÉCNICAS DE PILOTAGEM OFF ROAD MAIS IMPORTANTES PARA TRILHAS

Não basta ter o melhor carro e equipamentos: compreender as técnicas de pilotagem off road é fundamental para ter sucesso nas trilhas. 

Se você já é um off roader provavelmente sabe que não dá para dirigir da mesma forma fora das pistas. Além de prejudicar a sua experiência, uma má condução rapidamente irá danificar seu veículo e até mesmo ocasionar acidentes.

Por isso, separamos neste artigo as principais técnicas off road de pilotagem para que você progrida e aproveite ao máximo os trajetos mais desafiadores. Confira!

Pilotagem Off Road
Foto: Instagram @maltegabriel, usuário dos amortecedores OffShox

QUAIS AS PRINCIPAIS DICAS PARA PILOTAGEM OFF ROAD?

Mas, afinal, como melhorar a dirigibilidade com as técnicas de pilotagem off-road? Na verdade, existem diversas dicas aplicadas por pilotos experientes na pilotagem, dentre elas:

USO CORRETO DA TRAÇÃO 4X4

Na maior parte do tempo de sua pilotagem off road o ideal é não utilizar completamente a tração 4×4. Isso porque nem sempre é necessário estar com a tração ativada, e em trilhas normais isso pode desgastar os componentes.

Assim, o ideal é ativar a tração no momento de percorrer trechos com muita lama ou úmidos demais. Dessa maneira, você diminui as chances de que o carro derrape ou apresente menor tempo de contato com o solo. 

Vale ressaltar que a dica é válida somente ao sistema de tração acionada! Caso o sistema seja integral, geralmente o sistema se aciona de forma automática, portanto você pode permanecer dirigindo normalmente.

CALIBRAGEM

A calibragem também faz toda a diferença, especialmente quando o motorista vai percorrer trechos com mais pedras, lama, areia e outras irregularidades. 

Com níveis mais baixos de ar nos pneus, por exemplo, o motorista pode ter um maior contato com o solo e melhorar o percurso. 

Assim, caso tenha que passar por buracos ou caminhos com muitas pedras, diminua a pressão dos pneus para ter maior tração!

Outra dica é que, após percorrer o caminho irregular você calibre novamente as rodas. Isso porque, embora facilitem o percurso, pneus com menos ar ficam mais sensíveis para furar ou sofrer outros danos. 

No mais, também é importante ficar atento para não tirar muito  ar na hora de diminuir a pressão. Caso você diminua demais o volume, os pneus podem acabar se soltando das rodas. 

Na prática, tente tirar o ar aos poucos, testando o resultado no trajeto. Com o tempo, você terá mais experiência com o off road e saberá a pressão adequada para o percurso. 

CUIDADO COM DESCIDAS E SUBIDAS

Algo curioso na pilotagem off road é que, caso o carro comece a derrapar, o ideal é dar leves aceleradas e movimentos no volante. Isso aumenta a tração das rodas, já que irá “limpar” a quantidade de resíduos nelas.

Isso vale tanto para as descidas como para as subidas. Ainda assim, é fundamental tomar cuidado para não acelerar demais: a ideia é dar leves impulsos. 

Caso o carro não derrape, a tração reduzida garantirá subidas e descidas muito mais simples, pois dará força e garantirá um bom freio-motor nos trajetos. 

De qualquer maneira, o ideal é não exagerar: quando notar que o veículo não dá conta, simplesmente evite o percurso.

Mesmo com um bom sistema de suspensão e tração, é essencial entender os limites do veículo para não danificá-lo ou causar acidentes.

CARRO ATOLADO

Quem já possui mais experiência no mundo off road provavelmente enfrentou uma situação como essa. Quando o carro está atolado, não adianta mais ativar a tração, pois os pneus não podem mais se movimentar.

Sendo assim, o condutor precisa descer e utilizar um calço — o ideal é ter esse equipamento nos trajetos — ou outro material que permita a liberação do carro.

Quando mesmo assim não é possível liberar o veículo, vale contatar um reboque que retire o carro do empecilho. 

Como as trilhas podem ser afastadas desses serviços, é ideal que você esteja sempre preparado caso precise aguardar o reboque.

ÁREAS ALAGADAS

Amortecedores OffShox Pilotatem
Foto: Instagram @maltegabriel, usuário dos amortecedores OffShox

O veículo 4×4 também pode percorrer áreas alagadas, mas a profundidade varia conforme o carro off road que você possui. 

Por isso, antes de percorrer essas áreas é interessante que você cheque a profundidade do alagamento e certifique-se que seu veículo irá suportar.

Agora, quando falamos de pilotagem off road para áreas alagadas, o ideal é manter uma velocidade baixa, mas com um ritmo leve e constante de aceleração.

É importante estar atento para que a água não entre em contato com o interior da câmara de combustão! Isso pode prejudicar o motor, e geralmente acontece quando o condutor acelera muito em um percurso alagado. 

Vale ressaltar que a tração utilizada nesse momento deve ser reduzida. Também é importante que você avalie se o solo da área alagada possui muitas pedras, para administrar melhor a velocidade e impedir danos ao veículo. 

Para simplificar, confira o passo a passo para percorrer áreas alagadas com seu off road:

  • Desça do veículo: não é correto atravessar sem conferir de perto os aspectos do alagamento.
  • Meça a profundidade: isso pode ser feito com um galho ou mesmo adentrando com a perna a profundidade do alagamento. Caso seja muito profundo, o ideal é buscar outro caminho para não danificar o carro;
  • Cheque o solo: avalie se existem elementos que podem furar o pneu, além de buracos ou pedras. Assim, você não é surpreendido no meio da travessia;
  • Atravesse em baixa velocidade: mantenha uma aceleração baixa e uma velocidade entre 2 e 7 km/h.

COMO O AMORTECEDOR IDEAL PODE AJUDAR NA PILOTAGEM OFF ROAD?

A função do amortecedor é garantir estabilidade e maior controle do motorista sobre o veículo. Por isso, na pilotagem off road é ideal ter o equipamento funcionando adequadamente e não perder o contato com o solo e a direção.

Você irá notar que, com o amortecedor adequado, a experiência de direção se torna muito melhor, e até mesmo os pneus demoram mais para desgastar. 

Na OffLimits, desenvolvemos amortecedores específicos para as trilhas off road, por isso se você deseja testar essa experiência, não deixe de conferir nossos produtos!

 

Conheça os amortecedores OffShox, da OffLimits!

CONCLUSÃO

Atravessar os percursos fora das pistas adequadamente não é uma tarefa fácil para quem está começando na pilotagem off road. Por isso, é importante compreender algumas técnicas que facilitam o progresso em situações mais desafiadoras.

No mais, esteja sempre com a manutenção em dia e preparado para imprevistos sempre que for sair em trilhas. Além disso, conte sempre com a OffLimits para garantir sua segurança com a qualidade dos equipamentos para seu 4×4.

Leia também: TROCA DE AMORTECEDOR: SAIBA QUANDO DEVE REALIZÁ-LA

E aí, gostou deste artigo? Que tal conferir outros conteúdos sobre o assunto no blog da OffLimits?

Compartilhe esta publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VOCÊ ENCONTROU O AMORTECEDOR PARA SEU CARRO?