BUSCA RÁPIDA!
Apoie a indústria nacional. Prestigie a qualidade do produto brasileiro.

Prestigie a qualidade do produto brasileiro.

PROBLEMA NA SUSPENSÃO: SAIBA COMO EVITAR PREJUÍZOS NO CARRO

Especialmente nos carros off road, um problema na suspensão pode ser muito evidente, pois prejudica a qualidade do veículo. 

Além disso, como o sistema de suspensão é voltado para segurança e conforto, problemas nele apresentam riscos aos usuários do veículo.

Sabendo disso, quais seriam os sinais de que um carro está tendo problemas em suas suspensões? Quando levar o veículo para manutenção e consertos na suspensão? Siga este artigo e entenda!

Como funciona a suspensão do carro?

A suspensão é responsável por ligar o chassi e rodas do veículo, com sistemas capazes de absorver impactos e melhorar a direção. O sistema possui diversas peças integrantes, garantindo maior segurança e estabilidade no veículo. 

O amortecedor, por exemplo, é o componente responsável por dispersar a energia das molas do veículo, quando passam por irregularidades nas pistas. 

Dessa maneira, o carro sente muito menos os impactos causados pelas irregularidades da pista. No mais, além do sistema de amortecedores, a suspensão conta com os seguintes componentes:

  • Molas;
  • Bandeja;
  • Barra estabilizadora;
  • Batentes;
  • Rolamentos;
  • Terminais;
  • Juntas;
  • Buchas;
  • Sistema de eixo. 

Vale ressaltar, ainda, que existem diferentes tipos de suspensão para cada necessidade do motorista. Na prática, todos os modelos possuem os equipamentos acima atuando em conjunto, embora possam apresentar características diferentes.

Sinais de problema na suspensão 

Um problema na suspensão pode ser facilmente notado se o motorista precisa de estabilidade e um bom nível de contato com o solo. Isso garante um melhor controle do veículo, facilitando nas curvas e outros obstáculos.

O sistema também é responsável por toda a sustentação do carro, especialmente entre as rodas e o chassi. 

Dessa maneira, alguns problemas na suspensão podem influenciar diretamente a sustentação do carro, gerando problemas na direção. Além destes, você pode observar outros indícios de problemas na suspensão do veículo, como:

Falta de estabilidade

Com qualquer problema na suspensão, é comum notar dificuldades em manter o veículo estável, especialmente em altas velocidades. Geralmente, é comum que você precise frear ou diminuir a velocidade para realizar curvas. 

A traseira também pode derrapar e a carroceria balança constantemente quando existem defeitos no amortecedor. Dessa maneira, o veículo fica com um uso muito mais limitado, apresentando menor desempenho nas pistas.

Pneus desgastados

No carro, os pneus são os primeiros a notar os impactos de uma suspensão defeituosa. Com menor aderência ao solo, as rodas acabam sofrendo muito mais atritos e desgastes, e pode ser comum que demandem substituições constantes. 

Também vale realizar constantemente o alinhamento e balanceamento dos pneus, especialmente após impactos grandes. Com isso, o carro possui maior aderência e não sofre tanto desgaste mesmo no sistema de suspensão.

Vazamento de óleo

O amortecedor depende diretamente do óleo para fazer a descompressão das molas e absorver os impactos. Quando um vazamento ocorre, geralmente é devido ao desgaste das borrachas do componente. 

Nessa circunstância, é fundamental levar o carro para a manutenção o mais rápido possível. Sem o devido reparo, esse vazamento compromete a função do veículo e dos demais componentes da suspensão. 

Dessa maneira, caso note vazamentos na região dos amortecedores, saiba que é muito provável que o problema esteja no sistema de suspensão. 

Vazamento de óleo

Molas danificadas

Vale observar as molas do veículo sempre que você suspeitar que existam problemas em sua suspensão. Mesmo que comumente não apresentem ruídos, as molas podem estar enferrujadas e acabar perdendo sua capacidade de sustentação em alguns casos.

Quando isso acontece, você irá observar perda de altura no carro, especialmente entre o chassi e rodas. As molas também podem afetar muitos outros componentes do sistema de suspensão, além de prejudicar diretamente os pneus do seu carro.

Rachaduras no monobloco

O monobloco é basicamente a estrutura do veículo, que também é responsável por sustentar todo o sistema de suspensão. 

Quando existem rachaduras, pode ser que os amortecedores não fiquem devidamente fixos no veículo, dificultando a absorção dos impactos. 

Além disso, se a suspensão não trabalha adequadamente, a energia é transferida para o monobloco, causando rachaduras e outros defeitos. 

Pensando nisso, é fundamental conferir se o sistema está amenizando os impactos e que eles não estão influenciando o monobloco. 

Se isso ocorre, o veículo pode apresentar diversos outros problemas com o tempo, então é fundamental realizar a manutenção rapidamente.

Barulhos fortes

Outro indício de problema na suspensão é a presença de barulhos no carro, especialmente porque isso não é comum no amortecedor. Por possui um funcionamento hidráulico, o correto é que ele opere sem sons.

Quando você nota barulhos no sistema de suspensão, isso pode indicar desgaste das borrachas ou mesmo um vazamento no amortecedor. Com isso, o atrito aumenta, e podem ocorrer danos ainda maiores na suspensão do carro. 

Dificuldades no controle do carro

Em especial nos carros de tração 4×4, o contato com o solo é fundamental para garantir um bom controle, oferecendo experiências excelentes ao motorista.

Por isso, não é comum que você perca a condução do veículo facilmente, até porque ele é planejado para maior resistência e controle. 

Assim, dificuldades relacionadas à condução do veículo, velocidade e obstáculos podem ser fortes indicadores de falhas na suspensão. 

Além disso, por percorrer trajetos mais acidentados, o carro precisa oferecer um melhor controle ao motorista para garantir sua segurança. Na prática, a maior parte destes problemas são solucionados com a manutenção periódica da suspensão.

A importância da manutenção da suspensão

Perder o controle do veículo em curvas ou a altas velocidades não é um risco que o motorista pode correr. 

Dessa maneira, sempre que notar algum desses sinais de problemas na suspensão, busque um profissional de confiança e cheque a condição do sistema.

Vale ressaltar que além de consertar os componentes, é fundamental realizar o alinhamento para garantir o controle adequado nesses casos. Não deixe de buscar sempre os melhores equipamentos para a substituição no veículo!

Acesse o site da Off Limits e conheça os nossos principais produtos

A importância da manutenção da suspensão

Conclusão

Felizmente, identificar problemas na suspensão do carro não é uma tarefa difícil, já que diversos sinais são apresentados. 

Para o motorista, o ideal é estar sempre de olho nesses aspectos, impedindo que acidentes ocorram pelo mau funcionamento do sistema. 

No mais, conte sempre com um profissional e equipamentos de qualidade para não comprometer a qualidade do seu carro.

Você pode se interessar também por: Off road na prática e na teoria

Compartilhe esta publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *