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COMO PREPARAR UM CARRO PARA RALLY: VEJA DICAS

A melhor forma de começar falar de um assunto é lançando mão de uma frase que resume a essência do tema:

Potência não é nada sem controle.

Com este famoso slogan da Pirelli, Demetrius Tomasi, consultor técnico da OffShox, fecha o áudio abaixo, onde ele resume em seis dicas como preparar um carro para rally.

Ou seja, independentemente da modalidade de competição, prepare o veículo para performance, nunca esquecendo, porém, da necessidade de garantir a segurança, minimizar riscos de pane ou acidentes no percurso.

Vamos compartilhar com você, as adaptações básicas necessárias para preparar um carro de rally, um lado do universo off road que apaixona tanto pilotos profissionais quanto amadores.

 

No vídeo, Demétrius Tomasi, consultor técnico da OffShox resume, em seis dicas, como preparar um carro para rally.

 

DICAS DE COMO PREPARAR UM CARRO PARA RALLY

Apesar de existirem várias modalidades de rally, os principais requisitos da preparação dos carros são os mesmos, variando o nível das adaptações, conforme as regras e da exigência de desempenho da máquina e do piloto.

Em um rally de velocidade, a rapidez do carro e a retomada de potência são fundamentais, já na modalidade cross country, torque e tração fazem a grande diferença.

Estas duas modalidades requerem ajustes diferentes, no entanto, a preparação do carro com máxima segurança para o piloto, de acordo com normas da FIA, é essencial para competir.

CARROCERIA DOS CARROS DE RALLY

Como em qualquer carro de corrida, a preparação de um para rally, também visa a redução de peso, logo, são excluídos todos os itens de conforto normalmente encontrados num veículo convencional.

Isto, porque ele recebe o peso adicional da célula de segurança, uma verdadeira gaiola de proteção, obrigatória para proteção do piloto e do navegador, além de reforços na estrutura do chassi para aguentar impactos dos obstáculos do trajeto.

O carro de rally é muito mais leve do que os carros de estrada, o que permite que ele corra mais rápido.

Os bancos do carro de rally são equipados com assentos do tipo concha aprovados pela FIA, com as laterais abraçando o piloto para ele não escorregar.

Os cintos de segurança com fixação de cinco pontos são usados para manter o corpo do piloto e do navegador, perfeitamente parados, balançando o mínimo possível em curvas e quando o carro salta.

SUSPENSÃO PREPARADA PARA RALLY

Ao contrário dos carros convencionais, em que a suspensão também objetiva o conforto dos passageiros, no carro de rally ela está integralmente voltada para a performance —  objetivo é auxiliar o piloto a fazer curvas, transpor lombadas e buracos em altas velocidades.

Por isso, além de robusta, pode ser ajustada para a condição do terreno de cada trecho da competição, permitindo o ajuste de altura do vão livre e rigidez.

Amortecedores especiais com calibragens específicas de compressão e retorno, equipam a suspensão para rally e devem funcionar em sintonia perfeita com a carga das molas, garantindo assim, o máximo de estabilidade.

Eles são construídos para resistirem às altas temperaturas e manterem a performance do conjunto de suspensão durante toda a prova.

PNEUS ESPECIAIS PARA RALLY

Boa parte dos carros preparados para rally de alta performance usam pneus específicos para a competição, cujo uso não se adapta a estradas normais.

A parede lateral destes pneus é extremamente forte e absorve mais o impacto em condições off road com altas velocidades.

Os pneus para rally podem ser duros, médios ou macios e as equipes escolhem o tipo, conforme o terreno das etapas ou estratégia na competição.

MOTOR E UNIDADE DE CONTROLE

A alteração de potência do motor, está condicionada ao regulamento da competição que, mesmo que permita algumas adaptações, em geral, pode limitar ou unificar o ganho de potência dos carros competidores.

A transformação de motores aspirados para turbo, por exemplo, pode não ser permitida, estimulando uma disputa mais igualitária.

O “remap”, ajuste na unidade de controle do motor que gerencia a alimentação de combustível e a pressão de ar do motor, pode aumentar muito o desempenho do carro de rally.

PLACA DE PROTEÇÃO DO ASSOALHO

Instalada embaixo do carro de rally, na parte dianteira, a placa de proteção evita impactos diretos de pedras e outros obstáculos contra o motor e caixa de velocidades.

A placa geralmente é de metal reforçado com 5 mm ou mais.

Carros de rally, em competições internacionais de alta performance, usam placas de proteção de fibra de carbono para reduzir o peso.

ENTRADAS DE AR NO CARRO DE RALLY

Evitar o superaquecimento é fundamental para o bom desempenho numa prova de rally, por isso, concavidades são adaptadas no capô do carro para o ar quente escapar do motor.

O ar frio entra pela grade do frontal, empurrando o ar quente para fora pela concha do capô, mantendo o frio circulando ao redor do motor.

Como os carros preparados para rally não tem ar condicionado, pois o ideal é que carreguem o menor peso possível, coletores de ar com filtros que impedem a entrada de poeira são instalados no teto para garantir que o ar fresco entre e circule pela cabine.

GRAMPOS DO CAPÔ E PÁRA-CHOQUES

No carro preparado para rally, clipes de travamento são instalados externamente no capô, substituindo as travas convencionais que podem se soltar com impactos.

Com isso, os pilotos e mecânicos de apoio têm acesso rápido e fácil ao compartimento do motor em caso de emergência.

Os clipes externos prendem o capô nas laterais do carro e não soltam, mesmo em acidentes.

Já nos pára-choques, são aparafusadas placas de aço e defensas de metal, também evitando que caiam facilmente em um acidente.

EXTINTORES DE INCÊNDIO E REDE DE CAPACETE

Carros preparados para rally, obrigatoriamente, carregam mais de um extintor de incêndio, estrategicamente posicionados em locais de fácil acesso, atrás do assento do piloto e sob as pernas do navegador.

Como não possuem bancos traseiros para passageiros, nos carros de rally, o espaço é aproveitado para instalação de uma rede onde os corredores podem colocar seus capacetes.

como preparar um carro para rally
Celta da equipe Chevrolet com amortecedores OffShox na suspensão – Rally Brasileiro de Velocidade

CONCLUSÃO: O SUCESSO EM UMA PROVA PODE ESTAR NOS DETALHES DA PREPARAÇÃO DO CARRO PARA  RALLY

Como é possível perceber, a preparação ideal de carros para rally deve ser focada no ganho exponencial de desempenho do veículo e também, na segurança do piloto para completar a prova.

Homem e máquina devem estar em sincronia absoluta, funcionando em conjunto para obter o máximo de precisão e performance, garantir o menor tempo no caso do rally de velocidade, ou a menor perda de pontos em cada trecho, num rally de regularidade.

Para cada modalidade existe uma exigência no preparo, mas paras as duas, o conjunto de suspensão tem grande importância, começando pelos pneus até o ajuste fino do setup dos amortecedores.

Ganho de potência em retomadas, precisão na passagem de marchas, entrar e sair firme de uma curva, com o carro na mão e sem a perda de segundos preciosos, enfim, tudo faz a diferença.

 

Sabia que a OffShox já emplacou 3 campeões em 4 categorias do Mitsubishi Motorsports num mesmo ano? Leia aqui no blog!

Conheça os amortecedores OffShox para competições.

E aí, gostou deste artigo? Que tal conferir outros conteúdos sobre o assunto no blog da OffLimits?

 

 

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