BUSCA RÁPIDA!
Apoie a indústria nacional. Prestigie a qualidade do produto brasileiro.

Prestigie a qualidade do produto brasileiro.

FIM DO BALANÇO LATERAL DO DESERT. AMORTECEDOR PARA JIMNY OFFSHOX TEM EFICIÊNCIA COMPROVADA.

Regulagem especial do amortecedor para Jimny OffShox, corrige deficiências da suspensão do modelo Desert e turbina a performance para o off-road.

 

Luciano Vieira Koenigkan, cliente OffShox de São Paulo, até pouco tempo era um dos muitos proprietários de Jimny que sofrem com o desconforto do incômodo balanço lateral da carroceria do jipe, rodando em velocidades acima dos 90 km/h. Ele já estava pensando em se trocar de carro, quando decidiu fazer uma última tentativa de solucionar o problema. Então, trouxe a questão para a OffShox resolver e aceitou ser o piloto de teste para comprovar a melhoria.

SUZUKI COM DNA OFF-ROAD

O Jimny já é um clássico, sua primeira versão foi lançada em 1970 no Japão, e há 20 anos, é comercializado no Brasil. Com certeza, é uma das opções mais atrativas para quem cultiva o estilo de vida off-road. A configuração de fábrica do Jimny permite, com poucos opcionais específicos para rodar em trilhas, deixar o carro apto para a prática off-road leve. Levantando um pouco mais a suspensão, instalando um snorkel, pneus mud e um guincho, o jipe já pode proporcionar uma boa aventura fora de estrada.

SÉRIE DESERT REFORÇA CONCEITO FORA DE ESTRADA

Sabendo desse potencial, a Suzuki vem ao longo dos tempos, se esforçando para manter o Jimny atualizado com as tendências do segmento. Como é o caso da série Desert, uma versão especial com características marcantes de um 4X4 raíz. Começando pelos pneus feitos para rodar 80% fora do asfalto, passando pela elevação da altura da suspensão, que ganhou 6,8 cm a mais de distância livre do solo, até a inclusão do snorkel e de um bagageiro na capota, que apesar de bem espaçoso, aumentou ainda mais a altura da viatura. Por tudo isso, o carro é mesmo para quem curte um 4X4 à moda antiga e foge do asfalto.

 

PROBLEMA NA SUSPENSÃO DO JIMMY DESERT

Se o Jimny sempre exigiu cautela ao rodar no asfalto, com a versão Desert, essa cautela precisa ser redobrada. A suspensão com eixo rígido resiste bem aos buracos, mas faz o carro “passarinhar” em vias urbanas e rodoviárias. A elevação da altura salientou a deficiência de equilíbrio do carro, prejudicando a dirigibilidade e criando um desconforto para o motorista e aos passageiros. E isso, tem frustrado muito os adeptos do jipinho, como o nosso cliente Luciano.

Explicando melhor, a Suzuki modificou o ponto de fixação das molas helicoidais tanto na dianteira, quanto na traseira, e também, o ponto de fixação dos amortecedores. Com isso, elevou o centro de gravidade do carro. Porém, manteve a mesma carga de mola e o setup dos amortecedores. Essa elevação do centro de gravidade, num carro já com alguma deficiência de estabilidade, como o Jimny, agravou o problema no Desert, e a carroceria passou a rolar muito, lateralmente.

Como os proprietários reclamam, a partir dos 90 km/h, o balanço da carroceria entra em ressonância, num movimento contínuo, de um lado para o outro. A razão é o peso do carro estar muito elevado, e a especificação da carga da mola não sustentar o vai e vem da massa suspensa do veículo. Por outro lado, os amortecedores de fábrica são ineficientes, e acompanham esse movimento contínuo, comprimindo de um lado e estendendo do outro, sem a capacidade de desacelerar o balanço. Esse desequilíbrio vai se agravando, obrigando o motorista a reduzir a velocidade, pois corre o risco de capotar o carro.

 

Ouça o Demetrius, consultor técnico da OffShox, explicando como a equipe chegou na solução para a instabilidade da suspensão do Jimny Desert.

 

SOLUÇÃO OFFSHOX PARA O PROBLEMA NA SUSPENSÃO DO JIMNY DESERT

O problema de desequilíbrio da suspensão de todo o Jimny, já era conhecido da OffShox. E ao longo do tempo, o retorno positivo de clientes, relatando melhoria com a instalação dos amortecedores tem sido frequente.

 

No caso do Jimny Desert, em que a deficiência se tornou crítica, comprometendo a própria segurança do veículo, após analisar a questão, a equipe OffShox concluiu que poderia solucionar o problema explorando os recursos de calibragem, que a tecnologia monotubo dos amortecedores OffShox oferece.

 

Com o sistema de válvulas progressivas, foi possível configurar uma calibragem mais firme para o movimento de extensão do amortecedor. Assim, ele consegue segurar com eficiência a mola se estendendo com muita força, impulsionada pelo deslocamento do peso da carroceria no lado que está levantando. Enquanto isso, no lado oposto, o outro amortecedor sustenta, adequadamente, o esforço de compressão da mola, evitando a ressonância. Em outras palavras, a solução foi estabilizar a velocidade do retorno da mola à posição normal, depois de se estender.

 

A OffShox tem que agradecer ao Luciano Vieira, não apenas por acreditar no amortecedor, mas também em uma fábrica nacional, com a missão de oferecer melhor experiência de dirigir em todos os terrenos com amortecedores de alta performance.
Se você ficou interessado, clique no botão abaixo, e faça um orçamento dos amortecedores OffShox para o seu Jimny.

 

 

 

Compartilhe esta publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

2 respostas

  1. Olá, estou interessado no sistema, gostaria de saber se há alguma oficina autorizada na cidade do Rio de Janeiro para instalar este produto ?

    1. Bom dia, Arthur, obrigado pelo seu contato. Aqui na página de revendas do site, https://offlimits.com.br/revenda-offshox/, você encontra o representante mais próximo no Rio de Janeiro.
      Mas, se preferir pode entrar em contato pelo WhatsApp, botão verde no canto esquerdo inferior, que um atendente vai lhe passar todas as informações.
      Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *