BUSCA RÁPIDA!
Apoie a indústria nacional. Prestigie a qualidade do produto brasileiro.

Prestigie a qualidade do produto brasileiro.

TIPOS DE TRAÇÃO: DESCUBRA QUAIS SÃO E QUANDO USAR

Muito se ouve falar sobre os tipos de tração, 4×4 ou 4×2, mas na prática, seu funcionamento faz toda a diferença no veículo. 

Isso porque o sistema de tração é responsável por mudanças significativas na dirigibilidade e até mesmo por superar irregularidades no solo. 

Para quem já percorre trilhas off road, por exemplo, os carros com o sistema 4×4 são os mais indicados. Mas, por quê? Descubra conosco e entenda quando usar cada tipo de tração!

Quais os tipos de tração: entenda o que é

A tração no carro é a quantidade de força que o motor empenha nas rodas para seu deslocamento. Por isso, a depender do tipo de tração, o motor irá distribuir a própria força entre alguns ou todos os pneus do automóvel.

Na verdade, funciona como uma distribuição simples de energia: quanto mais ela for dividida, mais potente será a condução do carro. 

Por outro lado, se o sistema de tração concentra-se apenas em duas rodas, a força de cada um dos pneus para superar obstáculos é diferente.

Como funciona a tração do carro?

A tração funciona de forma a transferir a energia cinética do motor para as rodas. Dessa maneira, a potência enviada às rodas supera a força de atrito do veículo com o solo, o que possibilita o movimento.

A depender do posicionamento e do tipo de tração, o veículo pode ter uma condução completamente diferente. Isso porque, conforme a energia de cada uma das rodas, há maior facilidade ou não para superar obstáculos. 

Tração dianteira x Tração Traseira

Os primeiros veículos até a década de 1950 contavam com sistemas de tração traseiras. Por outro lado, para economizar energia e espaço os veículos atuais que são populares contam com um sistema de tração dianteira.

Mas, na prática, o que muda? Bem, enquanto a tração dianteira envia energia do motor para as rodas da frente, deixando as rodas de trás leves, a tração traseira é o exato oposto.

Como o motor e demais componentes que garantem o movimento do carro se localizam na parte frontal, a tração dianteira tende a proporcionar economia.

A explicação é que, como as rodas que recebem energia estão mais perto do motor, a perda ocasionada pelo caminho até elas é diminuída. 

Isso também permite veículos mais compactos, já que o sistema não precisa ocupar espaço na parte de trás do veículo.

Agora, quando falamos em tração traseira, geralmente pensamos em veículos mais nobres ou esportivos. 

Como a energia é direcionada para as rodas de trás, as da frente ficam completamente dedicadas à condução. Consequentemente, você irá notar uma resposta mais ágil da aceleração.

Nesses veículos, é comum também notar uma distribuição mais igualitária de peso, considerando que a parte frontal costuma conter o motor. Dessa maneira, se o solo está um pouco mais liso, por exemplo, é mais simples manter o controle.

o que é 4X4

Tipos de Tração de Carro

Além da tração dianteira e traseira, existem outros tipos de tração, que variam conforme a finalidade do carro. São eles: 

  • 4×2;
  • 4×4;
  • AWD. 

A seguir, explicamos um pouco melhor cada um dos sistemas:

4X2

Tração 4x2

Tanto os carros com tração dianteira quanto traseira são veículos 4×2. Nesse tipo de tração apenas duas rodas recebem a energia proveniente do motor, enquanto as outras duas se movimentam por essa consequência. 

Os automóveis que circulam por pistas dentro das cidades apresentam a tração 4×2 dianteira geralmente, garantindo maior segurança e estabilidade. 

Agora, quando falamos da tração 4×2 traseira, geralmente são veículos com maior potência e capacidade de manobras esportivas.

4X4

São os carros off road que possuem um sistema de tração 4×4, ou seja, a potência do motor é dividida igualmente entre as 4 rodas. 

Além disso, muitos automóveis possuem a função controle de tração, que permite uma facilidade maior para alternar entre 4×4 e 4×2. 

Quando a energia é dividida entre as 4 rodas, o veículo apresenta maior facilidade para atravessar trajetos irregulares, como trilhas esburacadas. 

Tração 4x4

Isso porque com força em todos os pneus, torna-se mais simples que as rodas prossigam em caminhos tradicionalmente difíceis para carros 4×2.

AWD

Já o sistema de tração AWD ajusta a distribuição de energia nas rodas conforme sua necessidade. Dessa maneira, a depender do trajeto o veículo pode funcionar com força maior nas rodas dianteiras ou traseiras, conforme os sensores indicarem.

Qual é o melhor tipo de tração?

Não tem como definir um tipo melhor ou pior de tração. É válido ressaltar que para veículos off road, o ideal é a tração 4×4 ou AWD, ou para carros dentro das estradas, a tração 4×2 já funcionará muito bem. 

Sendo assim, tudo depende do intuito que você deseja para a melhor dirigibilidade do veículo. Caso precise passar por um solo menos seguro, o ideal é sempre contar com um carro 4×4, então arrisque.

Agora, independentemente do tipo de tração, é fundamental estar com os equipamentos em dia no seu off road. 

Só dessa maneira você garante que terá controle e um aproveitamento máximo do percurso. A 

OffLimits oferece diversos equipamentos capazes de te auxiliar na jornada com o veículo, portanto não deixe de conferir nossos produtos!

Conheça os amortecedores OffShox, da Off Limits!

Conclusão

Agora que você já sabe o que é 4×4 e outros tipos de tração, pode escolher adequadamente o melhor veículo com base em seus objetivos.

No mais, como observamos, a tração não é a única encarregada de que um veículo obtenha um bom desempenho, embora influencie significativamente. 

Por parte do condutor, é obrigatório manter uma checagem e manutenção constantes. Especialmente nos trajetos fora das estradas, os impactos ocasionalmente comprometem as peças do veículo, então fique atento.

Uma dica para aproveitar ainda melhor o seu off road é estudar mais sobre sua própria condução. As técnicas de pilotagem adequadas, por exemplo, permitem uma melhor performance do carro mesmo em obstáculos arriscados.

Além disso, com uma boa condução você conserva o funcionamento do veículo por muito mais tempo. 

Melhore seu desempenho! Não deixe de acompanhar outras dicas para o mundo off road aqui na OffLimits.

Compartilhe esta publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VOCÊ ENCONTROU O AMORTECEDOR PARA SEU CARRO?