A SUSPENSÃO OFF-ROAD PODE MELHORAR O 4X4 QUE RODA NA CIDADE E NAS TRILHAS TAMBÉM.

suspensao-off-road-jimny
Fábio Francisco Dalpaz, 39 anos, empresário e cliente OffShox, tem uma boa razão para ser um feliz proprietário de Jimny. O carro não desaponta. Para quem não sabe, o Suzuki Jimny é um jipe com quase 50 anos de estrada que se mantém atualizado sem abandonar o lado off-road. E este perfil off-road é justamente o que o Fábio mais curte nele. Aliás, já é o segundo Jimny, desde que há 3 anos, ele se tornou um off-roader aficionado.
Isto é fácil de acontecer, as aventuras fora de estradas convencionais tem cada vez tem mais adeptos. O Fábio comenta o que ele acha mais positivo nessa atividade:
“Sabe o que é bacana neste estilo de vida off-road? Uma das melhores coisas, os novos amigos, em cada prova ou passeio sempre ganhamos mais alguns.”
Assim como outros off-roaders, o Fábio utiliza o mesmo carro diariamente na cidade, nas trilhas e competições. Claro, para aproveitar o máximo do off-road, é preciso ter um preparo básico do carro, melhorando a suspensão original para enfrentar diferentes condições de terreno. Normalmente, o carro vem de fábrica com uma configuração convencional que oferece um pouco de conforto e um pouco de controle.
Mas, deixar o carro melhor preparado para as trilhas não é tão complicado, como o Fábio comenta:
 “Para mim, usar o mesmo carro no dia a dia na cidade, e nas trilhas, é bem tranquilo. Sempre que posso, faço caminhos alternativos como estradas de terras ou passagens de rios. Aqui em Rio do Sul, Santa Catarina, é uma região linda, perfeita para isso, e meu trabalho exige que eu visite cidades vizinhas, então rodo bastante.
É legal se envolver com a preparação do carro antes de competições. Você acaba conferindo vários detalhes e com isso conhece melhor o estado do carro. No meu caso, o Jimny já está preparado com os equipamentos de navegação que uso nas provas. É só retirar dos suportes para rodar no dia a dia. Na suspensão original, fiz um lift de 1,5 pol e instalei os amortecedores para off-road OffShox FX5 para ter um curso maior.
Então hoje, a preparação está bem simples. Por exemplo, no final de semana vou participar do Transcatarina, e tenho que fazer somente a troca das rodas e pneus. E pra isso, sempre tenho o apoio da Bento Acessórios aqui da cidade. Mas, estou sempre fazendo melhorias nos suporte para os equipamentos de navegação.”
suspensao-off-road-jimny-2
Há 6 meses, o Fábio instalou os amortecedores com a tecnologia monotubo OffShox, para equipar o seu Jimny com uma suspensão para off-road com melhor performance, e se tornar mais competitivo nas provas. E como os amortecedores OffShox são calibráveis, ele ainda pode ajustar mais ao seu estilo de pilotagem. O benefício foi logo percebido:
“O carro ficou mais estável e seguro, melhorou muito a resposta em curvas e lombadas. Você não fica com receio de acelerar mais e arriscar nas manobras.”
No momento, o Fábio está participando por conta própria, sem equipe, de várias competições e os resultados estão acima do esperado. Veja só:
Campeonato Gaucho de Rally de Regularidade 4×4, correu 2 provas e está em 1º lugar na categoria, Copa Scherer Carbon Free, 2 provas, e está em 6º lugar, Copa Trancos e Barrancos, 1 prova, 3º lugar, e Copa SC Racing, 1 prova e está em 11º lugar.
E como no off-road, convivência é a parte mais importante, o Fábio faz questão salientar que sempre que possível participa de mais eventos como o Rally do Fofo Solidário em Itú-SP.
suspensao-off-road-jimny-3
Para a OffShox, proporcionar uma melhor experiência de dirigir ou pilotar para nossos clientes, é o incentivo para fazer amortecedores cada vez melhores.
E já que você leu o nosso post até o final, vai aqui um link para conhecer toda a história do Jimny: Suzuki Jimny. A história do mini jipe mais popular do planeta. 

Imagens cedidas pelo cliente Fábio Francisco Dalpaz.

 

botao-encontrar-amortecedor

0 comentários

Deixe seu comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *