BUSCA RÁPIDA!
Apoie a indústria nacional. Prestigie a qualidade do produto brasileiro.

Prestigie a qualidade do produto brasileiro.

TRILHA DE CARRO: GUIA COM AS FAMOSAS DO OFF ROAD

Você finalmente vai fazer trilha de carro: adquiriu um 4×4 e está ansioso para iniciar no off road, ou já pratica e não aguenta esperar os finais de semana para cair na trilha. Seja qual for o seu caso, o assunto deste artigo vai interessar muito a você.

O Brasil tem uma grande vocação para o off road, oferecendo caminhos com natureza exuberante e variada, litoral, montanha ou mata, é só escolher.

E com tanta opção, a OffShox tem sido a parceira de inúmeros praticantes que desejam desbravar as trilhas com a segurança de um 4×4 com a suspensão pronta para todo o tipo de terreno.

Selecionamos sete trilhas de carro imperdíveis para você, a primeira delas, em Minas Gerais, estado natal da OffShox:

  1. Serra da Canastra, em Minas Gerais
  2. Serra da Mantiqueira, São Paulo e Minas Gerais
  3. Serra da Bocaina, São Paulo
  4. Serra do Rio do Rastro com cânions, Santa Catarina
  5. Cânions de Aparados da Serra, Rio Grande do Sul
  6. Pegadas do Cerrado, Goiás
  7. Praia de Castelhanos

Escolha o destino, mas antes de partir, faça uma boa revisão em itens essenciais que vão garantir uma aventura tranquila.

trilha de carro serra da canastra
Toyota Prado equipada com OffShox puxando o comboio da Guará Expedições na Serra da Canastra.

SERRA DA CANASTRA, MINAS GERAIS

Região produtora dos premiados queijos, a Serra da Canastra, em Minas Gerais, reúne uma série de trilhas e cachoeiras exuberantes.

São João Batista da Glória e São Roque de Minas, cidades próximas ao Parque Nacional da Serra da Canastra, são extremamente acolhedoras e estão rodeadas por paisagens deslumbrantes.

Aqui, é fácil participar de passeios guiados pelas trilhas off road por todo o Parque.

trilha de carro serra da mantiqueira
Vista na Serra da Mantiqueira – pela lente da @Phototrilha, especializada em conteúdo de expedições.

SERRA DA MANTIQUEIRA, SÃO PAULO E MINAS GERAIS

A partir da cidade de São Paulo no sentido São José dos Campos, um passeio com cerca de 200 km de distância pela estrada velha de Campos do Jordão, na região de Monteiro Lobato, leva até a bucólica cidadezinha de São Francisco Xavier. O trajeto pode ser percorrido pelo asfalto e por diversas estradinhas de terra.

O próximo destino é acessado por trilha, chegando à cidade de Monte Verde, já em Minas Gerais. Mais do que trilhas off road, a região está repleta de montanhas e cachoeiras que formam uma paisagem única.

Várias opções de restaurantes e pousadas charmosas fazem o encanto dos viajantes.

trilha de carro Serra da Bocaina
Land Rover Defender com OffShox na suspensão, do Canal Serial Tripper do Youtube, desbravando a Serra da Bocaina.

SERRA DA BOCAINA, SÃO PAULO

A Serra da Bocaina está localizada no meio do caminho entre Rio de Janeiro e São Paulo, e a viagem é um retorno ao passado.

Bananal é uma das mais importantes cidades históricas do Brasil, era a cidade mais rica do país nos tempos do café, quando os escravos ainda trabalhavam nas imensas fazendas da região.

As propriedades tornaram-se pontos turísticos, como é o caso da Fazenda 3 Coqueiros, que traz um acervo imenso de peças históricas da época do Brasil Império.

Outra que se destaca é a Fazenda Boa Vista, uma das mais conhecidas da região que já foi cenário para inúmeras novelas de época.

Em Bananal, fica o ponto de partida para incríveis trilhas de carro que dão acesso a lugares remotos, e já no topo da serra, é possível acessar cachoeiras e belas montanhas com vista para o mar da região de Paraty.

trilha de carro Praia dos Castelhanos
Trilha para a praia dos Castelhanos em Ilhabela – Foto: @brunoalencastro

TRILHA DE CARRO PARA A PRAIA DE CASTELHANOS, SÃO PAULO

A paradisíaca praia de Castelhanos, fica em Ilhabela, litoral norte de São Paulo, a 202 quilômetros da capital.

O caminho é pelas Rodovias Ayrton Senna/Gov. Carvalho Pinto e segue descendo a serra pela Rodovia dos Tamoios.

Em seguida, é necessário pegar uma balsa para chegar na cidade de Ilhabela e o percurso até este ponto pode durar até 4 horas dependendo do trânsito.

As trilhas de carro já começam no acesso até Castelhanos, feito pela Estrada Parque de Ilhabela, a apenas 3 km do centro da cidade.

O caminho é rústico, cercado por uma vegetação nativa com grandes árvores e a estrada é de cascalho, pedregulhos, grandes poças de lamas, e em pontos mais críticos, pequenos riachos.

Como as chuvas recorrentes na região, a condição da estrada pode ser precária e as subidas íngremes com muitas pedras, além dos trechos com grandes poças de água e lama, tornam o acesso restrito e obrigatório com carros 4×4.

Serra do Corvo Branco
O 4×4 do Serial Trippers nos caminhos da Serra do Corvo Branco.

SERRA DO RIO DO RASTRO COM CÂNIONS, SANTA CATARINA

Num trajeto de 500 km, a partir de Florianópolis, a serra do interior de Santa Catarina reúne cânions com paisagens cinematográficas.

Seguindo em direção a Urubici, onde é possível fazer uma parada para almoçar com uma linda vista para a serra, o trajeto continua até a cidade de Braço do Norte pela famosa Serra do Corvo Branco.

Na sequência, a subida é pela Serra do Rio do Rastro, considerada por muitos a estrada mais linda do Brasil, e já no topo, chega-se à cidade de Bom Jardim.

A partir daí, são muitas as trilhas de carro para curtir seu 4X4, percorrendo as encostas dos cânions da região.

trilha de carro Canion Monte Negro
Vista exuberante do Canion Monte Negro – foto: @brunoalencastro @linkonzarbietti

CÂNIONS DE APARADOS DA SERRA, RIO GRANDE SO SUL

A região do Parque Nacional de Aparados da Serra fica distante cerca de 180 km de Porto Alegre e próxima de Cambará do Sul.

Sem dúvida, é uma das mais belas do país e proporciona várias trilhas de carro aos praticantes do off road com diferentes desafios em meio à exuberância dos cânions.

Itaimbezinho, Monte Negro e Fortaleza estão entre os mais conhecidos, com altitude que beiram 1000 metros do nível do mar.

As travessias dos rios Passo da Ilha e Passo do S são bastante desafiadoras e devem ser feitas com a ajuda de um guia local.

As vistas da Cachoeira dos Rodrigues e da Cachoeira dos Venâncios são paradas obrigatórias.

Pegadas no Cerrado
Ponte sobre o Rio Formoso no Parque Nacional das Emas – Foto: Pablo Regino

PEGADAS NO CERRADO, GOIÁS

Na fronteira sudoeste do estado de Goiás, está localizada a cidade de Caiapônia, com mais de 100 cachoeiras catalogadas, entre Jataí e Aragarças.

São 600 km de trajeto em meio às grandes fazendas que se misturam com as belezas dos rios da região.

Entre as cachoeiras, destaca-se a Salto do Paraguassú, com uma queda de 96 metros e praia particular, onde só é possível chegar com um carro 4×4.

AJUDA PARA ENCONTRAR OUTRAS ROTAS E TRILHAS DE CARRO

Com o seu celular, você pode fazer mais que fotografar a sua aventura, pode pesquisar outras trilhas de carro, mais próximas da sua base, por exemplo.

Caso você ainda não use algum, aqui vão três sugestões interessantes de aplicativos que colocam várias funcionalidades na palma da sua mão, como a sua localização, monitoramento do seu trajeto e acesso às rotas já testadas por outras pessoas.

Wikiloc

O Wikiloc é um dos aplicativos mais populares entre os praticantes de trilhas, com mais de 29 milhões de viagens registradas na plataforma.

O app pode ser utilizado para  consultar rotas populares e utilizar caminhos já conhecidos por outras pessoas, monitorar o seu trajeto em tempo real e disponibilizar informações sobre tempo, distância percorrida, elevação e a rota realizada. Em seguida, é possível compartilhar o resultado com a comunidade e descrever a sua trilha de carro.

BÚSSOLA

O aplicativo informa sua localização atual, elevação e a direção para a qual seu celular está apontando.

Na versão para iOS, existem funcionalidades para manter a direção bloqueada ou acessar a sua localização pelo Mapas, mas conforme a própria Apple ressalta, o app pode sofrer interferências de dispositivos externos e recomenda que seu uso seja feito apenas para funções básicas.

MAPS.ME

No trajeto de uma trilha de carro, a conexão com a internet do seu celular pode passar por instabilidades.

Para evitar se perder, vale a pena utilizar o MAPS.ME, que disponibiliza um modo offline e pode armazenar as suas rotas mesmo sem nenhum sinal de dados móveis.

A configuração inicial do aplicativo, precisa ser feita com a internet conectada. Dessa forma, é possível fazer o download dos mapas da sua região antecipadamente.

O MAPS.ME também pode ser usado para substituir um app tradicional de navegação. A plataforma disponibiliza informações sobre pontos turísticos e estabelecimentos comerciais, além de disponibilizar modos de rotas para carros.

CHECK LIST —  O QUE REVISAR ANTES DA TRILHA DE CARRO

  • Condições do motor
  • Funcionamento do câmbio
  • Estado dos freios
  • Funcionamento dos faróis
  • Preparação da suspensão
  • Estado dos Pneus
  • Níveis de água e fluídos

Além de tomar estes cuidados com o veículo, pesquise sobre a região que será explorada e conte com um GPS, que será muito útil, inclusive em casos de emergência.

Outros itens como uma boa lanterna, um kit básico de ferramentas e um galão com combustível extra, serão bem-vindos na sua bagagem.

VAI ENCARAR A PRIMEIRA TRILHA DE CARRO?

Para quem nunca fez trilha de carro, acredite: depois da primeira, é difícil parar.

Mesmo o off road sendo uma grande aventura, com desgaste do corpo, do carro, e exigindo atenção constante para superar obstáculos, tenha certeza de que tudo é recompensado pela sensação de superação e uma bela vista da natureza.

Mas, para curtir a primeira trilha de carro é preciso um plano e preparação, por isso aqui vão algumas dicas básicas para encarar a poeira:

  • Como já mencionamos, revisão completa no carro, atenção especial nos pneus.
  • Se a trilha escolhida não for muito bem sinalizada, contrate um guia local.
  • Quando encontrar um posto com gasolina, não deixe de abastecer.
  • Atolar faz parte do off road, e para reduzir as chances, mantenha o carro em aceleração e velocidade constantes e na marcha reduzida.
  • Em comboio, mantenha uma distância segura do carro da frente e nunca perca o de trás de vista.
  • Lembre, no off road, não tenha pressa.

 

Leia também: no caminho havia uma trilha, o projeto de vida do casal de off-roaders gaúchos Paula Segalla e André Studzinski.

Prepare a suspensão para a trilha — já escolheu o amortecedor certo?

Fotos Instagram: @phototrilha, @serial_trippers

Compartilhe esta publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VOCÊ ENCONTROU O AMORTECEDOR PARA SEU CARRO?