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UM COLOSSO DE JEEP PARA QUALQUER OBSTÁCULO

Mecânico paulistano, especializado em off-road, recria um clássico Jeep Willys com capacidades incríveis

 

 
Ao conhecer os off-roaders e seus projetos incríveis, muitas vezes nos surpreendemos em saber a origem de veículos como esse Willys CJ3A revisitado. Paolo Spina, dono da oficina Spina4x4, afirmou que o projeto do Jeep dessa matéria surgiu em uma conversa de churrasco.

Ali surgia um auto desafio: montar um 4×4 em tempo recorde, para fazer uma trilha pesada. Spina teria apenas 20 dias para montar o Jeep. Considerando o projeto como um desafio pessoal, Spina ligou para a empresa Fiber 4×4 e solicitou uma carroceria, que chegou em uma semana.

 

 

Spina teria apenas 20 dias para montar o Jeep

Enquanto isso, a mecânica ia sendo montada, usando inicialmente um motor GM de seis cilindros. Com o motor já no lugar, apareceu um cliente que quis de qualquer jeito comprar o propulsor, ou seja, além do prazo curto Paolo e sua equipe tiveram que fazer o trabalho duas vezes, só que na segunda vez o motor escolhido foi um turbo diesel MWM Sprint.

 

 
Spina utilizou eixos de uma picape Toyota Hillux, para ficar um conjunto mais compacto. A ideia inicial de usar todas as peças que tinha na oficina não aconteceu como o previsto, ou seja, nada de novo no front.

Para a transmissão Spina escolheu um câmbio Clark 2405 da picape GM S10 4×2, instalou um eixo entalhado e a tampa traseira de um câmbio Ford, proveniente de uma Ranger 4×4. A esse conjunto foi acoplado uma caixa de transferência (reduzida) sem uso, de um jipe Troller.

Os eixos cardã também foram reaproveitados, sendo o dianteiro o de um Troller, com junta CV para a dianteira e um dianteiro da picape Dodge Ram, também com junta CV, para a traseira.

 

 
O tempo estava passando as dificuldades foram ficando cada vez maiores, como por exemplo, o fato dos eixos da Hillux terem saída do cardã para a direita, enquanto o câmbio apresentava a saída para a esquerda. Para resolver isso, o eixo foi totalmente desmontado, teve a tampa cortada e foi simplesmente virado de ponta cabeça.

Já que estava tudo desmontado, Spina resolveu colocar RCV, bloqueios Yukon e sistema de high steer trail gear. Para dar um charme extra ao Jeep, Spina decidiu colocar o quadro de parabrisas de um modelo 42. “Contamos com a ajuda do Ricardo da Iron Parts. Só ele sabe o que teve de fazer para me enviar um quadro a tempo”, lembrou Paolo.

Para calçar o 4×4, foram usados um jogo de pneus de 37”, recapados pela marca Mamute. Na parte da segurança, Paolo usou bancos e cintos da San Marino.

 

 

Para dar um charme extra ao Jeep, Spina decidiu colocar o quadro de parabrisas de um modelo 42

Os estribos e a gaiola com fixação dos bancos acabaram de ser instalados pouco antes de o 4×4 ir para a trilha. A parte elétrica, mínima, não deu muito trabalho graças ao uso do motor diesel. “Resolvemos simplificar o restante, o Jeep não tem seta, luz de freio ou limpador de para-brisa. E o farol é apenas um led auxiliar embutido na grade frontal; fizemos tudo em meio dia!”, lembrou com bom humor.

 

 
Em 20 dias o carro ficou pronto e foi para trilha, fazendo todo o trajeto sem problema algum. E assim se manteve por um ano. Foi quando o Luiz Haas, diretor da Off Limits/OffShox ligou para o Spina. O Bruno, membro do Jeep Clube Estrada Real (São Joao Del Rey, MG) o havia convidado para um evento e como ele sabia que Spina também iria, fez o convite de levar um 4×4 juntos. Nascia ali a ideia de montar um kit de suspensão para Jeep, utilizando a suspensão Air Shox.

Dessa vez Paolo tinha 15 dias para montar um sistema four link no jipinho. Como os amortecedores tinham de ser fabricados sobre medida, foi utilizado um tubo fixo para projetar a suspensão. Os amortecedores chegaram um dia antes de o carro seguir para Minas Gerais.

 

 

Nascia ali a ideia de montar um kit de suspensão para Jeep, utilizando a suspensão AirShox

O Jeep subiu no guincho sem realizar testes e foi direto para a trilha. Segundo Spina, os amortecedores e a nova suspensão OffShox transformaram o Jeep. Ficou tão bom que Spina já instalou o terceiro kit, entre eles uma picape Ranger de Bom Jesus de Pirapora e um Jeep CJ5 de São Joao del Rey, comprovando o excelente resultado do trabalho.

“Aprendi a não colocar limite em meus sonhos e a ter muita fé”, finalizou Spina, que contou com a ajuda de amigos e familiares que não pode deixar de agradecer: Chereck, Pavan, Bruno, a esposa Sara, o pai Jaderson, a mãe Marcia e ao Valmir, o seu braço direto na oficina.

 

 

 

Spina4x4 Automotores Comércio e Serviços LTDA
Rua Horacio Soares de Oliveira, Travessa 875 no 347, Chacara Malota, Jundiaí -SP
11-4817-3315 / 11-99954-2157

Por James Garcia. Fotos Arquivo Pessoal Spina 4×4

 

 

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