Regulagem especial do amortecedor para Jimny OffShox, corrige deficiências da suspensão do modelo Desert e turbina a performance para o off-road.
Luciano Vieira Koenigkan, cliente OffShox de São Paulo, até pouco tempo era um dos muitos proprietários de Jimny que sofrem com o desconforto do incômodo balanço lateral da carroceria do jipe, rodando em velocidades acima dos 90 km/h. Ele já estava pensando em se trocar de carro, quando decidiu fazer uma última tentativa de solucionar o problema. Então, trouxe a questão para a OffShox resolver e aceitou ser o piloto de teste para comprovar a melhoria.
SUZUKI COM DNA OFF-ROAD
O Jimny já é um clássico, sua primeira versão foi lançada em 1970 no Japão, e há 20 anos, é comercializado no Brasil. Com certeza, é uma das opções mais atrativas para quem cultiva o estilo de vida off-road. A configuração de fábrica do Jimny permite, com poucos opcionais específicos para rodar em trilhas, deixar o carro apto para a prática off-road leve. Levantando um pouco mais a suspensão, instalando um snorkel, pneus mud e um guincho, o jipe já pode proporcionar uma boa aventura fora de estrada.
SÉRIE DESERT REFORÇA CONCEITO FORA DE ESTRADA
Sabendo desse potencial, a Suzuki vem ao longo dos tempos, se esforçando para manter o Jimny atualizado com as tendências do segmento. Como é o caso da série Desert, uma versão especial com características marcantes de um 4X4 raíz. Começando pelos pneus feitos para rodar 80% fora do asfalto, passando pela elevação da altura da suspensão, que ganhou 6,8 cm a mais de distância livre do solo, até a inclusão do snorkel e de um bagageiro na capota, que apesar de bem espaçoso, aumentou ainda mais a altura da viatura. Por tudo isso, o carro é mesmo para quem curte um 4X4 à moda antiga e foge do asfalto.
PROBLEMA NA SUSPENSÃO DO JIMMY DESERT
Se o Jimny sempre exigiu cautela ao rodar no asfalto, com a versão Desert, essa cautela precisa ser redobrada. A suspensão com eixo rígido resiste bem aos buracos, mas faz o carro “passarinhar” em vias urbanas e rodoviárias. A elevação da altura salientou a deficiência de equilíbrio do carro, prejudicando a dirigibilidade e criando um desconforto para o motorista e aos passageiros. E isso, tem frustrado muito os adeptos do jipinho, como o nosso cliente Luciano.
Explicando melhor, a Suzuki modificou o ponto de fixação das molas helicoidais tanto na dianteira, quanto na traseira, e também, o ponto de fixação dos amortecedores. Com isso, elevou o centro de gravidade do carro. Porém, manteve a mesma carga de mola e o setup dos amortecedores. Essa elevação do centro de gravidade, num carro já com alguma deficiência de estabilidade, como o Jimny, agravou o problema no Desert, e a carroceria passou a rolar muito, lateralmente.
SOLUÇÃO OFFSHOX PARA O PROBLEMA NA SUSPENSÃO DO JIMNY DESERT
4 respostas
Olá, estou interessado no sistema, gostaria de saber se há alguma oficina autorizada na cidade do Rio de Janeiro para instalar este produto ?
Bom dia, Arthur, obrigado pelo seu contato. Aqui na página de revendas do site, https://offlimits.com.br/revenda-offshox/, você encontra o representante mais próximo no Rio de Janeiro.
Mas, se preferir pode entrar em contato pelo WhatsApp, botão verde no canto esquerdo inferior, que um atendente vai lhe passar todas as informações.
Grande abraço!
boa tarde!
tenho um Jimny Desert 4Sport e por um bom tempo sofri com o balanço lateral, até que conheci os amortecedores da offShox. Instalei-os e meus problemas de balanço acabaram e agora sou um proprietario do Jimny Desert feliz.
Olá Gabriel!
Ficamos motivados com o seu retorno. Admiramos muito o Jimny, um verdadeiro clássico do off-road, e é ótimo saber que conseguimos melhorá-lo com nossos amortecedores. Sucesso!