Por que devemos baixar a pressão dos pneus?
Reduzir a pressão dos pneus faz com que eles toquem mais o chão, o que melhora a tração e a aderência em terrenos soltos como areia ou lama. Isso evita que o veículo afunde e ajuda a manter o controle. Porém, pneus muito murchos podem danificar a roda e reduzir a estabilidade, então é importante ajustar a pressão de acordo com o tipo de terreno.
Calibragem pneu off road: perguntas frequentes
Cada tipo de superfície exige uma calibragem específica para maximizar a tração e evitar danos aos pneus e ao veículo. Em seguida, falaremos sobre as principais questões relacionadas à calibragem de pneus para diferentes condições off-road.
Quantas libras no pneu de moto de trilha?
Para motos de trilha, a pressão dos pneus deve estar entre 12 e 15 PSI (libras por polegada quadrada). Essa calibragem aumenta a tração em terrenos acidentados, mas é importante verificar a pressão regularmente para garantir desempenho e segurança.
Qual a calibragem do pneu para estrada de terra?
Em estradas de terra, a pressão dos pneus deve ser ajustada entre 20 e 25 PSI. Essa calibragem oferece uma melhor tração e conforto em terrenos irregulares, sem comprometer a durabilidade do pneu.
Qual a calibragem ideal para andar na areia?
Na areia, é recomendado diminuir a pressão dos pneus para entre 10 e 15 PSI. Com isso, a área de contato aumenta, evitando que a moto afunde e melhorando a tração.
Qual a calibragem correta dos pneus do quadriciclo?
Para quadriciclos, a pressão dos pneus deve ser ajustada entre 4 e 7 PSI. Pressões mais baixas são melhores para terrenos macios, enquanto pressões mais altas são adequadas para superfícies duras, seguindo as recomendações do fabricante.
Dicas para subir ladeiras e terrenos abruptos
Ao se aproximar de uma ladeira, posicione o veículo de forma que o peso seja igualmente distribuído entre todos os pneus, garantindo uma tração uniforme.
Escolha a marcha mais alta que o veículo consiga sustentar durante a subida, pois uma marcha muito baixa pode fazer os pneus deslizar, enquanto uma muito alta pode não oferecer a potência necessária. Além disso, sempre tenha um plano de contingência caso não consiga concluir a subida.
E se não conseguir?
Se a subida não for bem-sucedida na primeira tentativa, não entre em pânico. Isso é algo que pode acontecer tanto com motoristas iniciantes quanto experientes. Saber como descer com segurança é essencial caso a subida falhe. A descida pode parecer simples, mas é uma manobra cheia de riscos que requer atenção e cuidado redobrados.