BUSCA RÁPIDA!
Apoie a indústria nacional. Prestigie a qualidade do produto brasileiro.

Prestigie a qualidade do produto brasileiro.

EQUIPAMENTOS OFF ROAD: 5 QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU 4X4

Mesmo os mais experientes off roaders passaram pela fase do primeiro 4×4 e, com ele, tiveram talvez a maior e mais marcante aventura de suas vidas. Mas quem não se lembra da dificuldade em equipar o seu primeiro 4×4?

Neste post vamos desvendar os mistérios dos equipamentos essenciais para o seu 4×4. O que, afinal, é mais importante?

equipamentos off road

COMO ESCOLHER UM CARRO OFF ROAD

O melhor 4×4 é aquele que o seu dinheiro pode comprar! Não deixe de entrar neste maravilhoso universo por conta de algum “trocado”, obviamente é necessário guardar as devidas proporções nesta frase, pois um 4×4 caindo aos pedaços de nada adiantará e, certamente, será um empecilho para seus conhecidos ao quebrar ao longo da primeira trilha.

O melhor veículo nem sempre é o que está mais equipado, o melhor é o mais confiável, pois mesmo se ele atolar, será fácil colocá-lo para andar novamente, com os equipamentos off road simples que iremos descrever adiante.

O tipo de terreno também é importante na escolha do seu primeiro 4×4, se a escolha for para andar em solos mais desagregados (areia, lodo, pântano) o peso do veículo deve ser baixo e a potência (relativa ao peso) alta.

Veículos pesados atolam mais facilmente e são difíceis de resgatar.

Mas se a ideia é partir para longas expedições em asfalto ou pedriscos, um 4×4 movido a diesel pode ser o ideal, pois o consumo é menor, oferecendo uma autonomia maior.

MANUTENÇÃO: FIQUE DE OLHO NA SUSPENSÃO

Por incrível que pareça, um dos pontos mais negligenciados pelos proprietários dos carros no Brasil é a manutenção.

Então, no caso da aquisição de um veículo semi novo, de nada adianta pagar um alto preço em seu primeiro 4×4, instalar vários equipamentos off-rad e depois descobrir que o dono anterior nunca havia trocado os lubrificantes da transmissão, por exemplo.

Tome cuidado na hora da compra, se possível, consulte um mecânico especializado, pois as diferenças entre os veículos normais e os 4×4 são muito grandes.

Em se tratando de off road, o sistema de suspensão merece atenção especial, pois tem importância vital na transposição de obstáculos e enfrentamento de diferentes tipos de terrenos numa trilha.

Verifique o estado dos jumelos, buchas, amortecedores, batentes e se no trajeto da suspensão ao pneu há algum sinal de contato, que percebe-se quando a tinta foi removida, pois isto pode ser indício que existem componentes com folga.

Lembre-se, componentes como amortecedores tem uma vida útil encurtada em caso de uso extremo.

 

Identifique os sinais de que está na hora de trocar os amortecedores.

 

EQUIPAMENTOS OFF ROAD: O QUE NÃO PODE FALTAR

Equipar um 4×4 hoje em dia é muito fácil, mas com a mega quantidade de informações disponíveis, por exemplo, na internet, as opções de equipamentos off road são tantas que o neófito pode ficar em dúvida.

Vamos ao básico.

equipamentos off road pneus

PNEUS ADEQUADOS PARA OFF ROAD

O que se deve objetivar com relação a pneus? Os mais largos e maiores são mais adequados a terrenos com solo desagregado, os mais estreitos a solos mais agregados.

Quanto ao traçado, um pneu do tipo “MUD” irá se “dissolver” no asfalto em altas velocidades, também não sendo adequado para pedriscos (as pedras aderem aos espaços vazios dos pneus, sendo arremessadas longe, gerando perigo para o seu e para os outros veículos da rodovia).

Talvez o traçado ideal seja, em um primeiro momento, o famoso pneu AT (do inglês All Terrain) ou todo terreno, que é um pneu que não tem um desempenho excelente em nenhum terreno, é o famoso “genérico” que funciona razoavelmente bem em todos os terrenos.

Muito cuidado ao trocar as medidas dos pneus que originalmente equipam o seu 4×4, pneus maiores nem sempre garantirão “direito de passagem” em qualquer obstáculo, eles podem forçar a suspensão, o conjunto da direção e a transmissão, deixando o carro mais lento.

Cuidado também com a troca das medidas dos pneus em carros com tração integral, medidas diferentes na frente e atrás certamente causarão prejuízos ao sistema de tração, às vezes com consequências sérias e caras!

 

Leia também: Qual a melhor calibragem de pneus no off road?

 

UM PONTO DE ANCORAGEM É BÁSICO

Antes de ir para a primeira trilha é muito importante se certificar que seu 4×4 possua um ponto de ancoragem.

É um equipamento off road essencial, pois nenhum veículo poderá ser resgatado com segurança se um bom ponto de ancoragem não estiver presente, aliás, é importante ter dois pontos, um na frente e outro atrás, aumentando assim as possibilidades de resgate.

equipamentos off road resgate

UMA BOA CINTA E DUAS ANILHAS PARA RESGATE

De nada adiantam os pontos de ancoragem e seus companheiros com possibilidades de resgatar o seu veículo, sem estes equipamentos off road.

Procure cintas de boa procedência (existem muitas opções no mercado), cintas e anilhas que resistam a 10 toneladas de tração durarão muito tempo, desde que bem conservadas.

Vale a pena investir em um equipamento off road melhor, pois este equipamento pode ser seu companheiro em muitas trilhas.

equipamentos off road protetores

PROTETORES EVITAM DANOS MECÂNICOS NO SEU 4X4

Depois dos pneus, dos pontos de ancoragem e dos equipamentos off road de resgate, o novo off roader pode ir para o aspecto da proteção do seu 4×4.

Uma “armadura” na parte inferior certamente irá custar caro, mas o prejuízo de se encontrar uma pedra escondida no meio da lama ou da água que possa danificar a carcaça do diferencial, por exemplo, pode ser muito mais cara do que o protetor que evitaria este acidente.

Os protetores de carroceria devem ficar para outra fase, normalmente eles custam mais caro do que o estrago causado por árvores, galhos ou até mesmo barrancos.

equipamentos off road guincho

GUINCHO: GARANTIA DE NÃO FICAR PELO CAMINHO

Normalmente os iniciantes não equipam seus 4×4 com guinchos, um carro equipado com um guincho é muito mais preparado para as trilhas do que um sem, acontece que, nas primeiras trilhas, o iniciante sempre estará (ou deveria estar) acompanhado de pelo menos outro carro e assim, se os companheiros forem de confiança, certamente estarão disponíveis para executar o resgate.

INFORMAÇÃO É O SEGREDO NA ESCOLHA DE EQUIPAMENTOS OFF ROAD

Isso é o máximo! Atualmente, com as informações na internet, os principiantes podem até mesmo baixar manuais de utilização originais (ou copiados dos originais) obtendo assim todas as informações necessárias para a correta condução de seu 4×4.

Se esta pesquisa for feita anteriormente à aquisição, melhor ainda, assim o principiante poderá optar pelo melhor equipamento que o seu dinheiro poderá comprar, fazendo um investimento consciente e evitando dissabores futuros.

Faça a lição de casa, pesquise, estude, avalie e depois, com a cabeça fria, distante de emoções, faça o negócio.

Uma coisa é certa, quem adquire um 4×4 irá, um dia ou outro, ter a necessidade de fazer uma trilha, pegar um “barro” ou mesmo viajar por muitos quilômetros, é para isso que estes carros foram projetados.

E se depois, com o 4×4 preparado, com os equipamentos off road a bordo e o destino definido, você superar um ou dois obstáculos mais difíceis (sorte de principiante), e, de repente ficar “preso” em um lugar que ninguém ficou, não desanime, não existe off roader que nunca atolou e, lembre-se: atolar faz parte da brincadeira.

 

Faça o upgrade da suspensão do seu 4×4 com amortecedores e kits lift OffShox.

Compartilhe esta publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VOCÊ ENCONTROU O AMORTECEDOR PARA SEU CARRO?