BUSCA RÁPIDA!
Apoie a indústria nacional. Prestigie a qualidade do produto brasileiro.

Prestigie a qualidade do produto brasileiro.

O QUE É UM CARRO CROSSOVER? ENTENDA AS DIFERENÇAS COM UM SUV

Além das opções de montadoras e modelos, existem outras características que identificam a categoria de um carro, e talvez a mais confusa delas seja o crossover.

É o mesmo que um SUV ou é diferente? 

Essas e outras dúvidas serão sanadas no artigo de hoje, e ainda vamos ver as vantagens desse tipo de veículo e quais os principais modelos estão disponíveis no mercado nacional.

Boa leitura.

AFINAL, O QUE É UM CARRO CROSSOVER?

As categorias de carro mais comuns são os veículos utilitários esportivos (SUV), sedan e hatch, se considerarmos os automóveis de passeios mais populares.

Segundo matéria publicada no portal Auto Esporte, um crossover é todo e qualquer automóvel que tenha mais de uma das características estruturais das categorias citadas. 

Também chamados de Crossover Utility Vehicle (CUV), esses automóveis são resultados de combinação de dois estilos de carrocerias, e podem oferecer muitas vantagens em comparação às demais categorias.

Em resumo, a ideia do carro crossover conceder características de modelos off road a carros de passeio, reforçando e subindo a altura da suspensão, alterando tamanho da roda e tipo de pneu, e também agregando atributos com uma estética esportiva como racks no teto, grades dianteiras e afins.

Diferenças entre crossover e SUV
Se o Renegade é um crossover, o Compass é o SUV da Jeep? Foto: Fórum 4x4Brasil

QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE UM CARRO CROSSOVER E UM SUV?

Essa é uma dúvida muito comum, porém apontando algumas características que não são tão visíveis, vão ficar mais claras as diferenças. Confira.

ESTRUTURA DO CARRO

A forma de construção das carrocerias é bem distinta, pois um crossover é feito em cima de uma estrutura monobloco, semelhante aos carros de passeio compactos.

Já o SUV tem seu chassi todo baseado em caminhonetes, com estrutura que podem ser de longarinas, chassi rígido e plataforma de picapes.

Os crossover geralmente nascem de projetos próprios ou em cima da estrutura de veículos menores, e são pensados para performar no perímetro urbano com eficiência, por isso são mais dinâmicos e oferecem maior conforto ao pegar estrada.

PERFORMANCE

Os SUVs em geral são carros mais robustos e pesados, o que consequentemente ocasiona um maior consumo de combustível, enquanto os crossovers, por usarem a estrutura de um veículo de passeio, conseguem ser mais econômicos e adequados ao uso urbano. 

TRAÇÃO

A principal diferença entre as categorias está na função 4×4, pois enquanto os SUVs costumam trazer o componente de tração nas 4 rodas acopladas em caixas reduzidas de fábrica, os crossovers não trazem essa função ao saírem da montadora.

É mais comum que esse tipo de carro venha com tração apenas nas rodas dianteiras, porém é possível solicitar uma adaptação para 4×4.

A exceção é o Jeep Renegade, cujo tração nas quatro rodas já vem de fábrica.

Outro ponto é a carga, uma vez que os crossover possuem capacidade semelhante a de um sedan, ou seja um pouco menor que a de um SUV, mas ainda assim é grande o suficiente para as atividades do dia a dia.

DIRIGIBILIDADE

Estamos falando de duas categorias de veículos que são relativamente grandes, principalmente comparados a carros de passeio, por isso a experiência de dirigi-los é bem particular.

Nos SUVs a direção tende a ser mais rígida, pois são carros bem mais robustos e pesados, enquanto nos crossovers, o volante é bem mais macio o que deixa a experiência de dirigi-lo bem mais confortável.

Vale ressaltar que a performance do crossover será mais adequada para os perímetros urbanos, já os SUVs podem ir bem também na estrada de chão (off road).

Vantagens do carro crossover
Para o Jeep Renegade a OffShox oferece o kit lift que levanta a suspensão 1,5 polegadas, deixando melhor preparada para trilhas.

PRINCIPAIS VANTAGENS DE UM CARRO CROSSOVER

Além das vantagens que já apontamos acima, os crossovers podem oferecer uma experiência muito mais confortável para motoristas e passageiros.

É essencialmente um carro de passeio mais alto, o que proporciona um espaço interno bem mais amplo, com opções variadas, ideal para levar toda a família.

Apesar do tamanho maior, se mantém sendo um veículo mais leve em comparação ao SUV, o que favorece um rodar bem mais macio, com direção leve, ideal para andar muitos quilômetros e não chegar em casa com o braço dolorido.

Aguentam uma boa carga também, pois tem sua carroceria reforçada, inclusive já tem versões movidas a diesel que suportam até uma tonelada, mantendo uma de suas características principais que é a economia de combustível.

A tração dianteira pode parecer uma desvantagem, mas para quem não tem intenção de ir para terrenos off road, não terá problemas.

Carros 4×4 tendem a consumir muito mais combustível, por isso, o crossover foi pensado para rodar na cidade com conforto e segurança, dispensando o gasto a mais.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS CARROS CROSSOVER DO MERCADO?

A confusão entre crossover e SUVs é muito potencializada pelas próprias montadoras que acabam não deixando claro as categorias de seus veículos, na tentativa de convencer o consumidor na hora da venda.

Contudo, dos vários modelos disponíveis no mercado, um dos que mais se destaca é o Jeep Renegade.

O veículo conquistou inúmeros consumidores, justamente por suas características de SUV como velocidade e espaço interno amplo, combinados com sua economia de combustível.

Caiu no gosto dos brasileiros e é um dos responsáveis pela ascensão das vendas de crossovers no Brasil.

Aliás, um levantamento feito pela Fenabrave e publicado pelo Portal R7, mostrou que o Jeep Renegade foi o crossover mais vendido no país em 2021, com  73.913 unidades emplacadas no último ano.

Isso comprova o sucesso dessa categoria de veículo.

Ficou interessado em ter um crossover na sua garagem? Então você tem que conhecer os produtos OffShox para deixar seu carro com desempenho de SUV.

Trabalhamos com amortecedores e kit elevação sob medidas para conferir ao seu veículo a melhor performance em qualquer terreno, com maior durabilidade e garantia das peças instaladas.

Dessa forma, seu carro se torna muito mais versátil e adaptado aos solos diferentes.

Clique aqui e conheça nossa linha de produtos especiais que conferem um rodar macio ao seu carro, seja de qual categoria for, temos uma solução personalizada para você.

CONCLUSÃO

Os crossover estão fazendo sucesso entre os consumidores brasileiros, justamente por esses atributos que citamos.

A estética que lembra um SUV e a performance econômica, são atrativos suficientes para fazer desse tipo de carro um sucesso de vendas. 

E como o que é bom pode melhorar, aproveite para conhecer os produtos  OffShox que vão deixar seu crossover com o que há de mais moderno em amortecedores e kit suspensão, para você rodar onde quiser com segurança e conforto.

E aí, gostou deste artigo? Que tal conferir outros conteúdos sobre o assunto no blog da OffLimits?

Compartilhe esta publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VOCÊ ENCONTROU O AMORTECEDOR PARA SEU CARRO?