Encontre o OffShox para seu veículo

Para suspensão modificada

RALI DE REGULARIDADE: O QUE É E COMO FUNCIONA A COMPETIÇÃO

Um rali de regularidade testa aspectos muito mais diversificados dos carros off road e da própria capacidade do condutor. 

Isso porque quando falamos em percursos desafiadores, o ideal é considerar também outras habilidades além da velocidade.

É nisso que as competições de regularidade consistem. Diversas outras regras também são aplicadas para garantir uma boa experiência aos competidores. 

Quem não perde as emoções das trilhas certamente deveria participar de um rali de regularidade. Se interessou? Pois bem, siga conosco para entender como funciona esse tipo de competição off road.

O que é um Rali de Regularidade?

O rali de regularidade é uma competição voltada para a proximidade do percurso conforme um tempo definido. Dessa maneira, não importa qual competidor chega antes ou depois: o vencedor é aquele que percorre o trecho no tempo mais próximo.

A exemplo, digamos que a prova seja uma trilha de 20 km. A competição estabelece que o trecho deve ser percorrido em 40 minutos. Consequentemente, quem se aproximar mais dessa duração vence. 

Contudo, os condutores que levam mais ou menos tempo — aqui, até os centésimos de segundo contam — vão perdendo pontos. Daí vence aquele que, ao final da competição, perde menos pontos.

Essas competições sempre ocorrem com veículos 4×4, principalmente porque são essenciais para garantir a segurança nas trilhas. 

Como funciona um Rali de Regularidade?

No rali de regularidade o condutor pode contar com o auxílio de um “navegador”, que o acompanha ao longo do percurso. A função deste acompanhante é informar ao piloto sobre detalhes do trecho, como curvas, obstáculos, etc.

Também é possível que mais pessoas participem junto ao motorista e navegador. Para isso, cada competição exige uma idade mínima, como veremos adiante. No total, até 4 pessoas podem participar dentro do veículo.

Isso é muito válido para os casos de atolamento dos carros off road. Quando isso ocorre, os “zequinhas” podem auxiliar no processo para liberar o veículo, sem a necessidade de que o condutor e o navegador desçam.

Basicamente, quem pode ir no veículo em um rali de regularidade são:

  • Motorista (obrigatório);
  • Navegador (obrigatório);
  • Até 2 zequinhas (opcional, conforme as regras da competição).

Agora, quando falamos nas marcações de tempo, estas são medidas em trechos separados. São chamados postos de cronometragem cada um dos trechos onde o tempo é medido. 

Nesse sentido, não é o menor tempo que é beneficiado, mas o período que mais se aproxima ao estipulado. Há também a “tulipa” que é uma espécie de mapa do trecho, feita para que o navegador guie bem o piloto.

Principais Ralis de Regularidade

Rali Mitsubishi
L200 Savana do piloto Darlot Lima correndo o Mitsubishi Motorsports, com amortecedores OffShox na suspensão. Foto: Ricardo Leizer, cedida pelo cliente.

Agora que você já conhece um pouco sobre a competição, confira os principais ralis de regularidade atualmente e conheça um pouco sobre eles:

MITSUBISHI

Trata-se da competição mais tradicional de nosso país. O Mitsubishi ocorre em 9 etapas no sudeste e 4 na região do nordeste, e é ideal para carros mais simples e competidores iniciantes, então dá para começar por ela.

No geral, você pode se cadastrar pelo site oficial da Mitsubishi, cerca de 12 dias antes da competição. 

Para isso, também é necessário oferecer 30kg de alimentos e 6 produtos de higiene pessoal, que são revertidos em doações para as cidades envolvidas. Além disso, os veículos permitidos na competição são os carros 4×4 dos modelos:

  • L200;
  • Pajero;
  • ASX.

No fim do evento, há uma cerimônia de premiação para as duplas vencedoras, e nós da Off Limits já apoiamos uma dessas vitórias em 2014. 

SUZUKI

Rali Suzuki
Suzuki Jimny do piloto Fábio Dalpaz com a suspensão mais alta preparada com amortecedores OffShox. Foto: cedida pelo cliente.

Já a Suzuki Off-road é uma competição de 6 etapas, sendo que 5 delas ocorrem no mesmo período da Mitsubishi. 

Os participantes recebem guias que informam o percurso a ser seguido e o tempo de passagem em cada um dos pontos. Essas informações ficam com o navegador, que pode ter qualquer idade maior que 16 anos.

Além disso, os zequinhas do carro podem ter idade a partir de 10 anos. Para participar, não é necessário pagar taxas, mas realizar a doação de uma cesta básica, destinada às cidades envolvidas no trajeto.

Se interessou? Saiba que esse rali de regularidade não demanda nenhuma preparação prévia do seu carro. Vale acessar o site da Suzuki e realizar a inscrição se você possui um veículo nos seguintes modelos:

  • Jimny;
  • Samurai;
  • Vitara;
  • Grand Vitara;
  • Sidekick. 

TROLLER

A Copa Troller completa 20 anos em 2022 e é uma competição off road que ocorre em campeonatos regionais. A competição também é dividida em 5 categorias, desde motoristas iniciantes até competidores profissionais. 

Copa Troller
Desde a sua criação, a OffShox está sempre presente na Copa Troller. A suspensão do Troller com OffShox tem muito mais desempenho. Foto: Doni Castilho, cedida pelo cliente.

Aqui, os zequinhas menores de 18 anos também podem participar. No entanto, é obrigatório que tenham autorização de seus responsáveis para a competição. 

Quais as regras do Rali de Regularidade?

Para contabilizar pontos, os ralis de regularidade registram o tempo em planilhas, a partir de postos de cronometragem. Dessa maneira, quando o competidor se atrasa, 1 ponto é descontado a cada centésimo de segundo do tempo estabelecido.

De maneira semelhante, os pilotos perdem 2 pontos a cada centésimo de segundo adiantados. Ou seja, a partir do tempo definido, a dupla precisa se esforçar ao máximo para não adiantar-se, e bater o mais próximo possível dessa marcação.

Quem pode participar de um Rali de Regularidade?

Regras do Rali de Regularidade

Mas, afinal, o rali de regularidade é feito apenas para quem já é especialista na pilotagem off road? Na verdade, existem diferentes modalidades para os competidores:

AMADORES

Geralmente essa categoria é feita para quem ainda não participou de competições off road e deseja se arriscar. Com uma energia muito mais leve, os participantes se divertem mais do que competem, adquirindo experiência nessa modalidade.

TURISMO

Aqui, os participantes já possuem um nível mais alto de experiência nas competições, e geralmente são filiados à Confederação Brasileira de Automobilismo. 

MASTER

Por fim, quem deseja participar da modalidade master precisa, de fato, ser expert nas competições off road. Aqui, é fundamental já ter experiência com campeonatos nacionais, e a própria CBA monitora a competição.

A OffLimits já auxiliou diversos competidores a alcançarem a vitória nessas competições. Contar com equipamentos seguros, portanto, é um dos primeiros passos para ter uma experiência off road inesquecível!

Confira os amortecedores OffShox e comece a competir para valer.

Conclusão

A competição de regularidade, diferentemente do Rally dos Sertões, demanda muita atenção e precisão, já que não considera somente a velocidade.

A estabilidade ao longo do percurso é o que garante a vitória. Para isso, ter uma boa dirigibilidade e um sistema de suspensão em dia é essencial, motivo pelo qual os competidores alcançaram a vitória junto a OffLimits!

E aí, gostou deste artigo? Que tal conferir outros conteúdos sobre o assunto no blog da OffLimits?

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe esta publicação

Você vai ler nesse post

Posts Relacionados

Quem conhece um pouco das competições de off-road, com certeza já ouviu falar sobre o Rally dos Sertões....
Cerapió 2024, 37ª Edição – Foi dada a largada! O Rally Piocerá 2024, acontecerá de 22 a 27...
Levantar a altura do seu carro não é apenas uma questão de colocar calços na suspensão. Uma modificação...
Quem dirige veículos como pick-ups, jipes e SUVs sabe que veículos com centro de gravidade mais alto tendem...

VOCÊ ENCONTROU O AMORTECEDOR PARA SEU CARRO?